Revestimentos de concreto vs. concreto polido
28/09/2020Como escolher piso para loja?
30/09/2020Os tipos de pisos para estacionamento precisam ser muito resistentes para suportarem o tráfego de veículos diariamente. Por isso, é muito importante buscar por profissionais experientes e investir em materiais adequados.
Esse tipo de piso precisa ser durável e eficiente, de forma que não desgaste com facilidade e não precise de manutenções constantes.
Conheça, neste texto de hoje, um pouco mais sobre os tipos de pisos para estacionamento e qual pode ser o ideal para o seu projeto!
Conheça os tipos de pisos para estacionamento
No geral, os pisos para estacionamento utilizam em sua composição a resina de Poliuretano (PU) para que fiquem com a superfície autonivelada e impermeabilizada. Esse tipo de resina garante a rigidez necessária para suportar o tráfego de veículos.
A resina de poliuretano pode ser dividida ainda em 4 tipos principais de materiais e aplicações, como por exemplo:
- Coverfloor;
- Coverprime;
- Retadur;
- Retatherm.
A resina Coverfloor é classificada como bi-componente, devido não possuir solventes em sua composição. Ela deixa a superfície lisa, com mais durabilidade, e resistente à abrasão mecânica. Muito boa para pisos de estacionamento.
Por meio da aplicação da Coverfloor, o piso recebe uma impermeabilização que cria uma barreira contra desgastes, corrosões e cria um ambiente esteticamente mais bonito e limpo (livre da presença de micro-organismos e de poeiras).
Já a Coverprime é uma resina de poliuretano bi-componente indicada mais para a impermeabilização de lajes, piscinas, tanques, estações de tratamento de água, paredes etc. Por isso, não iremos aprofundar muito nela, por não atender muito aos tipos de pisos de estacionamento.
A resina Retadur é feita com poliuretano bi-componente, produzida sem a presença de solventes. É um revestimento muito rígido e que proporciona ótima durabilidade. É ideal para ser aplicada em locais com grande circulação de veículos e de cargas, pois sua resistência garante que não haverá desgastes em sua superfície.
Por fim, a Retatherm é uma resina para isolação térmica e poliuretano estrutural elaborada com poliuretano, um material livre de solventes, classificado como bi-componente e que tem como função realizar o revestimento de espuma rígida também composta por poliuretano.
Principais pisos para estacionamento
Além dos pisos de Poliuretano, existem alguns outros tipos de pisos para estacionamento que também possuem características excelentes de resistência e são muito bons para esse tipo de aplicação.
Podemos mencionar, por exemplo, o Piso de Concreto e o Piso Epóxi. Quando falamos de tipos de pisos para estacionamentos, muitas pessoas já pensam logo no Piso de Concreto. Ultimamente ele tem sido uma escolha muito frequente.
O Piso de Concreto está presente em shoppings, centros empresariais, hipermercados, variados tipos de comércio e em garagens subterrâneas de prédios residenciais. Apresenta diversos benefícios, principalmente quando comparado a outros tipos de pisos para estacionamento.
Possui ainda um ótimo custo-benefício, é durável e fácil de realizar sua limpeza e manutenção. Projetado para suportar as adversidades decorrentes de seu uso, como a movimentação de veículos pesados, derramamento de óleo e outras substâncias corrosivas e resistência necessária para evitar o surgimento de rachaduras e trincas na superfície.
Outras vantagens do piso de concreto para estacionamento são: maior planicidade, segurança, facilidade de rolamento, menor distância de frenagem e redução no número de juntas de dilatação.
Outro piso excelente é o Epóxi. A aplicação do Epóxi é feita para dar um acabamento com resistência mecânica e demais características que falaremos melhor a seguir.
A resina de Epóxi possui algumas peculiaridades, dependendo da necessidade do cliente. Veja abaixo as principais:
Retapoxi-prime
A Retapoxi-prime é composta por resina epóxi bi-componente de imprimação utilizada para realizar o recobrimento de pisos feitos à base de epóxi. Ela é destinada a ativar as superfícies que recebem a impermeabilização.
Os substratos podem ser compostos por materiais diferentes como aços, Nylon, PVC, poliéster, plásticos, concreto e cerâmica. A grande vantagem da utilização desse produto é ter uma aderência das resinas epoxidicas e poliuretanicas.
Retapoxi-piso Alta Espessura
A Retapoxi-Piso é ideal para projetos que necessitam de um acabamento preciso, moderno e de excelente resistência mecânica, pois é uma resina epóxi bi-componente de ótima qualidade com baixo custo.
As características dessa resina garantem um autonivelamento que permite a aplicação tanto com rolo quanto com rodo nivelador em concretos, plásticos, madeiras etc.
Retapoxi-piso – Múltiplas Camadas
A resina Retapoxi-piso múltiplas camadas é ótima para corrigir imperfeições de forma prática, eficiente e precisa. Trata-se de um material epóxi bi-componente que garante resistência à compressão.
A Retapoxi-piso também pode ser aplicada em pisos com tráfico pesado, pois seu sistema composto por argamassas aplicam várias camadas para que seja possível gerar um acabamento de qualidade e que surpreende pelos resultados.
