Piso de Concreto Laminado, onde utilizar?
17/12/2020Saiba são quais as vantagens em escolher o Piso Epóxi?
07/01/2021O mundo do atletismo é muito diversificado, não apenas pelos variados tipos de esportes praticados, mas também pelos diferentes tipos de pisos esportivos utilizados para cada modalidade.
Todos os esportes são fisicamente exigentes para os atletas e, como qualquer atividade física, as lesões são sempre uma preocupação.
Uma das maneiras mais eficazes de evitar lesões esportivas é garantir que os atletas estejam jogando no tipo certo de piso e superfícies esportivas, tanto em ambientes internos quanto externos.
Entenda mais sobre os tipos de pisos esportivos e quais são melhores para cada modalidade esportiva. Confira!
Principais características dos Pisos Esportivos
Os pisos esportivos são feitos com cuidado especial para fornecer absorção de choque e uma superfície adequada para cada esporte. Dessa forma, o atleta possui menos chances de lesões no corpo.
Há uma variedade de esportes praticados em ambientes fechados, incluindo basquete, vôlei, luta livre, tênis, pista, dentre muitos entre outros, e vários tipos diferentes de superfícies de esportes internos para acomodá-los.
Antes de escolher o melhor tipo de piso esportivo, você deve considerar para qual fim a instalação será usada.
A madeira dura, por exemplo, é adequada para ginásios usados para basquete e voleibol, mas casas de campo onde outros esportes são praticados podem ser melhores com pisos de borracha.
Conheça os tipos de Pisos Esportivos disponíveis no mercado
Existem diversos tipos de pisos esportivos disponíveis no mercado. Dependendo do modelo ele pode ser instalado tanto em ambientes internos como externos. Veja a seguir os mais comuns:
Piso de Madeira
Quando muitas pessoas pensam em pisos esportivos, principalmente para academias, a primeira coisa que vem a mente é a madeira naval.
O piso de madeira naval é o tipo mais comum de piso para esportes indoor nos EUA e é sempre o piso preferido para quadras de basquete, inclusive sendo utilizado na NBA.
Esse tipo de piso é durável e esteticamente agradável, com infinitas opções de design que incluem cores e logotipos da equipe.
A maioria dos pisos de madeira tem sistemas que ajudam na absorção de choques. Também é possível instalar sistemas portáteis de piso de madeira para que o piso possa ser facilmente removido e reinstalado.
As únicas características negativas dos pisos de madeira são o alto custo de manutenção e o fato de não serem tão versáteis quanto outros tipos de pisos esportivos que lidam melhor com diferentes esportes.
Piso Epóxi
O Piso Epóxi é um dos tipos mais duráveis de pisos esportivos para ambientes internos, pois pode suportar impactos pesados de atletas e equipamentos, e é o único tipo de piso esportivo totalmente sem juntas.
Esse tipo de piso é comum em instalações polivalentes nas quais diversos esportes são praticados.
Os pisos epóxi também são altamente personalizáveis para se adequarem melhor a qualquer tipo de academia ou centros de ginástica.
Piso de Borracha Reciclada
O piso de borracha reciclada pode ser usado para diversos fins, mas é especialmente utilizado como piso para salas de musculação e pisos para centros de treinamento e fitness.
É um dos pisos esportivos mais econômicos, muito durável, fácil de manter, resistente a água e manchas, absorvente de choques e tem uma aparência uniforme.
Piso de Borracha Vulcanizada
Os pisos esportivos de borracha vulcanizada estão entre os pisos para ambientes internos mais duráveis e de alto desempenho do setor.
Eles podem consistir em várias camadas para fornecer o máximo conforto e absorção de choque para uma ampla gama de usos, desde pisos de salas de musculação a casas de campo multiuso.
As camadas superiores são altamente antiderrapantes, antimicrobianas, não porosas e fáceis de manter, enquanto as camadas inferiores fornecem absorção e estabilidade máximas de choque.
