Piso de Concreto Polido ou Piso de Cimento Queimado? Conheça!
13/07/2020Lapidação de Concreto: Conheça esse processo
03/08/2020Pisos de alta resistência são aqueles que possuem materiais com maior tempo de vida útil. Estes pisos são, portanto, duráveis e muito resistentes, sendo ideais para o uso em ambientes industriais ou com alta circulação de pessoas e máquinas.
São conhecidos também como pisos de alta resistência industriais, pisos de alto desempenho ou piso de resistência. Sua função principal é suportar alto tráfego e grandes pesos constantes. Continue lendo para saber mais!
Quais são os 3 tipos de pisos de alta resistência?
Podemos falar de, no mínimo, 3 tipos principais de pisos de alta resistência, são eles: Piso de Concreto, Piso Epóxi e o Piso Uretano. Esses modelos apresentam excelentes qualidades como a durabilidade, resistência a impactos e à ação de agentes agressivos, suportam esforços de compressão, flexão e abrasividade.
Pisos de alta resistência assim resistem a grandes pesos como de equipamentos de transporte e movimento de muitas pessoas, sendo ideais para indústrias, armazéns e outros ambientes ou instalações onde tenha tráfego de veículos pesados.
O Piso de Concreto ou o Piso de Cimento Queimado, no qual falamos suas diferenças em outro artigo, são muito utilizados em indústrias e, atualmente, em projetos de decoração e arquitetura de ambientes residenciais.
Possuem um ótimo rendimento e vantagens como: resistência, durabilidade, bom custo e beneficio, fácil manutenção e variedade.
O Piso Epóxi é uma camada de revestimento de qualidade, que se adapta a vários tipos de contrapisos. Possui uma variedade de cores e desenhos, é muito eficiente, impermeável, sem juntas, de fácil limpeza e com grande durabilidade.
E o Piso Uretano é uma argamassa com grande resistência química e mecânica, pode ser dividido entre Piso Uretano Argamassado e Piso Uretano Autonivelante, ambos possuem resistência química, física e térmica, são bonitos e de fácil limpeza.
Algumas características fazem com que um piso seja de alta resistência, como por exemplo essas citadas abaixo:
- Resistência aos esforços de compressão, abrasividade e flexão;
- Resistência a impactos;
- Capacidade de suportar à ação de agentes agressivos como ácidos orgânicos ou inorgânicos.
Geralmente, pisos alta de resistência são construídos com concreto usinado com elementos para manter sua estrutura, como barras de transferência, fibras metálicas ou sintéticas, cordoalhas ou telas com eletrosolda.
Pisos de alta resistência desse porte, devem ser dimensionados por engenheiros qualificados e especializados, para que façam o necessário índice de planificação e nivelamento exigidos pelo projeto, e saibam sua correta utilização evitando defeitos, fissuras ou manutenção constante.
Onde devo utilizar cada piso de alta resistência?
Os pisos de alta resistência, como mencionamos, têm como função suportar grandes cargas, algumas condições de resistência e de planicidade. Tanto o Piso de Concreto como o Piso Epóxi e o Piso Uretano são geralmente utilizados em áreas como:
- Aeroportos;
- Armazéns;
- Escolas;
- Faculdades;
- Indústrias;
- Supermercados;
- Shoppings.
Devido a capacidade de aderência total do Piso Epóxi, ele ainda pode ser utilizado em estruturas de: azulejo, concreto, pisos e alvenarias.
O Piso Epóxi e o Piso Uretano também são ótimos para locais onde a limpeza deve ser constante, como:
- Clínicas médicas;
- Hospitais;
- Laboratórios;
- Indústrias Farmacêuticas;
- Indústria de Alimentos e Bebidas.
Os tipos de piso de alta resistência possuem algumas divisões e, por isso, devem atender às exigências de sua utilização. Podemos falar de pisos de alta resistência à abrasão, resistência mecânica, resistência às manchas, escorregamento e ataques químicos. Veja a seguir suas características:
- Índice de resistência à abrasão
O índice de resistência à abrasão é definido como PEI – Porcelain Enamel Institute, que classifica os tipos de piso quanto à sua resistência de acordo com sua utilização. Para ambientes que exigem maior resistência os pisos de alta resistência devem ter PEI 4 e 5, apresentando resistência alta e muito alta.
