O uso do Cimento Queimado na arquitetura
27/05/2021Pisos para Indústria Farmacêutica, quais são os corretos?
20/06/2021Pisos para quadra poliesportiva precisam ser bem escolhidos e aplicados, afinal, eles impactam diretamente na saúde dos atletas, pessoas que frequentam um clube, condomínio, crianças em escolas e muitas outras situações.
É preciso investir em um piso que ofereça conforto, segurança, praticidade e fácil limpeza, principalmente em espaços amplos. É importante levar em conta a atividade que será desenvolvida para acertar na escolha do piso e revestimento.
Antes de escolher o piso para sua quadra poliesportiva, convidamos você a ler nosso conteúdo de hoje para entender mais sobre o assunto e buscar os melhores profissionais para realizar a aplicação do piso ideal. Vamos lá?!
A importância de escolher o piso certo para a quadra
Há diversos pisos para quadra poliesportiva, mas é preciso escolher o mais resistente e adequado para a prática e ambiente, para que seu dinheiro seja bem investido, sem a necessidade de trocar em pouco tempo ou gastar mais com manutenções.
Os pisos para quadra poliesportiva podem ser utilizados em vários lugares como, por exemplo: escolas, faculdades, clubes, condomínios, instituições esportivas ou recreativas, dentre muitos outros.
Escolher o piso certo para seu projeto faz toda a diferença, afinal há pisos que ajudam a amortecer pulos, impactos e evitar escorregões e quedas. Há pisos, inclusive, que possuem alto amortecimento de impactos, de forma a não interferir no quique da bola.
Outros tipos de pisos para quadra poliesportiva ajudam até mesmo na saúde de quem o utiliza, como atletas, por exemplo. Esses pisos são capazes de reduzir o impacto em músculos e articulações do corpo. São pisos ideais para a prática de esportes, levando conforto, maciez e segurança.
Além da escolha do piso é muito importante também que o profissional realize um estudo do tipo de solo onde será feito a obra, para então se fazer a terraplenagem, que envolve a compactação e o nivelamento do terreno.
Um levantamento planialtimétrico auxilia no projeto estrutural e dá as coordenadas dos pontos da superfície. Assim, é possível antever a necessidade de reforçar a estrutura, para se evitar a ocorrência de danos a longo prazo, através da definição da espessura da laje pelo calculista do projeto.
Caso a quadra seja descoberta, deve ter uma leve inclinação de aproximadamente 8% de queda, para direcionar o escoamento da água da chuva.
Normalmente, quando é executado o serviço de piso de concreto para quadra poliesportiva em ambientes externos, existe um cuidado especial com a previsão do tempo na fase da concretagem, visto que se ocorrer chuva durante a execução deste processo, arrisca-se comprometer todo o trabalho.
Após a aplicação e o nivelamento do concreto é preciso esperar o tempo de cura necessário para o seu endurecimento, com o objetivo de que o piso de concreto para quadra poliesportiva adquira a resistência apropriada, para então receber o polimento, feito com máquinas alisadoras, simiples, dupla ou manual.
Durante a queima do piso, pode ser aplicado um produto químico para acelerar a cura e proteger sua superfície contra desidratação, e desta forma substituir o uso da lona de cobrimento.
A última etapa é a pintura, que tem a função de impermeabilizar a superfície e facilitar a limpeza, além de fazer as marcações de quadra para a prática de vários esportes, como futsal, basquete, vôlei, entre outros.
Quais são os tipos de pisos para quadra poliesportiva?
Antes de escolher os pisos para quadra poliesportiva é importante entender como cada um funciona, suas características, benefícios e aplicações. Veja abaixo alguns exemplos:
O Piso de Concreto é muito resistente, proporcionando grande durabilidade, além de ter um excelente custo-benefício. Ele possui uma superfície polida, antiderrapante, ideal para a prática de diversos esportes como, por exemplo: futebol de salão, basquete, vôlei e handebol.
Esse tipo de piso é ideal para espaços que exigem maior resistência mecânica, já que ele possui uma característica mais rígida. Indicado também para a prática esportiva com bola, o piso de concreto pode suportar o rendimento de eventos e possui propriedades que inibem retrações, ou seja, fissuras.
Por ser um piso de flexibilidade nula, o Piso de Concreto requer a execução de juntas de dilatação para evitar o surgimento de trincas aleatórias, além de um revestimento impermeabilizante de alta resistência.
Esse tipo de piso pode receber pintura e demarcação com tinta acrílica, tinta epóxi brilhante e tinta de poliuretano fosco ou brilhante. No caso de ambientes internos o Piso de Concreto pode ser revestido com uma manta emborrachada.
O revestimento do Piso de Concreto para quadra poliesportiva normalmente utilizado é o P.U. (Poliuretano Alifático), que possui alta resistência à abrasão e aos raios solares UV, muito recomendado para pavimentos externos.
