Conheça as principais normas da ANVISA para pisos industriais
27/06/2022Principais pisos hospitalares
08/07/2022O piso para cozinha industrial precisa ter uma atenção especial já que esse tipo de ambiente exige mais cuidados, principalmente por ter o manuseio de alimentos e muitas outras questões que abordaremos mais neste texto.
O principal ponto a ser levado em conta para instalar pisos em cozinhas industriais é em relação a fácil higienização, para que o ambiente esteja sempre limpo e livre de sujeiras, bactérias, fungos e mau odor.
No mercado encontramos uma diversidade de pisos, mas é importante buscar o mais apropriado para esse tipo de ambiente, uma boa indicação são os Pisos de Alta Resistência. Saiba mais lendo o restante do texto!
Principais pisos para cozinha industrial
Apesar de existir muitos tipos de pisos, é importante observar aqueles que obedecem às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) referentes aos pisos para cozinha industrial. Os mais indicados são:
- Piso Uretano Argamassado
Um dos pisos mais utilizados em indústrias de alimentos e bebidas, frigoríficos, laticínios, Indústrias químicas, entre outras. Esse revestimento pode ser usado em vários ambientes diferentes, dependendo da demanda de cada área, como por exemplo, área de produção, câmaras frias, lavagem, corte, entre outras.
Um piso que possui alta resistência física, química e térmica. A Engenharia de Superfície, por exemplo, já instalou esse tipo de piso em diversas empresas como: Ambev, Heineken, Petrópolis, Brasil Kirin, entre muitas outras espalhadas em território nacional e internacional.
- Piso Uretano Autonivelante
Um outro tipo de piso muito usado em indústrias de alimentos e bebidas em geral, porém instalado em áreas onde não é necessário um coeficiente de atrito alto, podendo ter um revestimento de aspecto liso (porém antiderrapante).
É bastante aplicado em cozinhas, moagem, estoque e expedição. A Engenharia de Superfície já aplicou esse tipo de piso em empresas como: Piracanjuba, Ambev e Heinz.
É um revestimento que oferece excelente assepsia nos ambientes, com alta resistência física, química e térmica, e ótimo apelo estético, indo de acordo com as normativas brasileiras.
- Piso Epóxi
Piso presente em diversos tipos de projetos, principalmente por ser muito versátil e eficiente. É indicado para concessionárias, oficinas de veículos, estacionamentos em geral, estabelecimentos comerciais, distribuidoras e muitos outros locais.
Oferece grande resistência física e química, fácil assepsia, ótimo apelo estético, pode ser executado em diferentes espessuras, de acordo com a necessidade de cada cliente.
A Engenharia de Superfície já aplicou o Piso Epóxi na Concessionária Honda, HP Transportes, Mercedes Benz, Tribunal de Justiça, entre muitas outras empresas, entregando os melhores resultados para a rotina desses locais.
O Piso Epóxi possui diversas vantagens em relação as características exigidas para os pisos para cozinha industrial, são elas:
- Pouca manutenção;
- Redução de custos com limpeza e iluminação;
- Excelente estética;
- Variedade cores e efeitos decorativos;
- Baixa espessura, sendo um piso ideal para reformas sem provocar desníveis;
- Fácil aplicação e rápido processo de cura, evitando paralizações das áreas de produção;
- Elevada resistência química, mecânica e abrasiva.
É um piso muito resistente, durável e versátil, podendo ser aplicado tanto em áreas internas como externas, oferecendo excelentes resultados, desde que instalado por profissionais experientes.
- Piso Epóxi Autonivelante
Um piso de material autonivelante que proporciona ótimo apelo estético, alta resistência mecânica e química. Ideal para clientes que buscam estética e alta resistência no mesmo ambiente.
É bastante usado em concessionárias, estabelecimentos comerciais, indústrias farmacêuticas, laboratórios, indústrias automobilísticas, entre outros.
- Piso Argamassado Cimentício (P500 e P600)
Um revestimento de alta resistência, podendo chegar a resistência de 80Mpa na compressão. É muito usado em obras do exército, para revestir hangares onde são depositados tanques de guerra, em deposito de mísseis.
