Piso para laticínios: qual é o ideal?
02/07/2021O que é e para que serve o Piso Anticorrosivo?
16/07/2021Os Pisos de Alta Resistência se destacam no mercado devido proporcionarem diversas vantagens para os projetos, principalmente quando falamos de indústria e comércio.
Como o próprio nome sugere esses pisos são muito resistentes, suportando cargas elevadas em sua superfície, tanto de um tráfego pesado de pessoas como de máquinas.
Se você quer saber mais sobre os Pisos de Alta Resistência e escolher o ideal para o seu projeto, leia nosso post de hoje e conheça quais os tipos principais existentes no mercado, sua importância, aplicação e onde encontrar bons profissionais para aplicá-los da melhor forma possível.
Conheça os tipos de Pisos de Alta Resistência
Existem variados tipos de Pisos de Alta Resistência, ambos possuem suas qualidades que os tornam ideais para seus projetos industriais e comerciais, inclusive podem ser aplicados também em projetos arquitetônicos e residenciais. Veja mais detalhes abaixo:
- Piso Uretano
O Piso Uretano é muito versátil, por isso se adapta a diferentes tipos de ambientes, sejam estes externos ou internos. Faz parte de uma linha de pisos de alto desempenho.
É um piso muito resistente formulado com base na resina de uretano, associado a isocianetos. É conhecido no mercado como um revestimento de poliuretano vegetal ou concreto vegetal, devido matéria prima ser extraída de óleos naturais.
Há ainda uma divisão entre Piso Uretano Argamassado e Piso Uretano Autonivelante. Contudo, ambos possuem alta resistência química, física, térmica, alta resilência, rápida secagem, liberação rápida para o uso do piso, fácil limpeza e manutenção.
- Piso Epóxi
O Piso Epóxi é um dos Pisos de Alta Resistência mais utilizados atualmente, é muito bonito esteticamente e ainda muito resistente, durável, seguro e fácil de limpar devido ser monolítico (não possuir juntas). É feito com base em uma combinação de resinas e endurecedores. Encontramos no mercado ainda o Piso Autonivelante Epóxi e o Piso de Pintura Epóxi.
É um piso extremamente forte, por isso é tão aplicado em áreas de tráfego intenso, onde há a circulação de pessoas e o movimento de máquinas, como ocorre por exemplo em: shoppings, hospitais, supermercados, indústrias etc.
Estão muito presentes também em garagens e na indústria automotiva, principalmente por sua resistência a substâncias como água, óleo, gasolina, água sanitária, fluido de transmissão, produtos de limpeza, entre outros componentes que normalmente danificariam outros tipos de pisos e seu substrato.
- Piso Cimentício
O Piso Cimentício faz parte também dos Pisos de Alta Resistência, sendo muito resistente e durável, porém com um aspecto mais rústico, sendo muito utilizado em garagens, calçadas e chão de fábricas. Atualmente também tem sido bastante aplicado em projetos arquitetônicos e residenciais, fazendo parte da decoração do ambiente.
É um piso muito versátil podendo variar em suas cores e formas, possuindo um excelente acabamento. É feito com base em materiais como granitinas, resíduos de minério, vidro e diversos tipos de pigmentos. Entre suas principais vantagens estão:
- Alta Durabilidade;
- Alta Resistência;
- Conforto Térmico;
- Excelente Custo;
- Fácil Manutenção;
- Liberdade no Design;
- Piso Ecológico;
- Variedade de Texturas.
- Piso de Concreto Polido
O Piso de Concreto Polido é composto de elementos estruturais que ajudam a resistir e distribuir ao subleito esforços verticais provenientes dos carregamentos, por isso são tão usados em ambientes com cargas elevadas.
São Pisos de Alta Resistência muito indicados para áreas grandes e movimentadas como:
- Armazéns;
- Condomínios;
- Escolas;
- Faculdades;
- Hipermercados;
- Industrias;
- Supermercados.
É um piso muito resistente, durável, com um bom custo-benefício, cores neutras e fácil manutenção.
- Piso de Pintura PU (Poliuretano)
Por fim, o Piso de Poliuretano (PU) é um composto bicomponente, à base de resina poliuretana, com adição e solventes, para aplicação como revestimento no sistema de pintura, de baixa espessura.