- Índice de resistência mecânica
A resistência mecânica é medida pela sua capacidade de absorção de água. Quanto menor for a absorção, menos espaço o piso possui entre suas partículas, o que garante maior resistência mecânica.
- Índice de resistência a manchas
A resistência às manchas está diretamente relacionada com a facilidade de limpeza do material aplicado no piso, que deve obedecer às regras da NBR 13.827, que classifica os revestimentos de acordo com uma tabela.
A resistência a riscos no piso não possui uma normalização no Brasil, considerando-se como referência a dureza do diamante na escala Mohs.
- Índice de resistência a escorregamento
Os pisos de alta resistência serão tanto resistentes ao escorregamento quanto mais áspero e rugoso ele for, gerando maior atrito. A medida para a resistência ao atrito segue a determinação de uma tabela denominada COF, que rede o atrito em presença de água, de óleo ou de substâncias escorregadias.
- Índice de resistência a ataques químicos
Os pisos de alta resistência, em determinados casos, devem ter capacidade de resistir a ácidos e a substâncias aquecidas, o que exige o conhecimento de normas técnicas para a escolha do material a ser aplicado.
Lembrando que todo piso de alta resistência deve obedecer o projeto e as necessidades da empresa que fará seu uso, observando como é o cotidiano do local e obedecendo aos critérios de normas técnicas para um resultado eficaz.
Como calcular e dimensionar o piso industrial?
Antes de calcular e dimensionar um piso industrial é preciso fazer uma lista de perguntas pensando sobre a função que o piso deverá exercer, o local e outras características, como por exemplo:
- Qual é ramo de atividade o piso será aplicado?
- Haverá tráfego de empilhadeiras?
- Qual tipo de roda possuem?
- Quantos eixos?
- Haverá porta pallets?
- Quantos níveis?
- Qual é a carga máxima?
- Haverá tráfego de veículos ou somente pedestres?
- Qual é o tamanho do salão?
- Quantas juntas construtivas?
- Cura úmida ou cura química?
- O piso será feito com tela e treliça ou fibra?
- Que tipo de concreto usar?
É preciso que esses questionamentos sejam feitos em cada projeto e sejam analisados ainda o orçamento do novo empreendimento, as expectativas e os cuidados para que sejam evitadas interferências durante a obra, fazendo um bom controle e execução.
O orçamento da instalação do piso de resistência pode ser feito de acordo com os mesmos questionamentos, variando o preço conforme a região e a disponibilidade de materiais.
É muito importante pensar na camada de suporte do piso, o tipo de carregamento e sua geometria. Resumindo, o dimensionamento do piso deve ser elaborado seguindo os seguintes passos: análise de dados, cálculo dos esforços e o dimensionamento do piso.
O que devo ficar atento ao contratar esse serviço?
A primeira coisa que você deve ficar atento antes de contratar um serviço é procurar por uma empresa especializada e experiente na área, que já tenha trabalhos realizados com o piso de alta resistência e resultados satisfatórios.
Sabemos que, mesmo realizando uma instalação adequada do piso e tomando todos os cuidados com sua limpeza, com o tempo os pisos sofrem um desgaste natural e precisam de manutenção, neste momento também é preciso contratar uma empresa confiável.
É importante informar ao profissional as suas necessidade, o local e o tipo de uso do ambiente no qual o piso será aplicado, considerando as suas preferências e recebendo também as melhores recomendações da empresa contratada.
A Engenharia de Superfície pode te ajudar com a aplicação dos pisos de alta resistência. Atuamos no mercado desde 2007, com soluções para pisos comerciais, industriais e residenciais. Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO), e fábrica de material no interior de São Paulo.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis, especializados e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento agora!
1 Comments
[…] Engenharia de Superfície, por exemplo, possui mais de 12 anos de experiência na aplicação de pisos industriais de alta resistência e […]