Como Especificar o Revestimento Terrazzo
30/12/2019Quais são os tipos de pisos aprovados pela ANVISA
13/02/2020O piso de cimento queimado está em alta no mercado, por ser muito resistente, com aparência neutra e fácil de limpar. É uma ótima opção para ambientes como casa e espaços comerciais.
Esse piso é simples de ser feito, precisando apenas de uma base de cimento, areia e água. Contudo, atualmente existem produtos desenvolvidos para dar a aparência do piso de cimento queimado e diminuírem, assim, o trabalho na hora de fazê-lo.
Antigamente, esse piso essa comum em casas mais humildes e nos campos, mas com o tempo o piso de cimento queimado foi sendo usado também em obras de casas luxuosas.
O efeito desse piso, aparência de inacabado, é ótimo para pessoas que gostam de estilos mais contemporâneos e industriais de decoração, apesar de combinar também com o estilo rústico.
No mercado podemos encontrar um tipo de revestimento que é como uma tinta efeito cimento queimado, já vem com uma textura cremosa, pronto para ser aplicado, e também outros produtos que vêm em pó e devem ser misturados a água.
Os produtos em pó que devem ser misturados com água são parecidos com a argamassa, item que também já pode ser encontrado em variações desenvolvidas para dar o efeito de cimento queimado.
Vantagens do Piso de Cimento Queimado
- Aparência rústica e diferenciada;
- Ausência de rejuntes;
- Baixo custo;
- Aplicação simples, podendo ser usado inclusive sobre pisos já instalados.
- Não é necessário usar outros materiais para revestir, como cerâmica ou madeira;
- Não acumula sujeira, tornando a limpeza muito mais fácil e rápida;
- O cimento queimado pode ser aplicado em áreas internas e externas da casa;
- Pode ser encontrado em diferentes cores e servir para diversos tipos de decoração, seja rústica, industrial, moderna ou contemporânea;
- É resistente e apresenta poucas variações quando exposto às variações do tempo.
O cimento queimado é fácil de aplicar, sendo a alternativa ideal para quem deseja realizar uma reforma rápida e de baixo custo. Esse tipo de revestimento é considerado econômico por ser composto por poucos itens como:
- Argamassa;
- Areia;
- Pó de cimento, para mistura própria ou massa pronta;
- Água.
Esse revestimento vem ganhando cada vez mais espaço por ser uma opção barata de acabamento, fácil de aplicar, se comparado a outros tipos de revestimento, e por se encaixar em diversos tipos de decoração.
Desvantagens do Piso de Cimento Queimado
- Quando não é bem aplicado, fica vulnerável a fissuras no revestimento, o que pode comprometer a durabilidade e estética do piso/parede;
- O cimento queimado não é indicado para ambientes úmidos, como o banheiro. A umidade faz com que o revestimento fique escorregadio;
- Também não é indicado para uso no quarto, pois diminui a sensação de aconchego e pode deixar o ambiente mais frio em dias com temperatura baixa;
- O cimento queimado pode adquirir algumas manchas com o passar do tempo;
- Para se evitar trincas, fissuras e garantir a durabilidade do revestimento, é necessário aplicar uma demão de resina por cima da massa ainda úmida. Uma boa resina a base de solvente é indicada para aplicação após o cimento curado. Isso vai prolongar a vida útil do revestimento.
- Escolhendo o local correto e mão de obra qualificada, é possível evitar muitas das desvantagens apresentadas.
Dicas de como fazer o piso de cimento queimado
Mas, afinal, na hora de escolher, é melhor usar o cimento queimado pronto ou fazer a própria mistura? Hoje é possível encontrar o cimento queimado pronto, que nada mais é do que um tipo de argamassa com um acabamento muito semelhante ao cimento queimado convencional.
A expressão “cimento queimado” vem do ato de jogar pó de cimento sobre a argamassa ainda mole. Ao espalhar o pó de cimento pela superfície, você deixa o revestimento com efeito liso, caracterizando a “queima”.
O cimento queimado pronto, assim como o nome já diz, é vendido pronto para uso, bastando a adição de água e pode ser encontrado em diversas cores. Sua aplicação deve seguir as instruções do fabricante.
Já para fazer a própria mistura é necessário apenas cimento, areia, água e aditivos que podem ser utilizados para melhorar a aderência e evitar rachaduras. Pode receber diversos tipos de acabamento, como, por exemplo, uma superfície fosca ou brilhosa.
O custo referente aos dois é bem semelhante, variando apenas dos fabricantes e das matérias-primas escolhidas.
Para quem compra cimento queimado pronto ou para quem faz a própria mistura, o importante é contar com um profissional para que a obra saia de acordo com as expectativas.
A Engenharia de Superfície pode te ajudar
Atuamos no mercado desde 2007, com soluções para pisos comerciais, industriais e residenciais. Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO), e fábrica de material no interior de São Paulo.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto. Faça um orçamento agora!