Onde utilizar o Piso Industrial de Concreto?
28/01/2021A melhor empresa para Piso Industrial
15/02/2021O Piso de Cimento Queimado deixou de ser “grosseiro” e de ser aplicado apenas em indústrias ou casas no campo. Devido sua versatilidade, resistência e facilidade na limpeza ele tem conquistado diferentes espaços.
Esse tipo de piso anda muito presente na arquitetura moderna e no design de interiores, dando um ar rústico aos ambientes residenciais, comerciais e industriais.
Contudo, lembre-se de buscar por profissionais experientes e confiáveis, proporcionando um piso impecável e com todos os benefícios que o Piso de Cimento Queimado oferece.
Confira mais informações em nosso texto de hoje!
Vantagens do Piso de Cimento Queimado
O Piso de Cimento Queimando é bastante utilizado em diferentes tipos de projetos, desde os mais simples até os mais sofisticados, oferecendo diversas vantagens como, por exemplo:
- Alta Resistência;
- Bom custo-benefício;
- Estética diferenciada;
- Fácil aplicação;
- Fácil limpeza e manutenção;
- Sem rejuntes;
- Versatilidade.
Esse tipo de piso é uma ótima opção para quem não quer ter muito trabalho trocando o piso atual, afinal ele pode ser instalado em cima de outros já existentes.
É fácil de ser aplicado, não sendo preciso fazer uso de outros materiais para revestir, como a cerâmica ou madeira, por exemplo.
Por ter uma superfície lisa e sem rejuntes não acumula sujeira, sendo fácil e rápida a sua limpeza. Este mesmo fator dá uma certa impressão de um ambiente maior.
É um piso muito versátil, podendo ser aplicado tanto em ambientes internos como externos, apresentando poucas mudanças quando exposto às variações do tempo.
No mercado encontramos uma variedade de cores para a aplicação do Piso de Cimento Queimado, se adequando a diferentes propostas de pisos e gostos.
Pode ser usado em diferentes tipos de ambientes, sendo um piso frio para quem gosta e resistente, difícil de quebrar ou arranhar.
Possui um custo reduzido devido sua composição levar apenas argamassa, areia, pó de cimento e água, por isso é econômico também. E apesar de toda essa facilidade e simplicidade, o Piso de Cimento Queimado é muito durável.
Principais características dos Pisos de Cimento Queimado
O Piso de Cimento Queimado possui este nome devido ao seu processo de fabricação, no qual o pó de cimento é jogado em cima do piso de argamassa de cimento e areia ainda mole e úmida.
É normal que este tipo de piso apresente certas trincas, algo natural do próprio material, que ocorre devido à dilatação e contração que acontece quando seca e depois com as mudanças climáticas, mas que não compromete a sua estética.
No geral, são as trincas que dão o charme ao Piso de Cimento Queimado, além da sua coloração com efeito manchado.
Só fique atento a rachaduras maiores e profundas, pois isso não é normal neste tipo de piso. Lembre-se de cuidar bem dele, realizando sua manutenção quando necessário. Para aumentar mais a sua durabilidade, tente seguir algumas orientações, como:
- Usar juntas de dilatação a cada dois metros;
- Acrescentar aditivos à argamassa para aumentar a resistência do material;
- Retardar a cura do cimento, ou seja, seu processo de secagem, usando umidificador doméstico no ambiente, resinas de base acrílica ou ainda uma manta geotêxtil.
Apesar da forma tradicional de preparar o Piso de Cimento Queimado, mencionado no tópico anterior, atualmente existem produtos que foram desenvolvidos exatamente para dar a aparência do piso e diminuir o trabalho na hora da aplicação.
Há no mercado um tipo de revestimento que é como uma tinta para piso efeito cimento queimado, que já vem com uma textura cremosa, pronto para ser aplicado, e também outros produtos que vêm em pó e devem ser misturado à água.
