O que é Piso Industrial?
03/12/2019Como Especificar o Revestimento Terrazzo
30/12/2019Faça a recuperação de Piso para Estacionamento em seu condomínio, prédio ou sua residência.
Brasília este ano comemorará seus 59 anos de idade. Para antagonizar com o cenário econômico e político do Brasil, nossa capital continua bela e muito bem estruturada. A cidade, comumente referida como “Capital Federal” ou “BSB”, é considerada um patrimônio mundial pela Unesco devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico, possui a maior área tombada do mundo, com 112,5 quilômetros quadrados.
Grande parte dos prédios da capital foi construída ainda nas décadas de 60 e 70, dedicando assim mais de meio século a estas belas construções de arquitetos ícones no desenvolvimento urbanístico do nosso país como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
Porém, com o passar do tempo, as patologias de construções decorrentes de desgaste natural e/ou modificações diretas e indiretas nas edificações começam a afetar a estética e a dinâmica da construção.
Uma das partes mais solicitadas de toda a construção de residenciais verticais é o piso para estacionamentos que está sempre à prova quanto a sua resistência a abrasão, compressão e tração dos veículos que ali trafegam diariamente.
Com o passar de mais de meio século, a maioria dos condomínios de Brasília apresentam desgaste abrasivo superficial nos pisos de estacionamento.
Agravado a isto ainda existe o fato da mudança de estilo construtivo, onde 50 anos atrás não se utilizava fazer o acabamento “laminado” ou polido (liso) na superfície do concreto. Porém, hoje, já se tornou quase que uma regra este tipo de tratamento superficial.
Recuperando o piso para estacionamento
Os síndicos se encontram em uma difícil tarefa quando o assunto na assembleia ou reunião de moradores é a recuperação do piso para estacionamento. Não por menos, pois há poucos anos a única solução factível em uma situação desta seria; quebrar todo o piso, retirar o entulho e concretar tudo novamente.
Isto demandaria meses, uma grande quantia em dinheiro e muita dor de cabeça. Outra solução seria lançar uma camada de concreto isolada e armada sobre o piso antigo, porém esta nova camada, que deverá seguir as exigências mínimas da NBR 6118, não terá menos de 6 cm para que possamos arma-la com aço.
A esta espessura o peso por m2 de concreto será de 150 kg/m2 a mais na sua estrutura, sobrecarregando pilares, vigas e sobretudo a fundação do prédio. Somado a todos estes fatores indesejados ainda teríamos os problemas de perda de alturas dos primeiros degraus de escada, rampa, altura interna do estacionamento, janelas, e até mesmo do elevador.
Você, síndico, que deseja revitalizar seu piso para estacionamento, já deve estar nervoso com esta quantidade de problemas que poderia ter. Mas se acalme, pois agora falaremos das tecnologias para que você não passe nem perto destas dores de cabeça.
Primeiramente devemos procurar uma empresa que tenha “Know-How” nestes tipos de soluções para recuperação de pisos de concreto e nos assegurarmos que as especificações a serem executadas irão atender suas necessidades, expectativas econômicas e técnicas.
1º Solução: Utilizar argamassa cimentícia de alta resistência, aderida utilizando adesivo epóxi na espessura de 1 a 3 cm. Este tipo de recuperação é o mais indicado para pisos antigos que não possuem aparência laminada (lisa) ou que, com o passar do tempo, não apresentam mais a planicidade desejada.
Muito importante lembrar que este tipo de argamassa não é aquela que o nosso pedreiro faz na obra. Este material possui vários aditivos químicos e físicos que garantirão a resistência do revestimento às solicitações que o piso será exposto. No mercado de recuperação de pisos de concreto existem argamassas que possuem vida útil de até 40 anos.
2º Solução: Utilizar o processo de desbaste mecânico através de abrasivos diamantados para desgastar os primeiros milímetros do concreto; e a partir da aplicação de múltiplas camadas de resinas epoxídicas e areia de quartzo alcançaremos a estética e a resistência desejada. Lembrando que a resistência, a vida útil e a estética de revestimentos resinados estão diretamente ligadas a sua espessura.
Existem empresas especializadas em revestimentos e recuperação de pisos de estacionamento com diferentes soluções. Mas, qualquer alternativa diferente das enumeradas acima, não passarão de paliativas para este tipo de recuperação. Peça a visita de um profissional da área e comemore seu novo estacionamento.