Também é muito utilizando nas indústrias frigoríficas e em recuperações de pisos, seja eles de estacionamentos ou quaisquer outros locais.
Há um bom tempo vem sendo bastante utilizado em obras residenciais de alto padrão, principalmente pelos seus acabamentos sofisticados, proporcionando uma estética ainda mais bonita como o famoso Cimento Queimado.
Todos esses pisos mencionados anteriormente são monolíticos (sem juntas), altamente resistentes, duráveis, versáteis, impermeáveis, fáceis de limpar e muito higiênicos, não permitindo o acúmulo de água, evitando sujeiras e demais problemas com fungos e bactérias.
Quais são as características dos pisos para cozinha industrial?
Os pisos para cozinha industrial precisam ter algumas características básicas para que ofereçam o melhor para o ambiente, para os funcionários e suas atividades no local, como por exemplo:
- Um piso resistente e durável;
- Superfície antiderrapante;
- Fácil de lavar e desinfectar;
- Que possua cores claras;
- Em bom estado de conservação;
- Resistente ao ataque de substâncias corrosivas.
Esses pisos precisam ser fáceis de limpar, de preferência que não tenham rejuntes para acumular sujeiras e restos de comida. Na hora da instalação é muito importante também que tenham inclinação suficiente em direção aos ralos, para que a água não fique acumulada em alguma área do piso.
Os ralos devem ser sifonados, e as grelhas devem possuir dispositivos que permitam o fechamento, para escorrer líquidos e evitar a passagem de insetos e mau odor.
Pisos para cozinha industrial impermeáveis são excelentes escolhas, impedindo a umidade no piso e a proliferação de fungos, germes e bactérias.
Pelo fato desse tipo de ambiente ter o manuseio e o derramamento de líquidos/fluidos diversos é perigoso contar com uma superfície lisa, o mais indicado e seguro é uma superfície antiderrapante.
Alguns produtos no mercado também permitem transformar a superfície dos pisos, garantindo o aspecto antiderrapante de forma mais econômica.
Conheça as principais normas dos pisos para cozinha industrial
A Anvisa possui normas importantes para os pisos para cozinha industrial, prezando principalmente pela segurança e saúde de funcionários e consumidores finais.
Em ambientes onde há a produção, manuseio e armazenamento de alimentos e bebidas é preciso ter muitos cuidados, pensando inclusive em evitar contaminações e demais problemas para a população.
Fazer a instalação correta, desde o início, em pisos para cozinha industrial permite passar nas inspeções dos órgãos fiscalizadores de forma fácil e correta, evitando multas, reformas e mais gastos com a troca de piso.
A falta de um bom revestimento de piso pode resultar em interrupção dos processo produtivo ou até mesmo fechamento do estabelecimento até que as atualizações ou reparos do piso sejam feitos, e isso não é difícil de ver acontecendo.
Para esses tipos de situação, o Piso Uretano também possui uma boa característica, como a a de secagem rápida, por exemplo, em média 6 horas após aplicado já pode ser liberado para tráfego, reduzindo assim o prejuízo do proprietário.
No geral, para que os pisos para cozinha industrial sigam as orientações da Anvisa, eles precisam ter:
- Rodapés côncavos que impedem acúmulo de sujeira;
- Antiderrapante para garantir a segurança;
- Ter maior durabilidade do material;
- Assentamento facilitado e com menos rejunte.
Garanta já os melhores pisos para cozinha industrial
Se você está buscando os melhores pisos para cozinha industrial, é muito importante buscar empresas experientes e confiáveis, que trabalham com profissionais qualificados e responsáveis.
A Engenharia de Superfície, por exemplo, trabalha há mais de 12 anos com pisos industriais e comerciais. Somos especialistas em pisos de alta resistência, incluindo os pisos para cozinha industrial.
Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO), e fábrica de material no interior de São Paulo, fazendo entregas para todo o Brasil. Realizamos sempre um trabalho com extrema qualidade e garantia.
Com mais de 5 milhões de metros quadrados de pisos executados nos estados de Goiás, Distrito Federal e Tocantins, somos a maior empresa do setor de pisos industriais da região centro-oeste.
Faça um orçamento conosco!