Esse último é parecido com a argamassa, item que também já pode ser encontrado em variações desenvolvidas para dar o efeito de cimento queimado. Mas você também pode fazer um porcelanato líquido de cimento queimado.
Caso você ache mais fácil, compre porcelanatos que tenham aparência de cimento queimado. E se a ideia for ter um ambiente bem aconchegante, opte pelos pisos vinílicos ou piso laminado.
E na hora de aplicar, siga algumas orientações para um melhor resultado como, por exemplo:
- O contrapiso deve estar curado há, pelo menos, 14 dias, conforme a NBR 13.754, sem fissuras ou buracos que possam prejudicar a aderência e o acabamento do produto;
- Revestimentos existentes (cerâmica, porcelanato, pedras, etc…) devem estar devidamente limpos e sem resíduos que impeçam a aderência do produto;
- Não o utilize em temperaturas inferiores a 10ºC e superiores a 30ºC;
- Utilize detergente neutro para a limpeza;
- Após a última demão do produto, aguarde 3h e aplique verniz protetor para pisos quartzolit. Esse produto garante um ótimo acabamento e previne manchas. Aplique-o, pelo menos, em 3 demãos com intervalos de, no mínimo, 30 minutos ou até apresentar aspecto seco.
A variação da tonalidade do piso é normal, mas tome cuidado para as grandes variações de cor para não dar aspecto manchado ao piso. O profissional deve utilizar a mesma marca e lote de cimento dentro do mesmo ambiente para que não altere na tonalidade.
Entenda também a diferença entre Piso de Cimento Queimado e o Piso de Concreto Polido, clicando aqui.
Para que o resultado seja como desejado, é preciso buscar bons profissionais, que sejam experientes e responsáveis.
Uso para arquitetura e design de interiores
Como falamos, o Piso de Cimento Queimado está muito presente na arquitetura e no design de interiores, principalmente por sua versatilidade e opções de cores. Veja abaixo alguns lugares onde esse tipo de piso vem sendo bastante aplicado:
Salas de estar
Um piso de cimento queimado pode trazer mais personalidade à sala de estar, mas esse ambiente também pede conforto.
Combine com outros ambientes de cores neutras, como branco e preto, trazendo cores apenas em pequenos objetos e evitando o acúmulo visual.
Prateleiras metálicas estruturadas são uma boa pedida para reforçar o estilo industrial do ambiente.
Cozinhas
Já na cozinha – ambiente que pede por criatividade – trazer um toque de cor pode ser interessante, seja em quadros, utensílios ou mesmo na mobília.
Ilhas e longos armários ajudam a dar mais amplitude, o que é uma das características do estilo industrial. Experimente também deixar as tubulações da cozinha aparentes.
Quartos
Como na sala, o quarto também pede por conforto visual, e isso pode ser obtido não só com o uso de cores neutras, mas também trabalhando a iluminação do ambiente.
Luminárias com lâmpadas amareladas dão uma sensação mais confortável. Para manter o estilo industrial, opte por modelos com articulações e mais “esqueléticos”, com linhas bem definidas.
Essa característica pode também aparecer em outros itens do ambiente, como armários, mesas de cabeceira, etc.
Banheiros
No banheiro, o cimento queimado pode ser aplicado no piso e combinar com infinitos elementos.
Azulejos em cores neutras podem produzir um efeito minimalista, principalmente se combinados com outros objetos de estruturas metálicas e pretas, como espelho e o próprio box.
Já para quem prefere uma pegada mais rústica, vale investir numa mobília com um ar mais antigo.
Piso de Cimento Queimado da melhor qualidade é na Engenharia de Superfície
A Engenharia de Superfície atua no mercado desde 2007, com soluções para pisos comerciais e industriais.
Já realizamos diversos projetos de Piso de Cimento Queimado e tantos outros por todo o centro-oeste do Brasil. Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO), e fábrica de material no interior de São Paulo.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.