Como Fazer Pintura de Estrutura Metálica. Saiba mais!
19/01/2023Pavimentos Industriais: como eles podem melhorar a produtividade da sua empresa?
10/02/2023Para conservar bem o aspecto estético do ambiente e ter um piso confortável de trafegar e durável é preciso entender como recuperar um piso industrial da forma correta.
Os pisos industriais são expostos diariamente a diversas situações que podem causar arranhões, danos e maiores estragos se não forem tratados a tempo.
Em ambiente industriais, por exemplo, o piso recebe impactos pesados, desgaste do tempo e uso, derramamentos de líquidos e muitos outros fatores.
É preciso fazer uma correta limpeza e manutenção para que o piso dure por mais tempo e cumpra bem com a sua função. Para esse tipo de trabalho, busque sempre uma equipe experiente, capacitada e que saiba recuperar o seu piso da melhor forma possível.
Leia o conteúdo a seguir e entenda como recuperar um piso industrial!
Para que serve a recuperação de piso industrial?
Talvez você esteja se perguntando “como recuperar um piso industrial” e podemos dizer que há várias formas, principalmente para quem entende do assunto.
Os pisos industriais, conhecidos também como Pisos de Alta Resistência, são conhecidos por serem altamente resistentes, duráveis, seguros e possuírem muitos outros benefícios ao serem aplicados nos projetos.
Eles são conhecidos por suportarem cargas elevadas e frequentes em sua superfície, por isso, chega a ser estranho precisarem de recuperação por conta de danos.
Contudo, é normal que com o tempo esse tipo de piso precise de manutenção, e dependendo das situações ao qual passou, ele precise ser recuperado de forma mais profunda.
A recuperação desse tipo de piso serve justamente para renová-lo, removendo imperfeições e demais problemas apresentados, sem a necessidade de trocar o revestimento.
Esse procedimento conserta desgastes superficiais, fissuramentos, delaminações e muitas outras patologias que costumam provocar sérios danos estruturais e também afetar a produtividade dos colaboradores da empresa.
Mesmo o piso industrial sendo muito resistente, com o tempo ele pode perder o seu brilho e sofrer alguns danos ocasionados pelo movimento constante de pessoas e máquinas pesadas, também pela falta de cuidados na hora da limpeza etc.
No geral, é importante entender como recuperar um piso industrial para trazer brilho para a superfície do revestimento, garantir mais durabilidade e resistência por mais tempo.
As principais causas de problemas em pisos industriais
Há diversos fatores que causam problemas em pisos industriais ao longo do tempo, por isso é importante saber como recuperar um piso industrial, sendo que este serviço é mais barato e menos trabalhoso do que trocá-lo por outro. Dentre as causas estão:
- Uso excessivo e desgaste natural;
- Falta de manutenção regular;
- Exposição a elementos químicos e substâncias corrosivas;
- Impactos repetidos e cargas pesadas;
- Instalação incorreta ou uso de materiais inapropriados;
- Danos causados por equipamentos pesados e veículos industriais;
- Variações de temperatura e umidade.
Apesar dos pisos industriais possuírem diversas características vantajosas, principalmente sendo muito fortes e duráveis a diversas coisas, é importante seguir alguns cuidados, como a forma correta de limpá-lo, de conservá-lo e de fazer suas manutenções no tempo indicado.
A recuperação de piso industrial pode ser feita de diversas formas, de acordo com o tipo de revestimento. Alguns processos conhecidos como Lixamento e Polimento de Piso também ajudam a resgatar as características iniciais dos pisos. Veja abaixo alguns exemplos da recuperação de alguns pisos industriais:
Como recuperar um piso industrial de concreto polido?
Para fazer uma recuperação de piso industrial no piso de concreto polido é preciso identificar primeiro o problema, fazendo um diagnóstico para saber qual procedimento será o ideal e por onde começar.
Há diversos fatores que podem causar impactos e defeitos em um piso, fazendo com que ele precise de uma recuperação como, por exemplo:
- Desgaste superficial na superfície do piso: isso ocorre quando há um desprendimento do cimento e pequenos grãos de areia em sua superfície. O desprendimento é provocado pela baixa resistência que o piso apresenta à abrasão;
- Delaminação: ocorre um desplacamento mais superficial no acabamento do piso. Isso acontece a partir do selamento prematuro que há na superfície, antes que seja feita a cura correta do concreto. Neste caso, há uma retenção de água na camada que deveria ser impermeável;
- Trincas e fissuras: problemas recorrentes em diversos pisos ao longo do tempo, são causados quando há algumas deficiências que afetam diretamente o comportamento da base ou pela movimentação de placas.
