Tinta Térmica para Telhado – Reduza até 50% a temperatura
23/04/2020Piso Epóxi para concessionárias
08/05/2020Você conhece as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os Pisos de Cozinhas Industriais?
Segundo as normas da anvisa para cozinha industrial, são exigidos que os pisos para este tipo de ambiente sejam revestidos com material sem trincas ou rachaduras, antiderrapante, impermeável, lavável, de fácil higienização e resistente ao uso e aos produtos de limpeza e desinfecção. É importante ter em mente que o piso não pode ter aberturas que facilite a proliferação de fungos e bactérias.
Devem ainda ter inclinação suficiente em direção aos ralos para não permitir que a água fique estagnada e surjam odores desagradáveis.
Não é permitida a utilização de papelão, tapetes, carpetes ou outros materiais não sanitários para forração de pisos.
Piso Uretano conforme normas da anvisa para cozinha industrial
Existem diversos tipos de Pisos para Cozinhas Industriais, dentre eles, destacamos o Piso Uretano, conhecido também como Piso Poliuretano que segue normas da anvisa para cozinha industrial, por possuir muitos benefícios.
De todos os revestimentos de alto padrão, o Uretano é provavelmente, o de melhor relação custo-benefício e um dos mais completos revestimentos para indústrias.
O Piso Uretano é muito indicado para o segmento alimentício e químico. Trata-se de um revestimento tricomponente, autonivelante, ou argamassado à base de resina uretânica, aplicado em uma única camada, de acabamento liso ou antiderrapante.
É ainda monolítico (sem juntas), que atende a todas as normativas da Anvisa Federal e as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais.
Proteção química seguindo Normas da ANVISA para cozinha industrial
O piso uretano, muito indicado para Cozinha Industrial e atende totalmente normas da anvisa para cozinha industrial, oferece proteção contra a maioria dos produtos químicos e agentes oxidantes, além de ácidos e outros tipos de componentes alimentícios presentes nas indústrias desses segmentos.
Além da extrema resistência química, o Piso Uretano possui elevada resistência mecânica, capacidade de absorção de impactos, resistência a umidade e também a ciclos térmicos, suportando variações de temperaturas entre -90ºC e 120ºC.
Por essas razões acima citadas, esse revestimento é muito utilizado em câmaras frigoríficas e centros de distribuição onde há tráfego pesado de empilhadeiras.
Como uma característica da resina, o uretano possui um curto “pot life” – tempo de manuseio após misturados todos os componentes – reduzindo o tempo de aplicação e minimizando riscos dentro da estação fabril.
Este revestimento possui também cura rápida, a partir de 12 horas, permitindo que o espaço seja utilizado após esse tempo, diminuindo perdas de produção por paralisações de muitas horas para reformas.
Veja abaixo seus principais benefícios:
● Impermeável (ausência de porosidade);
● Monolítico (sem juntas);
● Asséptico (antimicrobiano e antibactericida);
● Atóxico (não contaminante);
● Acabamento anti derrapante (liso ou rugoso);
● Rápida liberação do tráfego;
● Antiácido/Antocorrosivo;
● Resistência química e física;
● Resistência a ciclos térmicos;
● Cura em baixas temperaturas;
● Tolerância à umidade ascendente;
● Resistência a ciclos térmicos;
● Resiliente (flexibilidade moderada);
● Alta absorção de impactos.
Por todos esses benefícios o Piso Uretano segue todas as normas da anvisa para cozinha industrial, indústrias de alimentos e bebidas, indústrias químicas e farmacêuticas, laticínios, petroquímicas, sucroalcooleiras e centros de distribuições.
Demais normas da ANVISA para Cozinha Industrial
Além das normas da ANVISA para cozinha industrial, a Anvisa também dita normas para demais instalações de cozinhas como paredes, equipamentos, móveis e utensílios.
Como já falamos, o piso deve ser impermeável e lavável, bem conservado, livre de rachaduras, infiltrações, descascamentos e outras avarias que possam trazer agentes contaminantes aos alimentos.
As paredes devem possuir acabamento liso, impermeável, lavável, de cor clara e resistente aos impactos, à higienização e ao calor. Devem estar livres de umidade, bolores, descascamentos, rachaduras e outras imperfeições.
São proibidas as divisórias de vazio interno. As aberturas para iluminação e instalação de equipamentos de exaustão, ventilação e climatização devem ser protegidas contra o acesso de animais sinantrópicos e sujidades.
Quanto a porta, essa deve possuir fechamento automático e as aberturas externas devem ser protegidas por uma tela removível bem fininha para impedir a entrada de insetos e outros bichos. A mesma regra vale para as janelas.
Cuidado especial para água de esgoto seguindo as normas da anvisa para cozinha industrial
O sistema de água e esgoto de Cozinhas Industriais requer cuidado especial. A água deve ser corrente e a cozinha deve estar ligada à rede de esgoto. Ralos e grelhas devem permitir o fechamento.
O esgoto e caixas de gordura devem ser dimensionados para suportar a demanda dos resíduos, estarem sempre em bom estado e ficarem fora da área de preparação e estoque dos alimentos.
Animais, entulhos e objetos que não são mais utilizados devem ficar bem longe da cozinha, pois são agentes fáceis de contaminação.
Iluminação conforme normas da ANVISA para cozinha industrial
A área de preparo dos alimentos deve ser bastante iluminada para garantir a higiene e o correto preparo dos alimentos. É necessário também que as luminárias sejam protegidas contra possíveis explosões ou risco de caírem sobre o alimento.
O ideal é que a fiação elétrica não esteja aparente, facilitando a limpeza do ambiente. Além disso, periodicamente devem ser verificados os equipamentos de refrigeração.
O local deve ser bem ventilado para evitar a formação de fungos ou o acúmulo de fumaça e vapores, mas a ventilação não deve ser direcionada para os alimentos.
Assim como o Piso para Cozinha Industrial, as superfícies dos equipamentos onde são manuseados os alimentos também passam por rigorosas exigências.
Elas devem ser feitas com material que não transmita contaminação e nem sabor aos alimentos, e estarem sempre em perfeito estado de conservação, limpeza e desinfecção.
Devem ainda serem lisas, impermeáveis, laváveis e não apresentarem rugas ou rachaduras.
A Anvisa determina também como deve ser feita a correta limpeza do piso de uma cozinha industrial.
A Limpeza conforme normas da anvisa para cozinha industrial
A limpeza deve ser feita por pessoas especializadas, utilizando produtos regularizados pelo Ministério da Saúde, devidamente identificados e guardados em local separado dos alimentos.
É necessária a higienização do Piso da Cozinha Industrial e também dos equipamentos sempre que for necessário e ao término do manuseio com os alimentos ou do turno de produção.
Cuidado com produtos em aerossóis que podem deixar partículas suspensas no ar e contaminar os alimentos.
A Engenharia de Superfície pode te ajudar
A Engenharia de Superfície atua com pisos que seguem normas da anvisa para cozinha industrial em toda a região Centro-Oeste. Temos trabalhos realizados em Goiânia (Goiás), Brasília (DF), Palmas (Tocantins), Anápolis (Goiás) e também em todo o interior dos estados.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Solicite um orçamento para Revestimento Térmico para Telhado ou Tinta Térmica para Telhado agora e entraremos rapidamente em contato. Caso tenha interesse, conheça também o nosso site e tire as suas dúvidas: saiba mais.
1 Comments
[…] pisos muito higiênicos, sendo ideais para ambientes onde há o manuseio de alimentos, como as cozinhas industriais; clínicas e hospitais, onde a higiene é muito importante para evitar contaminações, problemas […]