Possui uma estética agradável e apresenta alta resistência mecânica e química e um comportamento resiliente. Possui duas opções de textura no mercado, como a Tinta Poliuretano Brilhante e a Tinta Poliuretano Fosca. Suas cores são fabricadas e desenvolvidas baseadas nos padrões Munsell e RAL.
É um tipo de piso muito indicado para ambientes como: concessionárias, comércios, indústria farmacêutica, clínicas, indústria automobilística e laboratórios.
Entre os principais benefícios desses Pisos de Alta Resistência estão: alta resistência mecânica, alta resistência química, fácil alastramento, diversidade de cores, resiliência, impermeabilidade, fácil assepsia, bom apelo estético, fácil aplicação e aspecto superficial semi-liso.
Aplicação dos Pisos de Alta Resistência
Como você pode ter observado, independente do tipo de Piso de Alta Resistencia que você escolher para o seu projeto, todos eles possuem características semelhantes, variando em pequenos detalhes.
No geral, por serem muito resistentes, duráveis, com aspecto estético agradável, fáceis de limpar e de manter sua manutenção, eles são ideais para a aplicação em locais de grande movimento de pessoas e máquinas, como por exemplo:
- Aeroportos;
- Armazéns;
- Comércios;
- Concessionárias;
- Condomínios;
- Clínicas;
- Escolas;
- Faculdades;
- Hipermercados;
- Hospitais;
- Indústrias;
- Laboratórios.
- Shoppings;
- Supermercados.
São pisos que suportam grandes cargas e que não danificam com facilidade, possuindo maior segurança nas atividades do dia a dia do comércio e indústria, atrapalhando muito pouco na hora de aplicar e podendo ter superfície lisa ou antiderrapante.
Além de todas suas vantagens, os Pisos de Alta Resistência são fabricados de acordo com as normas exigidas pela Anvisa. Vale apena investir desse tipo de piso para o seu projeto.
Qual a importância em ter Pisos de Alta Resistência?
Os Pisos de Alta Resistência, se aplicados por uma empresa responsável, só trazem benefícios para o seu ambiente, seja comércio, indústria ou residência. Se forem bem feitos e aplicados, esses pisos garantem:
- Resistência aos esforços de compressão e de flexão e à abrasividade, em virtude de sua utilização;
- Dureza e resistência a impactos;
- Capacidade de suporte à ação de agentes agressivos, como ácidos, orgânicos ou inorgânicos.
São ideais para locais onde há intenso fluxo de pessoas e/ou máquinas, suportando o tráfego constante e pesado sem que o piso se desgaste. Sua limpeza e manutenção são fáceis de serem realizadas tornando sempre conservados. Optar pela instalação desses pisos evita:
- Fissuras capazes de impossibilitar um fluxo seguro sobre o piso;
- Gastos com manutenção devido aos problemas do revestimento;
- Gastos elevados devido a pouca durabilidade do piso.
Somos especialistas em Pisos de Alta Resistência
Para que o piso do seu projeto tenha todas as vantagens que mencionamos neste texto é preciso buscar por empresas experientes e responsáveis, que trabalham com materiais de qualidade e sabem o que é melhor para você.
A Engenharia de Superfície trabalha há mais de 12 anos na aplicação de Pisos de Alta Resistência, é uma empresa confiável, com profissionais responsáveis e competentes.
Atuamos desde 2007 com soluções para pisos comerciais e industriais. Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO), e fábrica de material no interior de São Paulo.
Nossos materiais são de qualidade, nossa equipe é toda especializada no assunto e temos profissionais disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!
3 Comments
[…] das principais características do Piso Uretano é que ele faz parte dos Pisos de Alta Resistência, pisos que são altamente resistentes sendo ideais para ambientes que possui tráfego pesado de […]
[…] principais pisos com liberação rápida para tráfego são os Pisos Industriais, ou seja, os Pisos de Alta Resistência, que possuem fácil aplicação e rápida […]
[…] Pisos de Alta Resistência em seu projeto faz toda a diferença, já que eles são altamente resistentes, duráveis e com […]