O que é o Piso de Porcelanato Líquido e como aplicar?
06/07/2020Conheça os 3 tipos de pisos de alta resistência mais utilizados no mercado
20/07/2020Tanto o piso de concreto polido quanto o piso de cimento queimado têm ocupado um espaço significativo em residências e projetos de decoração.
Ambos são pisos muito resistentes e fáceis de serem limpos. Contudo, apesar de terem características parecidas, eles se diferenciam devido cada um possuir uma técnica específica para aplicação. Continue lendo para saber mais!
Qual a diferença do piso de concreto polido para o piso de cimento queimado?
Esses dois tipos de pisos sempre foram muito utilizados em indústrias, garagens de shoppings, aeroportos, prédios e demais espaços comerciais.
Com o tempo, o piso de concreto polido e o piso de cimento queimado veio conquistando espaço em residências, projetos de arquitetura e decoração.
Apesar de ambos apresentarem aspecto visual parecido, suas técnicas, equipamentos, materiais e mão de obra são diferentes. Entenda melhor abaixo:
Piso de Concreto Polido
Geralmente para a aplicação do concreto polido, tanto em indústrias como em residências, são utilizados equipamentos conhecidos como “helicópteros”, eles ajudam a dar o perfeito acabamento ao piso, de forma que chega a tonalidade desejada e proporciona mais resistência.
Após a aplicação dos produtos, o concreto precisa ser nivelado para que o resultado seja bom. Depois, o piso deve receber cortes para dilatação, para que seja protegido evitando fissuras e desplacamentos.
Quando o piso estiver seco, é o momento de realizar o polimento, para que o piso seja nivelado alcançando brilho e resistência a impactos. Com isso, a superfície ganha um aspecto liso e fácil de ser limpo.
O piso de cimento queimado têm o custo um pouco mais baixo para execução, em relação ao piso de concreto polido. Apesar da palavra “queimado” dar a ideia de um processo que envolve fogo, o piso não é queimado.
A técnica usada nesse tipo de piso consiste em polvilhar o cimento em pó sobre a argamassa de contrapiso recém-executada, fazendo o acabamento (chamado de queima) do piso com uma desempenadeira metálica lisa.
Essa técnica também pode ser feita em cima de contrapisos já existentes. Para isso, só é necessário que a base esteja limpa para receber uma mistura de cimento, adesivo PVA ou acrílico e água.
A mistura de materiais, citada acima, funciona como ponte de aderência entre o piso antigo e o acabamento, mas o contrapiso precisa ter porosidade e o acabamento precisa acontecer antes da secagem da mistura de cimento, adesivo e água.
Caso você queira tonalidades diferentes basta usar o pó de mármore ou pó de quartzo, junto ao pigmento colorido em pó, que deve ser adicionado até atingir o tom desejado.
Se o revestimento for produzido com cimento branco é recomendável usar o pó de mármore na argamassa de contrapiso para evitar manchas na superfície acabada.
O piso de cimento queimado é bastante durável, devido o processo de juntas de movimentação e cura que evitam fissuras e delaminação do piso.
No geral, tanto o processo de aplicação do piso de concreto polido quanto o piso de cimento queimado devem ser realizados por profissionais especializados e experientes, materiais de qualidade e equipamentos corretos, para que ambos cumpram com suas vantagens trazendo bons resultados ao ambiente.
Porque usar o concreto polido em meu projeto? Principais vantagens.
O piso de concreto polido é ideal para diversos tipos de projetos. Ele é extremamente durável e traz muito mais estilo e sofisticação para os ambientes. Veja abaixo suas principais vantagens:
- Baixo custo;
- Fácil limpeza e manutenção;
- Grande durabilidade;
- Versatilidade.
Seu custo é bem menor, quando comparamos com outros tipos de pisos, como por exemplo aqueles que recebem placas de mármore ou granito.
A superfície desse piso, por ser lisa, é fácil de ser limpa, não acumula sujeira e nem pó. Não é preciso ter cuidados especiais, inclusive não é recomendável o uso de abrasivos, pois podem manchar e danificar o piso.
Esse tipo de revestimento reduz, consideravelmente, a proliferação de mofos, ácaros e bactérias. Por isso, é ideal para pessoas que possuem alergias ou doenças respiratórias.
