Piso Antiderrapante: Como escolher o ideal?
18/03/2021Quais são as exigências da ANVISA para pisos industriais?
13/04/2021O Piso Granitina é usado desde muito tempo atrás. Foi criado por venezianos que revestiam grande parte das construções da antiga Europa.
É conhecido como Piso Granitina, Piso Granilite ou Piso de Granilha. Possui esse nome devido ser feito de grãos de rochas moídas, derivados de um processo de moagem seletiva por cores e granulometria.
Pode ser aplicado em diversos lugares, desde indústrias até residências, possuindo diversos benefícios que falaremos melhor neste artigo. Confira!
Conheça mais sobre o Piso Granitina
Sabe aquele piso bem bonito, liso, brilhoso e com algumas manchinhas? É o Piso Granitina. Ele possui as manchas devido ser composto por pedacinhos de granito, mármore, calcário, quartzo, dentre muitos outros minérios.
Também conhecido como Granilite, esse tipo de piso é monolítico (não possui rejunte). Além dos grãos de granito, são misturados aditivos especiais com cimento (comum ou branco) e pode ser pigmentado conforme escolha do cliente.
Após a mistura do piso, ele pode ser moldado no local de aplicação, utilizando as juntas de dilatação para moldar as formas/mosaicos escolhidos.
No geral, o Piso Granitina é feito com três tipos de materiais, são eles: cimento, granitina e junta de dilatação. O processo para sua aplicação consiste basicamente das seguintes etapas: fundição, polimento e acabamento com impermeabilizantes.
A granitina pode ser usada tanto para o piso como para revestimento de parede. Após curada, a granitina fundida deve ser polida com máquinas e abrasivos apropriados, com o objetivo de alisar a sua textura e uniformizar a sua aparência.
Atualmente existem granitinas fabricadas que são comercializadas com acabamento lustrado, igual ao de um mármore.
As granitinas com acabamento lustrado, afora mediante alguma situação especial (necessidade de nivelamento, por exemplo), não são lixadas.
Apesar da maioria das granitinas fabricadas serem lixadas após sua colocação, nem todas precisam desse processo.
Quais são os benefícios e vantagens do Piso Granitina?
O Piso Granitina possui diversos benefícios e vantagens, dentre os principais e mais importantes estão sua alta resistência e durabilidade. Também possui:
- Baixo custo;
- Fácil limpeza
- Fácil manutenção;
- Totalmente recuperável.
É um piso que necessita apenas do uso de detergente neutro, enceradeira, e cera de alto brilho. Fazendo o uso apenas desses produtos é possível manter o piso sempre limpo.
Para evitar manchas e arranhões no Piso Granitina, ele deve ser lavado com vassoura e sabão neutro. Nunca utilize abrasivos, ou ainda químicos que não sejam à base de água. Deve-se também, pelo menos uma vez por mês, aplicar cera (somente à base de água).
Se executados com materiais de qualidade, maquinário e mão-de-obra adequados, e sobre contrapiso regularizado, firme e de boa espessura, os pisos de granitina podem durar por três ou quatro décadas.
Como manutenção, sugere-se a reaplicação da resina ou base seladora a cada dois anos ou conforme orientação da empresa, a depender da formulação do piso escolhido.
Por ter uma durabilidade maior que os pisos de cerâmica e similares, e ter ainda um aspecto semelhante aos pisos de mármore e granito natural a um preço mais acessível, os pisos de granitina são uma ótima opção.
O granilite em si, devido alguns componentes utilizados em sua formulação, à exemplo do cimento, por vezes apresenta pequenas fissuras ou trincas que, na maioria das vezes, são imperceptíveis. Tais ocorrências existem devido às movimentações da estrutura.
Quando os defeitos tornam-se maiores é necessário um tratamento para revitalização do Piso Granitina, que, a depender da profundidade dessas rachaduras, podem basear-se nos polimentos/estucagens ou até mesmo na reedificação do piso.
A granitina é muito versátil, podendo ser usada em pisos, revestimentos, artefatos de cimento, paisagismo, decoração, bricolagem, dentre muitos outros.
Além dos belos tons naturais são oferecidas com pigmentação nas mais variadas cores e sua moagem seletiva permite seu uso nos mais diversos projetos. A Granitina é oferecida com variações de cores e tamanhos que são selecionados na moagem.
A granitina misturada ao cimento branco estrutural dará origem a um piso de qualidade, resistente a impacto e a abrasão.
A praticidade e o preço da granitina hoje, que é cerca de 50% mais barato que o mármore, além da facilidade de manutenção, fez com que a granitina virasse moda na construção civil, sendo utilizada com freqüência em grandes empreendimentos.
Quais são os locais indicados para o Piso Granitina?
Basicamente existem dois tipos de Piso Granitina, são eles: Piso de Granilite Fulget, de aspecto mais rústico, cujo relevo e textura das pedras são mantidos, e o Granilite Polido, que tem um acabamento mais liso, sofisticado, brilhoso e espelhado.
Independe do tipo de Piso Granitina, ele pode ser aplicado em diversas áreas e setores como, por exemplo:
- Áreas de preparação de alimento;
- Escolas;
- Escritórios;
- Frigoríficos;
- Galpões;
- Hospitais;
- Indústrias em geral;
- Postos de saúde;
- Presídios;
- Residências;
- Salas comerciais;
- Shoppings;
- Teatros.
O Piso Granitilite também é bastante usado em áreas comuns de condomínios e prédios, lojas e igrejas.
Pode ser usado tanto em ambientes internos como externos. Em ambientes mais úmidos, o mais indicado é o Piso Granitina Polido, devido ter características antiderrapantes, evitando acidentes.
Também pode ser utilizado em escadas e rampas, fazendo-se uso de fitas com abrasivos para segurança, e em áreas externas, desde que secas.
Conheça as indicações para o Piso Granitina
O Piso Granitina precisa ser edificado sobre um contrapiso regularizado e sarrafeado, sem ondulações, e que tenha um bom lastro, de forma a reter/absorver possíveis movimentações da estrutura, a fim de evitar potenciais rachaduras no granilite.
A questão das juntas de dilatação também merece destaque, visto que a argamassa utilizada em sua fixação deixa o granilite mais espesso nestes pontos, o que pode suscitar em uma maior propensão a futuras trincas.
Para se obter o aspecto liso e brilhoso, o granilite polido exige que sejam utilizadas máquinas de polimento e estucagens, que poderão ser realizadas repetidas vezes, até que não haja mais relevo e/ou furos na superfície.
Quando atinge-se esta uniformização, aplicam-se camadas de impermeabilizantes à base de água ou de solventes (resina), que proporcionarão ao seu piso brilho, beleza e limpeza facilitada.
Se depois de muito tempo de uso o piso apresentar qualquer tipo de desgaste, basta lixar e polir para que a superfície volte a brilhar como novo.
No geral, para que o Piso Granitina dure por muito mais tempo é preciso fazer a sua correta limpeza e manutenção. Também é preciso buscar profissionais capacitados e experientes.
A Engenharia de Superfície trabalha com os dois tipos de Piso Granitina, oferecendo diversos formatos e cores, conforme o pedido do cliente.
Atuamos no mercado desde 2007, com soluções para pisos comerciais e industriais. Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO), e fábrica de material no interior de São Paulo.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!