Em cada caso desses é preciso ter um cuidado diferente, ou seja:
- Para o desgaste superficial: o tratamento do piso se dá a partir da aplicação de um tipo de endurecedor químico, que é feito depois de uma limpeza profunda com escovas abrasivas. Assim, aplica-se seguidamente o produto para que seja possível garantir a eliminação eficiente da porosidade superficial que possa ainda haver no local;
- Para a delaminação: o reparo ocorre através de um corte geométrico feito diretamente na área danificada. Assim, é possível que se faça a regularização da superfície, proporcionando um acabamento com a espessura adequada para aplicar argamassas;
- Para as fissuras e trincas: é preciso recortar a área que precisa ser recuperada e, assim, preencher o espaço com argamassa que seja epóxi, de alta resistência. Além disso, é necessário que se faça um corte para alinhar as juntas.
Como recuperar um piso industrial de garagem
Do mesmo modo como ocorre no caso anterior, é preciso que consideremos a origem da patologia (que também podem ser as que citamos anteriormente) no piso de garagem. Somente a partir de um diagnóstico conciso é que se pode pensar na solução mais pertinente para o problema.
Mas, de modo geral, dependendo do tipo de revestimento que o piso possui, é possível que seja trocada apenas a parte afetada pela patologia. Assim, não há uma necessidade de grandes mudanças na estrutura deste revestimento.
Em contrapartida, como mencionamos, é preciso que o diagnóstico seja minucioso pois, muitas vezes, trocar apenas a parte danificada é o mesmo que “tapar o sol com a peneira”. Portanto, em caso de dúvidas, não hesite em questionar um profissional de confiança e qualificado. Assim, é possível estipular as possíveis causas e soluções do problema.
Como recuperar um piso industrial epóxi
Os pisos epóxi apresentam muitos benefícios para quem os usa em suas indústrias. Eles apresentam um acabamento perfeito e, além disso, auxilia no processo e manutenção de limpeza. Tudo isso garante um piso sempre limpo e com um aspecto de recém aplicado.
Porém, o problema aparece quando algumas patologias começam a surgir em determinadas partes do piso. Assim, ficam evidentes diversas marcas e irregularidades que podem comprometer não somente a estética, como a segurança no local.
A recuperação pode ser um pouco mais demorada que em outros casos e, assim, pode acarretar a paralisação por mais tempo. Portanto, é preciso certo planejamento para garantir uma recuperação eficiente, para que a mesma não seja interrompida devido a outras necessidades do empreendimento em questão.
Como funciona o processo de recuperação de piso industrial?
Você deve estar se perguntando “afinal, como recuperar um piso industrial?”. Podemos dizer que são diversas as etapas, mas o principal é buscar primeiro uma equipe experiente no assunto.
Uma empresa responsável e que já trabalha com pisos industriais automaticamente já costuma utilizar métodos e materiais de qualidade e apropriados. Geralmente costumam seguir um processo semelhante para que o resultado seja o melhor como, por exemplo:
- Preparação: limpar o piso e remover qualquer sujeira, seja de óleo, graxa ou outros contaminantes. Se houver rachaduras é preciso repará-las com massa epóxi;
- Lixamento: é preciso lixar o piso com uma lixa grossa para remover a camada superficial danificada e nivelar melhor superfície do piso;
- Limpeza: é muito importante também limpar o piso com um detergente forte para remover todos os vestígios de lixamento e contaminantes, deixando secar completamente;
- Aplicação de revestimento: depois é necessário aplicar uma camada de revestimento epóxi, seguindo as instruções do fabricante. Deixe secar completamente antes de aplicar a segunda camada;
- Acabamento: Por fim, é preciso lixar o piso com uma lixa fina e aplicar uma camada de verniz para proteger o revestimento. Deixe secar completamente antes de usar o piso novamente.
Então, como recuperar um piso industrial? Para que esse processo ocorra da melhor forma possível é muito importante contar com uma equipe especializada e que utiliza materiais de qualidade e as melhores técnicas para o tipo de ambiente e necessidade do cliente.
A recuperação de piso possui um excelente custo-benefício, principalmente se comparado a troca de um piso que gera mais gastos, mais resíduos, tempo gasto, pausas nas atividades e trabalho.
Lembre-se ainda de respeitar o tempo de cura do piso, para liberar o tráfego no momento correto, evitando dores de cabeça. Inclusive há um tempo de secagem específico para o tráfego de pessoas e para o tráfego de máquinas pesadas. Peça orientações aos profissionais que realizarem este tipo de serviço em seu projeto.
Também é importante entender que pisos industriais precisam de manutenção no período de cinco a dez anos de uso. Dessa forma, eles podem continuar proporcionando vantagens para o local onde são aplicados.
Somos especialistas em como recuperar um piso industrial
A Engenharia de Superfície trabalha há mais de 12 anos com a aplicação e recuperação de piso industrial. Atuamos no mercado desde 2007, com soluções para pisos comerciais e industriais. Somos de, fato, uma empresa que sabe como recuperar um piso industrial.
Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO) e fábrica de material no interior de São Paulo. Trabalhamos sempre com materiais de qualidade, proporcionando os melhores resultados para o projeto de nossos clientes.
Contamos ainda com uma equipe de profissionais experientes, responsáveis e especializados no assunto, sempre disponíveis para tirarem suas dúvidas e oferecerem o produto mais adequado ao seu ambiente.
Entre em contato e faça um orçamento conosco!