Piso Asfáltico
Uma outra boa opção de pisos para quadra poliesportiva é o Piso Asfáltico, ele pode ser utilizado tanto em ambientes internos como externos, instalado em uma superfície única por meio de emulsões e resina esportiva. Em comparação ao Piso de Concreto, o Piso Asfáltico é mais rápido de instalar e mais barato.
É um piso ideal para a prática esportiva com bolas como, por exemplo: tênis, futsal, voleibol, basquete e handebol. O Piso Asfáltico proporciona facilidade na movimentação, uma vez que garante um acabamento liso e homogêneo. A pintura e a demarcação são feitas com tinta acrílica de alto desempenho.
O Piso de Saibro, conhecido também como Piso de Terra Batida, é um dos três principais tipos de pisos utilizados nas quadras de tênis. Ele é feito a partir de uma mistura de areia, pedra e argila, resultando em uma cor alaranjada.
Sua principal função é proporcionar jogos mais lentos e disputados, isso ocorre devido sua alta absorção de impactos. Uma quadra com Piso de Saibro é considerada uma quadra lenta.
Há ainda muitas outras opções de pisos para quadra poliesportiva como:
- Piso Indoor (para quadras de madeira);
- Revestimento com manta de borracha;
- Piso de Grama artificial (para futebol society).
- Tatames para Judô ou Taekuendo.
Todos esses pisos para quadra poliesportiva podem ser utilizados tanto para novos projetos como para reformas, mas é importante que antes de decidir qual piso aplicar em seu projeto, procurar por profissionais experientes no assunto para te orientar da melhor forma possível.
Como escolher pisos para quadra poliesportiva?
O ideal é escolher pisos para quadra poliesportiva que cumprem bem suas funções no tipo de ambiente do seu projeto, ou seja, que seja escolhido de acordo com a estrutura ou funcionalidade do local.
Também é importante que sejam bem aplicados. Seja na construção, reforma ou recuperação de um espaço, alguns cuidados ajudam a conservar o pavimento, preservando a estética e a funcionalidade do piso.
É preciso fazer uma boa escolha do acabamento do piso, aumentando a vida útil da quadra poliesportiva, além de fazer uma boa vistoria dos materiais utilizados e dos processos de aplicação.
Seja para uma nova aplicação ou reforma de um piso para quadra poliesportiva é preciso levar em conta o tipo de exercício físico e a frequência de uso, pensando também nas propriedades adequada do piso para atender à modalidade que será praticada.
Seja uma quadra pequena para recreação infantil ou uma quadra grande para alta performance, identificar as características de uso garantem maior durabilidade, segurança, facilidade de manutenção e bom desempenho do piso escolhido.
Quadras poliesportivas, ou seja, quadras para prática de diversas modalidades esportivas, necessitam de um piso flexível, que ofereça o máximo conforto, segurança e ótimo nível de jogo de maneira versátil.
Quadra esportiva aberta ou fechada: melhores opções de piso
Antes de pensar especificamente nos pisos para quadra poliesportiva é importante pensar sobre o local da quadra, se ela é em espaço aberto ou fechado, pois isso influencia muito no desempenho do piso, afinal ambientes externos têm contato com chuva, sol e diversas intempéries.
Um piso apropriado para o ambiente impacta diretamente no desenvolvimento das atividades de um atleta ou pessoas que utilizam o espaço com frequência, trazendo vantagens à longo prazo, como economia de gastos com reformas e restaurações.
Apesar de tanto o piso asfáltico quanto o piso de concreto serem indicados para áreas externas e internas, sobre a laje ou diretamente sobre o solo natural, há algumas especificações em relação ao acabamento que podem ter divergência de acordo com o projeto.
Na área externa, é indicada a pintura com tinta acrílica à base de álcool, sendo antiderrapante e com alta durabilidade contra ações climáticas. Já as quadras internas podem receber camadas de manta flexível, pintura com epóxi ou poliuretano.
Também é muito importante realizar a manutenção do piso e ter certos cuidados, trazendo beleza e conservando suas principais características e benefícios.
Geralmente, pisos para quadra poliesportiva são fáceis de limpar, sendo necessário apenas o uso de água, sabão neutro e lavadora de alta pressão, sem deixar resíduos que possam danificar a superfície.
Seja para construção ou reforma de sua quadra, é preciso fazer uma boa escolha e manutenção do piso, evitando problemas como as trincas, rachaduras, descascamento e oxidação.
Pisos feitos com materiais de má qualidade, instalação mal feita ou até mesmo não apropriados para o ambiente e tipo de uso precisam de manutenções e até mesmo a troca em um curto espaço de tempo. Fique atento e busque por bons profissionais!
A Engenharia de Superfície atua no mercado desde 2007, com soluções para pisos comerciais e industriais. Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO), e fábrica de material no interior de São Paulo.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Se você deseja ter um piso para quadra poliesportiva de qualidade, durabilidade e resistência, conte conosco!
Faça um orçamento agora!