A borracha vulcanizada também pode resistir à compressão e manusear arquibancadas e outros equipamentos pesados.
Piso de Tinta Poliuretânica
Para quadras poliesportivas ou áreas de qualquer prática de esporte, onde haverá a incidência solar, o melhor material a se utilizar é a tinta PU (Tinta de Poliuretano).
A tinta PU é ideal para pisos esportivos em áreas externas, pois ela não sofre degradação física e química dos raios UV.
Este material possui enorme elasticidade, característica esta que além de absorver melhor os impactos de um material rígido também acompanha as retrações e dilatações que a base venha a sofrer em mudanças bruscas de temperatura.
Piso para Atletismo
Os pisos esportivos para atletismo são geralmente feitos de materiais de borracha reciclada que proporcionam excelente tração e absorção de choque para evitar lesões comuns nas pernas, pés e tornozelos.
As pistas também são projetadas para drenar efetivamente a água da chuva, mantendo a superfície seca e segura. A borracha vulcanizada para faixas é segura, durável, consistente e fácil de manter.
Os pisos esportivos de atletismo também são ecologicamente corretos, pois geralmente são feitos de materiais reciclados, livres de CFCs e outras substâncias nocivas, e essas próprias superfícies são recicláveis.
O atletismo sempre fez parte da vida desde as civilizações mais antigas até os dias atuais e, graças à tecnologia moderna, os fabricantes podem desenvolver pisos e superfícies esportivas de alto desempenho para máximo conforto e absorção de choque.
Piso de Grama Sintética Artificial
Muitas escolas e instalações esportivas têm usado grama artificial em suas superfícies porque imitam a aparência da grama natural, sem a manutenção necessária para superfícies de grama natural.
As superfícies artificiais consistem em fibras de filamento duráveis para recriar a aparência da grama, bem como o preenchimento de borracha para atuar como “sujeira” e fornecer absorção e estabilidade de choque.
Essas superfícies em pisos esportivos se tornaram muito comuns no futebol, beisebol e outros esportes praticados tradicionalmente em superfícies de grama natural.
Ao escolher um tipo de superfície de jogo para o seu campo, quadra ou instalação, considere para quais esportes e atividades a superfície será usada, bem como seu orçamento.
Vantagens dos Pisos Esportivos
Muitos esportes, incluindo beisebol, futebol, atletismo, lacrosse, tênis e outros, são praticados ao ar livre e cada um deles exige uma superfície de jogo apropriada.
As superfícies de esportes ao ar livre, por exemplo, devem ser duráveis o suficiente para suportar as intempéries, não prejudicar os atletas e nem as atividades do esporte em si para continuar a fornecer tração e absorção de choque.
Os dois principais tipos de pisos esportivos, ao ar livre, em uso são: piso de atletismo e grama natural ou artificial.
É importante escolher o piso ideal para cada modalidade. No geral, vários pisos esportivos proporcionam vantagens diversas para os ambientes, como por exemplo:
- Conforto, com superfície flexível e de toque agradável;
- Cores vibrantes e nítidas que valorizam a prática esportiva;
- Desempenho;
- Durabilidade;
- Higiene – Impermeável e de limpeza fácil e rápida;
- Proteção, amenizando os impactos de queda do praticante;
- Resistência;
- Versatilidade.
A maioria são pisos esportivos ecologicamente corretos. Muitos deles possuem materiais reciclados em sua composição e são totalmente recicláveis.
Pisos esportivos da melhor qualidade é na Engenharia de Superfície
Se você ainda não tiver certeza de qual tipo de superfície esportiva é a melhor para sua instalação, pode conversar com um de nossos profissionais da Engenharia de Superfície para obter mais informações.
A Engenharia de Superfície é líder no centro oeste na execução de pisos resinados para ambientes internos e externos de quadras poliesportivas.
Instalamos pisos em quadras poliesportivas em escolas, universidades e centros esportivos por todo o Brasil.
Entre em contato conosco para que possamos lhe ajudar a escolher os melhores tipos de pisos esportivos.