Entenda mais sobre o Piso Poliuretano
03/06/2022Conheça os principais pisos para cozinha industrial
29/06/2022Existem algumas normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) muito importantes para os pisos industriais, principalmente em locais onde há o manuseio e armazenamentos de alimentos, assim como hospitais e clínicas médicas.
Essas normas ajudam a garantir ambientes mais limpos e higiênicos, evitando diversos problemas, principalmente relacionados à saúde das pessoas.
Obedecer à essas normas só traz benefícios para a sua empresa, garantindo um ambiente com as condições ideais para as atividades propostas e evitando multas e gastos extras futuros. Saiba mais sobre o assunto lendo o texto a seguir.
Principais normas da ANVISA para pisos industriais
Para os pisos industriais, a Anvisa exige cuidados referentes tanto a superfície como rodapés e revestimentos. É preciso instalar um piso resistente, impermeável, higiênico e fácil de limpar.
Em cozinhas industriais, por exemplo, recomendam pisos de cor clara, devendo mantê-los sempre limpos e bem conservados. Neste caso, os pisos de alta resistência são ideais, já que são fáceis de limpar e possuem muitas outras características benéficas.
De acordo com a Portaria 2916/11, de São Paulo, as principais exigências da Anvisa para pisos industriais se referem a pisos que sejam:
- Antiderrapantes;
- Fáceis de higienizar;
- Fáceis de realizar sua manutenção;
- Impermeáveis;
- Laváveis;
- Resistentes ao uso;
- Resistentes a produtos de limpeza e desinfecção;
- Revestidos com material liso.
A Anvisa também recomenda que os rodapés dos pisos sejam resistentes à lavagem e ao uso de agentes químicos de produtos de limpeza.
É recomendado utilizar rodapé com ângulos arredondados, pois sua forma evita o acúmulo de sujeiras, facilitando a limpeza e tornando o ambiente mais higiênico.
O revestimento das paredes também merece atenção, pois precisam ser lisas, impermeáveis, resistente à lavagem e ao uso de agentes químicos, prevalecendo a cor branca.
As cores claras são mais recomendadas em pisos e paredes, devido passar um aspecto de mais limpeza, além de ajudarem na reflexão da luz no ambiente, tornando-o mais amplo e iluminado.
Em cozinhas industriais, por exemplo, diversos equipamentos são de aço inoxidável, e a cor branca no piso e paredes ajuda a não interferir no índice de reflexão do aço, ou seja, não cria cantos e ambientes escuros, pelo contrário.
De um modo geral, a Anvisa não fala diretamente sobre o material que deve ser utilizado no piso industrial, mas sim sobre as principais características que ele deve ter.
Profissionais especialistas na área sabem exatamente quais pisos atendem aos critérios da Anvisa, por isso não hesite em pedir ajuda para quem realmente entende do assunto.
O que diz as normas da ANVISA sobre pisos industriais?
Além das recomendações mencionadas anteriormente da Anvisa para pisos industriais, ela também exige que os pisos sejam instalados de forma inclinada aos ralos, para que assim a água e demais líquidos não fiquem acumulados no ambiente.
Inclusive, todos os ralos e grelhas precisam possuir tampas, para que possam ser abertos e fechados sempre que necessário, evitando também a saída de insetos e mau odor no ambiente.
A orientação serve principalmente para cozinhas industriais, que precisam ter pisos impermeáveis, evitando a infiltração de água, que seja de fácil limpeza, evitando bactérias e fungos.
Seguir as normas da Anvisa é muito importante, já que este órgão tem como principal função proteger a saúde das pessoas, realizando o controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
Quando falamos de pisos industriais, a Anvisa possui um papel essencial na sua fiscalização, já que é encarregada de delegar às vigilâncias regionais a fiscalização e orientação sobre os materiais e normas de pisos de alguns ambientes específicos.
