Conheça a importância dos Pisos de Alta Resistência
01/10/2021Pisos para laticínios revestidos a partir de uretano
16/10/2021Os pisos epóxi são muito resistentes e versáteis, sendo muito indicados para aplicação em indústrias, fábricas, comércios e até mesmo em residências.
Eles servem tanto para projetos construídos do zero, como para reformas de pisos já existentes. Possuem muitas vantagens, inclusive a facilidade de serem aplicados, além de fácil limpeza e manutenção.
Confira, no texto de hoje, o que são os pisos epóxi, suas vantagens, como funciona sua manutenção e qual empresa você pode buscar para ter os melhores resultados. Vamos lá?
O que são pisos epóxi?
Resumidamente, os pisos epóxi são o conhecido porcelanato líquido ou resina epóxi, um produto muito versátil utilizado não apenas em pisos mas para diversos outros fins.
Os pisos epóxi são bicomponentes, ou seja, um sistema de pintura produzido em poliuretano alifático nobre, de baixa espessura e que possui secagem rápida, por isso são indicados para diversos ambientes industriais que não podem parar seus serviços por muito tempo.
Encontramos diversas opções de cores no mercado, podendo formar diferentes tipos de desenhos, por isso estão muito presentes em projetos de design e arquitetura também.
São pisos que servem para diferentes tipos de aplicações decorativas, fornecendo uma superfície bonita, brilhosa, espelhada e com ar de limpeza.
No geral, são pisos que apresentam espessura que varia entre 200 a 250µm (microns), quando são aplicados em duas demãos. Possuem ainda ótimas características químicas e mecânicas, além de ter a opção de superfície lisa ou antiderrapante.
É preciso ficar atento quanto a diferença entre a resina epóxi e a resina de poliuretano. No primeiro caso, a resina epóxi é despejada sobre o piso e espalhada com uma espécie de rodo, já a resina de poliuretano é aplicada com um rolo, em procedimento parecido com a pintura.
No caso da segunda opção o tratamento da superfície exige mais cuidados.As duas alternativas também se distinguem pelo local de utilização. O piso com resina epóxi só deve ser aplicado em áreas internas, enquanto o com resina de poliuretano costuma ser usado em ambientes externos.
Vantagens em escolher Pisos Epóxi
São muitas as vantagens de utilizar os pisos epóxi em seus projetos, afinal eles possuem alta resistência e durabilidade, são fáceis de serem aplicados, além de proporcionarem uma secagem rápida. Confira abaixo outras vantagens de escolher este tipo de piso:
- Alta resistência química e abrasiva;
- Alto desempenho mecânico;
- Aplicação prática e rápida;
- Aplicável sobre variados tipos de substrato;
- Aspecto vítreo da superfície;
- Aumento na rigidez das superfícies;
- Camada única de maior densidade;
- Diversas cores, padrões e acabamentos (fosco ou brilhante);
- Excelente durabilidade;
- Fácil instalação;
- Facilita na limpeza e manutenção;
- Não acumula poeira nem sujeira, devido ser um piso monolítico (sem juntas);
- Impermeável, com dificultando para a proliferação de micro-organismos;
- Resistente a tráfego pesado e à impactos;
- Revestimento de extrema assepsia;
- Textura lisa ou antiderrapante.
São pisos de fácil higiene, ideais para ambientes que exigem tais cuidados, inclusive não geram muitos resíduos devido dispensarem a etapa de retirada do acabamento pré-existente.
Não há também desperdício de materiais, se comparados a produtos convencionais que exigem recorte de peças para ajustá-las ao tamanho do ambiente.
O sistema autonivelante possui propriedades de alta fluidez e auto acomodação proporcionando um acabamento vítreo, garantindo assim total proteção ao substrato.
Pisos epóxi podem ainda ser aplicados em diferentes tipos de revestimentos como, por exemplo: estruturas metálicas, azulejos, pisos, alvenaria e piscinas. Só não são indicados para pisos de madeiras, devido sua dilatação.