Como funciona o piso para estacionamento
Antes de tudo, para que um tipo de piso para estacionamento interno ou externo seja aplicado, é preciso um bom planejamento, levando em consideração o tipo de solo e materiais mais adequados, para que assim não surjam problemas futuros.
Podemos falar, como exemplo, sobre o piso para estacionamento de shopping, no qual vários carros transitam diariamente. É importante que este piso seja muito resistente e seguro, que não apareçam rachaduras, buracos ou até mesmo fique fora de nível atrapalhando no transitar dos veículos. É preciso prestar atenção ao tipo de resina que será aplicada.
É muito importante fazer uma análise do solo. O local a ser concretado deve primeiramente passar por um processo de terraplenagem e o solo precisa ser bem compactado, para em seguida fazer a preparação da sub-base, com brita e cimento, que tem a função de conferir ao solo maior resistência ao carregamento.
A sub-base fornece a estabilização do solo, promovendo uma camada homogenia logo abaixo da placa do piso que absorve de maneira uniforme as tensões produzidas pelo carregamento do piso.
A sub-base também dificulta a transferência da umidade do solo para o piso, quando ocorre essa transferência o piso pode sofrer vários tipos de patologias do concreto como, por exemplo: osmose, umidade das juntas, recalque, fissuras, tricas, entre outros.
Outro passo importante para alguns tipos de pisos para estacionamento é o isolamento da sub-base com lençol plástico de no mínimo 150 microns, este processo melhora a qualidade do isolamento da umidade produzida pelo solo, além de permitir o deslizamento das placas de concreto no processo contínuo de dilatação das placas do piso.
Escolha bem o material que servirá de equilíbrio das forças de retração e compressão oriundas da perda de água dos primeiros dias após a concretagem e da distribuição das tensões originadas pelo carregamento e uso do piso.
O acabamento é a etapa final da execução de piso de concreto para estacionamento, na qual uma máquina acabadora é utilizada para fazer o polimento da superfície, proporcionando brilho e beleza ao pavimento, que ainda pode receber pintura epóxi, para a demarcação das vagas para estacionar, bem como para a sinalização horizontal.
Características para piso de estacionamento
Algumas dicas que podemos mencionar quanto as características de tipos de pisos para estacionamentos é quanto ao seus acabamentos, podendo ser realizados de duas formas. A primeira opção é em pintura epoxídica que garante um aspecto moderno, facilidade na limpeza e maior durabilidade do concreto.
E a outra opção é o o uso de endurecedores de superfície que enrijece e densifica a camada superior do concreto proporcionando uma superfície dura e de excelente aspecto visual.
É recomendável fazer um acabamento de um tipo de piso para estacionamento com juntas de PU flex, que proporciona a dilatação livre das placas e impede o acumulo de materiais indesejados. Isso resulta em travamento do processo de dilatação das placas contribuindo no surgimento de patologias tais como trincas e fissuras.
De acordo com a área de execução do piso de garagem, para pisos de estacionamento internos, por exemplo, o acabamento polido da superfície é o mais indicado. Já para pisos para estacionamento externo acabamentos mais porosos ou vassourados são fundamentais para o aumento da aderência em dias chuvosos.
O acabamento polido proporciona aspecto mais moderno e com fácil manutenção. No geral, para ambos acabamentos é interessante aplicar endurecedores de superfície, que proporcionam excelente aparência e resistência da camada superficial.
Devem ainda, nos dois casos, haver o emprego de juntas de dilatação com material flexível que permita ao concreto se dilatar e contrair de maneira livre. A intensidade do tráfego e a sobrecarga submetida no piso para estacionamento são decisivos para o estabelecimento das características construtivas a serem adotadas.
Para pisos de estacionamentos externos, que tenham outra garagem no piso inferior, onde haja infiltrações, pode ser aplicado um sistema de impermeabilização de alto desempenho. Outro ponto muito importante para a aplicação de pisos para estacionamento é quanto ao caimento.
Para haver maior durabilidade e facilidade de manutenção, a água da chuva ou proveniente de limpezas periódicas deve fundamentalmente escoar para ralos ou grelhas de captação estrategicamente instaladas. Dessa forma, evitam-se os empoçamentos indesejados.
A maior patologia que pode ocorrer em um piso industrial é a fissuração do concreto causada pelo descumprimento de etapas, principalmente no que diz respeito aos tempos de cura. Independente do tipo de piso para estacionamento, é preciso atenção e seriedade na execução de todas as etapas, buscando por bons profissionais.
Engenharia de Superfície
Buscar por empresas que já são especialistas em pisos para estacionamento faz toda a diferença. Você já conhece a Engenharia de Superfícies?
Atuamos no mercado desde 2007, com soluções para pisos comerciais, industriais e residenciais. Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO) e fábrica de material no interior de São Paulo.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis, especializados e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento agora!
2 Comments
[…] geralmente são utilizados em garagens e estacionamentos para evitar o deslizamento das rodas dos carros ao realizar manobras naturais ao estacionar, […]
[…] um piso muito usado em garagens e estacionamentos, principalmente por ser autonivelante, impermeável, durável e resistente ao uso. É feito por […]