Os pisos industriais, de acordo com a Anvisa, precisam ser seguros de transitar, por isso são recomendados o uso de pisos antiderrapantes e bem nivelados, para evitar escorregões, tropeços e demais acidentes envolvendo os colaboradores da empresa/indústria.
Saiba quais são os pisos industriais aprovados pelas normas da ANVISA
Há diversos pisos existentes no mercado, mas o que seguem mais as recomendações da Anvisa são os Pisos de Alta Resistência, principalmente o Piso Uretano e o Piso Epóxi. Ambos possuem diversos benefícios, indo de acordo com as normas da Anvisa, como por exemplo:
- Facilidade na aplicação;
- Rapidez na secagem;
- Altamente resistentes;
- Duráveis;
- Seguros;
- Fácil limpeza;
- Higiênicos;
- Impermeáveis.
O Piso Uretano Argamassado, por exemplo, é um dos mais indicados para a aplicação do piso para cozinha industrial, tendo todas as características exigidas pela Anvisa, possuindo ainda grande resistência térmica.
De todos os revestimentos de alto padrão, o Uretano é provavelmente, o de melhor relação custo-benefício e um dos mais completos revestimentos para indústrias.
O Piso Uretano é muito indicado para o segmento alimentício e químico. Trata-se de um revestimento tricomponente, autonivelante, ou argamassado à base de resina uretânica, aplicado em uma única camada, de acabamento liso ou antiderrapante.
É ainda monolítico (sem juntas), que atende a todas as normativas da Anvisa Federal e as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais. Oferece ainda proteção contra a maioria dos produtos químicos e agentes oxidantes, além de ácidos e outros tipos de componentes alimentícios.
Além da extrema resistência química, o Piso Uretano possui elevada resistência mecânica, capacidade de absorção de impactos, resistência a umidade e também a ciclos térmicos, suportando variações de temperaturas entre -90ºC e 120ºC.
As instalações de acondicionamento de carne, que contêm freezers frios e refrigeradores, exigem pisos que possam suportar temperaturas extremas de calor e frio.
Por essas razões acima citadas, esse revestimento é muito utilizado em câmaras frigoríficas e centros de distribuição onde há tráfego pesado de empilhadeiras.
Como uma característica da resina, o uretano possui um curto “pot life” – tempo de manuseio após misturados todos os componentes – reduzindo o tempo de aplicação e minimizando riscos dentro da estação fabril.
O Piso Uretano possui também cura rápida, a partir de 12 horas, permitindo que o espaço seja utilizado após esse tempo, diminuindo perdas de produção por paralisações de muitas horas para reformas.
Os pisos de alta resistência, principalmente o Piso Epóxi e o Piso Uretano além de seguirem as normas da Anvisa, ainda possuem características extremamente benéficas para o seu projeto, principalmente no que diz respeito à sua resistência, longa durabilidade e ótima estética.
Ambos possuem a opção de superfície lisa ou antiderrapante, sendo que a segunda indicação é a mais recomendada pela Anvisa, proporcionando mais segurança para quem transita no local.
Estes mesmos pisos são monolíticos, ou seja, não possuem juntas de dilatação, fator que contribui para evitar a proliferação de fungos, bactérias e o acúmulo de sujeira em si.
Os pisos industriais de alta resistência possuem ainda boa absorção de água, sendo fáceis não apenas para limpar, mas para realizar também sua manutenção. Inclusive, são pisos tão versáteis que podem ser aplicados em diversos ambientes, desde indústria até residência, ambientes internos e externos.
Instale seu piso de acordo com as normas da Anvisa com a Engenharia de Superfície!
A Engenharia de Superfície trabalha, há mais de 12 anos, com a instalação de diversos tipos de pisos industriais e pisos comerciais. Trabalhamos com os pisos de alta resistência oferecendo um excelente custo-benefício para o seu projeto.
Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO), e fábrica de material no interior de São Paulo, fazendo entregas para todo o Brasil.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco e tenha o piso ideal para o seu projeto!