São pisos impermeáveis e altamente resistentes, oferecendo segurança contra escorregões, resistência a ataques químicos e abrasivos, suportando trânsito leve, médio e elevado, seja de pessoas ou máquinas.
Uma das maiores vantagens dos pisos epóxi é em relação a sua assepsia, já que são fáceis de limpar, possuindo uma superfície completamente lisa e sem juntas, não permitindo o acúmulo de bactérias. São pisos ideais para ambientes como cozinhas industriais, clínicas e hospitais.
Pisos epóxi são muito fortes e resistente à impactos, por isso eles não correm o risco de trincar, crackear e apresentar outras patologias, como acontece com o piso de concreto.
Se o espaço terá tráfego pesado, é possível ainda aplicar um revestimento antiderrapante epóxi, resultando em uma superfície texturizada com mais proteção. Essa superfície texturizada adicional é muito usada em plataformas, rampas, oficinas mecânicas etc.
Devido serem pisos muito versáteis, eles podem ser aplicados em diferentes tipos de segmentos como, por exemplo: armazéns, fábricas, galpões, garagens, hospitais, indústrias, laboratórios, oficinas, quadras esportivas, dentre muitos outros.
Manutenção dos pisos epóxi
Tanto a limpeza como manutenção dos pisos epóxi são fáceis de serem realizadas. Após sua aplicação e secagem, o piso pode ser usado após 48 horas.
No geral, a aplicação dos pisos epóxi é feita com uma resina em estado líquido sobre o piso. Após seca, ela forma uma única camada, sem juntas. Porém, para um resultado impecável, são indicados alguns cuidados antes da aplicação como, por exemplo:
- Preparação da superfície;
- Tratamento de fissuras;
- Uso do primer;
- Fazer o polimento.
Os pisos epóxi podem ser aplicados sobre áreas que não estejam perfeitamente niveladas, mas é muito importante que a superfície esteja livre de gorduras, partículas soltas e umidade.
É importante limpar todo o piso, dessa forma é possível observar claramente quais são as irregularidades da base. Depois da limpeza do piso é preciso realizar o tratamento nas tricas, fissuras e juntas existentes no concreto. Se esse tratamento não for realizado a pintura epóxi ficará cheia de trincas que passaram do concreto para a superfície da pintura.
Também é necessário utilizar o Primer nos pisos epóxi, que serve como um “fundo” para a pintura epóxi. Ele faz com que o piso fique mais nivelado, tampando também os buracos existentes na base.
Após o primer é importante polir complemente todo piso por dois motivos: primeiro, para retirar as irregularidades; segundo, para que a pintura epóxi não se solte. Só assim, você pode colocar a pintura ou resina epóxi.
Lembre-se de adquirir resinas de qualidade para ter o resultado que deseja, além de observar o local de início e fim da aplicação, marcando o piso e evitando problemas de deslocamento.
É importante realizar a limpeza e manutenção nos pisos epóxi sempre que necessário, para torná-los ainda mais bonitos e duráveis. Veja abaixo algumas dicas:
- Limpe o piso com pano umedecido de água, sabão neutro e água sanitária diluída ou pura. Enxague bem o piso para não deixar resíduos;
- Encere com frequência a superfície com cera automotiva;
- Se possível, utilize feltro nos pés de móveis;
- Evite quedas de objetos pontiagudos sobre o revestimento.
Antes de qualquer coisa, busque profissionais responsáveis, qualificados e experientes no assunto, para que a aplicação seja bem feita, caso contrário podem surgir falhas e bolhas na superfície do piso, além de outros problemas resultantes de erros no processo.
Somos especialistas em pisos epóxi
A Engenharia de Superfície é uma empresa que realiza trabalhos com pisos comerciais e industriais há mais de 12 anos, atendendo toda a região Centro-Oeste.
Trabalhamos principalmente com Pisos Industriais de Alta Resistência e Impermeabilização de Telhado. Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Solicite um orçamento para instalação de pisos epóxis, levando diversas vantagens para o seu projeto. Conte conosco!