É muito durável, sua vida útil é mais longa se comparado à carpetes, pisos de madeira e cerâmicas. Oferece ainda eficiência energética, já que o brilho de sua superfície lisa reflete calor e luz.
O piso de concreto polido pode se adaptar a diversos tipos de decoração, seja ela rústica, industrial, moderna ou contemporânea. Ele pode ser usado em seu tom natural ou pigmentado com a cor de sua preferência.
Como é feito o piso de concreto polido?
Como já mencionamos, é muito importante buscar boas empresas e/ou profissionais para realizar a aplicação correta do piso de concreto polido.
Contudo, fique atento ao passo a passo do processo abaixo, para que você identifique algo que possa ser feito de forma incorreta.
- Primeiramente, é necessário começar a produção do piso durante as primeiras horas da manhã. Essa é uma das precauções que pode ajudar a evitar imperfeições na produção do piso;
- Ao começar a aplicação do concreto, a mesma deve ser feita de forma rápida, com a utilização do nível a laser para marcar os pontos nivelados no concreto. O laser deve estar em local firme, coberto e cobrindo toda a área a ser concretada;
- Após a aplicação do concreto, usa-se uma régua de alumínio para ligar os pontos de nível, formando as mestras. Em seguida, utilizando uma régua vibratória sobre as mestras, faz-se os planos de concreto nível zero;
- Finalizando essa etapa, deve-se esperar o concreto “dar a pega”, por um período de 4 a 5 horas;
- Após a pega, é realizado o acabamento com a acabadora até que a superfície fique lisa. Esse é o procedimento que irá garantir o efeito “polido” ao piso;
- Depois de 3 ou 4 dias após a concretagem, é necessário fazer os cortes de juntas de dilatação utilizando uma serra de carrinho ou serra clipper. As juntas geralmente são feitas em uma malha de 4 x 4 m. Essa medida é indicada pois ajuda a evitar trincas e fissuras;
- Antes de iniciar o corte, faça a marcação das juntas com uma régua ou linha demarcadora, de acordo com a paginação do projeto, caso haja um.
Existem ainda outros 2 tipos principais de acabamento que são: o vassourado e o camurçado. No acabamento vassourado é passada uma vassoura no piso após o início da pega, criando uma superfície rugosa.
Esse tipo de acabamento vassourado é bastante utilizado em ambientes de passeio ou pisos que irão receber outro tipo de tratamento final, como granitina.
Já o acabamento camurçado do piso de concreto polido consiste em utilizar a acabadora por cerca de 3 horas, após a pega. Essa ação resulta em uma superfície semelhante a uma parede rebocada.
Se todas essas etapas forem realizadas corretamente, você terá um piso de concreto polido bonito, de qualidade e durável, principalmente se você cuidar bem dele, evitando produtos ácidos, como por exemplo: lava-pedras. Lembre-se de fazer sua manutenção de forma seca ou, no máximo, úmida.
O que devo ficar atento ao contratar esse serviço?
O piso de concreto polido é um tipo de revestimento que tem seu polimento por meio de reagentes adicionados ao concreto. Entre esses reagentes estão: endurecedores de superfície com base de nanosílica, silicato de sódio, flúor de silicato ou impregnantes poliméricos com resina epoxy.
A realização da aplicação desse tipo de piso deve ser feita corretamente, obedecendo todas as etapas que citamos no tópico anterior e usando produtos de qualidade. Fique atento à essas questões e procure por profissionais capacitados e experientes.
Outro ponto importante na contratação do profissional, é informá-lo que o tipo de concreto que deverá ser aplicado é o com traço para piso acabado ou traço para piso polido. Essa informação é necessária pois esse tipo de concreto vem com menor ou nenhum retardador de pega.
No geral, se você procurar por bons profissionais da área, eles vão saber tirar suas dúvidas e como aplicar os materiais de forma correta. A Engenharia de Superfície, por exemplo, pode te ajudar nisso.
Atuamos no mercado desde 2007, com soluções para pisos comerciais, industriais e residenciais. Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO), e fábrica de material no interior de São Paulo.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis, especializados e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
2 Comments
[…] Piso de Concreto ou Cimento são praticamente idênticos, o que muda é o seu processo de aplicação e materiais. Ambos são […]
[…] Entenda também a diferença entre Piso de Cimento Queimado e o Piso de Concreto Polido, clicando aqui. […]