Conheça os pisos com liberação rápida para tráfego
14/04/2022O que são Pisos Autonivelantes?
28/04/2022O piso industrial se destaca por ser altamente resistente e durável, ele é bastante indicado para o uso em indústrias, empresas e comércios, devido suportar o tráfego pesado e frequente de pessoas e máquinas.
Apesar de ser usado em lugares de maior circulação de pessoas e maquinários, ele tem sido bastante aplicado em residências e demais projetos de arquitetura e design, dando um ar mais rústico e elegante ao ambiente.
Se você deseja saber mais sobre o piso industrial e qual é o correto para o seu projeto, continue lendo o texto a seguir!
O que é um piso industrial?
O piso industrial, conhecido também como Piso de Alta Resistência, tem uma estrutura mais forte do que os pisos comuns, tendo sua base de concreto, uma camada de desgaste e a cura.
Sua execução funciona semelhante ao trabalho feito em uma laje de concreto armado, ou seja, sobre o solo é colocada uma malha de ferro, logo sendo preenchida por concreto. Após esse processo, o piso é revestido com materiais específicos, de acordo com o objetivo do cliente e profissional, ou é polido.
Devido ser um piso altamente resistente, suportando diversas cargas em sua superfície, quedas de objetos e produtos químicos, ele possui uma durabilidade bastante longa.
É usado com frequência em fábricas e estacionamentos, proporcionando mais segurança e praticidade para os locais. Sua função principal é absorver os pesos existentes em sua superfície.
Apesar do piso industrial ser usado comumente em indústrias e comércios, muitas pessoas têm aderindo ele ao seu projeto residencial, explorando outras características que ele proporciona, como sua estética diferenciada e sua facilidade de limpeza.
É um piso que se adapta a diferentes tipos de estilos decorativos, combinando com ambientes mais modernos e também os mais rústicos.
É fácil de ser aplicado, se feito por profissionais capacitados e experientes, além de secarem rapidamente, liberando o local em poucas horas para o seu uso normal.
Conheça os tipos de piso industrial
Existem diversos tipos de piso industrial, a maioria possui características em comum que são: alta resistência, grande durabilidade, versatilidade, fácil limpeza e manutenção. Conheça abaixo os principais e melhores utilizados atualmente:
O piso industrial Epóxi é feito com uma base de resina epóxi, que endurece quando misturado com um catalisador ou endurecedor. Possui alta resistência química e mecânica.
É ideal para ambientes que entram em contato com reagentes químicos. Sua superfície é altamente brilhosa, com uma estética muito bonita, dando a impressão de estar sempre limpo.
No mercado, encontramos esse tipo de piso industrial em cores neutras, como o branco e cinza, e também colorido, com muitas tonalidades e opções de desenhos para serem trabalhados.
O Piso Uretano possui, assim como os outros Pisos de Alta Resistência, resistência à produtos químicos, resistência térmica, alta resiliência, fácil assepsia e secagem rápida.
É fabricado com base na resina uretano, associada a isocianetos. No mercado, este tipo de revestimento também é conhecido como poliuretano vegetal ou concreto vegetal.
O Piso de Concreto Polido é bastante popular em projetos industriais, comerciais e até mesmo residenciais. Ele é bastante confundido com o Piso de Cimento Queimado, devido sua aparência. Contudo, o primeiro tem a vantagem de ser ainda mais resistente a produtos químicos e impactos.
É um piso muito durável e higiênico, no qual impede a presença de ácaros, bactérias, manchas, vazamentos e umidade. É fácil de limpar, evitando o acúmulo de poeira e outros resíduos; além de auxiliar na impermeabilização da superfície e escoamento de água.
Pode ser aplicado tanto em ambientes internos como externos. No caso de ser aplicado em residências, não há a necessidade de fazer os reforços de estrutura para cargas pesadas.
- Piso de Cimento Queimado
O Piso de Cimento Queimado é o mais econômico de todos, possuindo aparência neutra e proporcionando fácil de limpeza. É uma ótima opção para ambientes como casa e espaços comerciais.
É um piso simples de ser feito, precisando apenas de uma base de cimento, areia e água. Contudo, atualmente existem produtos desenvolvidos para dar a aparência do piso de cimento queimado e diminuírem, assim, o trabalho na hora de fazê-lo.
Como escolher o piso industrial correto?
O piso industrial, no geral, é muito versátil estando presente em projetos industriais, comerciais, empresariais e até mesmo residenciais. Ele é bastante utilizado em:
- Indústrias de todos os segmentos;
- Frigoríficos;
- Cozinhas industriais;
- Hospitais;
- Clínicas;
- Laboratórios;
- Shoppings;
- Galpões;
- Oficinas de máquinas pesadas;
- Pátios de manobras;
- Escritórios;
- Montadoras;
- Concessionárias;
- Quadras esportivas.
Veja algumas características que se destacam nos principais tipos de pisos industriais:
Piso Epóxi
O Piso Epóxi se destaca principalmente por sua alta resistência química e mecânica; por isso é ideal em ambientes onde há o contato constante com produtos e reagentes químicos.
Possui alto brilho e a possibilidade de criar diferentes texturas, formas e desenhos em sua superfície. É um excelente piso para quem deseja fazer algo diferenciado no ambiente, sendo bastante decorativo.
Piso de Concreto Polido
O Piso de Concreto Polido é ideal para quem busca um ar mais rústico ao ambiente, tendo a estética semelhante ao Piso de Cimento Queimado, mas sendo mais resistente.
Também suporta produtos químicos e possui excelente proteção contra ácaros, bactérias, manchas, umidade, dentre outros. É fácil de limpar e excelente para ambientes onde a higiene é requisitada.
Esse tipo de piso ajuda na impermeabilização do ambiente e escoamento da água. Pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto externos.
Piso de Cimento Queimado
O Piso de Cimento Queimado, como já mencionado, possui estética parecida com o de Concreto Polido, mas sua forma de aplicação e materiais são diferentes.
Este tipo de piso possui uma superfície lisa e nivelamento alinhado. Sua aplicação pode ser feita em diversas superfícies, possuindo ótima resistência e a opção de ser antiderrapante. É fácil de limpar, não acumulando poeira facilmente, evitando também a disseminação de bactérias, fungos etc.
Esse piso é conhecido popularmente como “piso de chão de fábrica”, tendo uma aparência mais rústica. Se destaca por seu baixo custo de manutenção, sendo ideal para quem deseja economizar.
Piso Uretano
Por fim, o Piso Uretano é um dos mais resistentes de todos, sendo o mais rápido na secagem e liberação do espaço. É um piso impermeável, evitando o acúmulo de água e a proliferação de fungos e bactérias. Suporta variações térmicas e é bastante higiênico, seguindo as regras da Anvisa para cozinhas industriais.
Você pode optar ainda pelo Piso Uretano Argamassado que é bastante utilizado em indústrias de alimentos e bebidas, frigoríficos, laticínios, indústrias químicas, câmaras frias, lavagem, corte etc.
E também há o Piso Uretano Autonivelante ideal para o uso em indústrias de alimentos e bebidas em geral. Indicado para áreas como cozinhas, moagem, estoque e expedição. Tendo sua superfície lisa, mas antiderrapante.
Em resumo, é difícil escolher entre tantos pisos industriais excelentes, por isso é tão importante buscar empresas e profissionais experientes no assunto, assim você terá a indicação do piso ideal para o seu projeto, de acordo com seu objetivo e necessidade.
Somos especialistas em piso industrial
Se você busca aplicar o piso industrial correto em seu projeto, conte a ajuda da Engenharia de Superfície. Atuamos com pisos industriais de alta resistência, principalmente pisos que seguem normas da Anvisa.
Estamos há mais de 12 anos no mercado, com trabalhos realizados em Goiânia (Goiás), Brasília (DF), Palmas (Tocantins), Anápolis (Goiás) e também em todo o interior dos estados.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Solicite um orçamento conosco!