O que a ANVISA diz sobre pisos hospitalares
24/08/2022Piso para a Indústria Têxtil: Como escolher o melhor?
05/09/2022O piso para indústria automobilística não pode ser escolhido de qualquer forma, visto que o local conta com a movimentação de veículos pesados, manuseio de diversas ferramentas pesadas também e atividades que costumam causar sujeira fácil no chão.
É muito importante instalar pisos que possuem alta resistência e facilidade de limpeza, um exemplo é o Piso de Alta Resistência que conta com essas e muitas outras características benéficas para este tipo de ambiente.
Leia nosso post de hoje e veja mais detalhes para fazer a escolha ideal do seu piso para indústria automobilística!
O que é um Piso para Indústria Automobilística?
O piso para indústria automobilística, como o próprio nome sugere, é aquele tipo de piso ideal para indústria de veículos como carros, motos, caminhão etc.
A indústria automobilística é responsável por elaborar projetos de automóveis, trabalhar no desenvolvimento deles, na fabricação, publicidade e na venda dos mesmos.
Como os automóveis são grandes e pesados é preciso ter bastante atenção ao modelo de piso que será instalado nesses ambientes, já que pisos comuns podem quebrar com facilidade e surgir a necessidade de troca e reformas em pouco tempo.
Ficar trocando piso com frequência gera muitos gastos e pode ser algo muito incômodo, principalmente em locais de trabalho, atrapalhando o andamento das atividades.
Então os pisos ideais para a indústria automobilística são aqueles que suportam o tráfego pesado de veículos, máquinas e demais equipamentos grandes.
Também é importante contar com um piso que possui mais durabilidade, que seja antiderrapante, com facilidade de limpeza e manutenção, que possua resistência mecânica, química e térmica.
Os pisos de alta resistência, por exemplo, se encaixam perfeitamente no ambiente automotivo, afinal eles contam com diversos benefícios, principalmente a característica de suportar tráfego pesado e intenso em sua superfície. Falaremos melhor sobre eles nos próximos tópicos.
Quais são os pisos ideias para a indústria automobilística?
Dentro da categoria de pisos de alta resistência existem diversos modelos ideais de piso para indústria automobilística. Uma característica em comum que os tornam ideais para esses ambientes é a questão de serem monolíticos, ou seja, não possuírem juntas de dilatação.
Podemos dizer, então, que os pisos de alta resistência são ideais para esse tipo de indústria, principalmente por contarem com alta resistência, possuírem estética agradável, serem fáceis de instalar, rápidos na secagem, facilidade na limpeza e manutenção, terem a opção se serem antiderrapantes etc.
Dentre os principais modelos de pisos para a indústria automobilística podemos destacar esses a seguir:
- Piso Epóxi
O Piso Epóxi é um dos pisos de alta resistência mais utilizados atualmente, é muito bonito esteticamente, muito resistente, durável, seguro e fácil de limpar devido ser monolítico.
É feito com base em uma combinação de resinas e endurecedores. Encontramos no mercado ainda o Piso Autonivelante Epóxi e o Piso de Pintura Epóxi.
É um piso extremamente forte, por isso é tão aplicado em áreas de tráfego intenso, onde há a circulação de pessoas e o movimento de máquinas, como ocorre por exemplo em: shoppings, hospitais e supermercados.
Estão muito presentes também em garagens e na indústria automobilística, principalmente por sua resistência a substâncias como água, óleo, gasolina, água sanitária, fluido de transmissão, produtos de limpeza, entre outros componentes que normalmente danificariam outros tipos de pisos e seu substrato.
Esse tipo de piso permite criar estampas e diferentes tipos de desenhos e cores, por isso é ideal para a indústria automobilística, já que facilita na personalização e diferenciação de ambientes, ajudando inclusive na segurança do trabalho.
- Piso Uretano
O Piso Uretano, conhecido também como Piso Uretânico, é uma argamassa com grande resistência química e mecânica, muito versátil por isso se adapta a diferentes tipos de ambientes, sejam estes externos ou internos.
É um piso muito resistente e durável, formulado com base na resina de uretano, associado a isocianetos. É conhecido no mercado como um revestimento de poliuretano vegetal ou concreto vegetal, devido matéria prima ser extraída de óleos naturais.
Também é um revestimento monolítico, de ótimo desempenho, sendo dividido em Piso Uretano Argamassado e Piso Uretano Autonivelante.
Ambos possuem alta resistência química, física, térmica, alta resiliência, rápida secagem, liberação rápida para o uso do piso, fácil limpeza e manutenção, podem ser antiderrapantes ou não.
Seus principais benefícios são: resistência aos esforços de compressão, abrasividade e flexão; resistência a impactos; e capacidade de suportar à ação de agentes agressivos como ácidos orgânicos ou inorgânicos.
- Piso de Pintura PU (Poliuretano)
Já o Piso de Poliuretano (PU) é um composto bicomponente, à base de resina poliuretana, com adição e solventes, para aplicação como revestimento no sistema de pintura, de baixa espessura.
Possui uma estética agradável e apresenta alta resistência mecânica e química e um comportamento resiliente. Possui duas opções de textura no mercado, como a Tinta Poliuretano Brilhante e a Tinta Poliuretano Fosca. Suas cores são fabricadas e desenvolvidas baseadas nos padrões Munsell e RAL.
É um tipo de piso muito indicado para ambientes como: concessionárias, comércios, indústria farmacêutica, clínicas, indústria automobilística e laboratórios.
Entre os principais benefícios desse piso para indústria automobilística estão: alta resistência mecânica, alta resistência química, fácil alastramento, diversidade de cores, resiliência, impermeabilidade, fácil assepsia, bom apelo estético, fácil aplicação e aspecto superficial semi-liso.
No geral os pisos industriais de alta resistência são construídos com concreto usinado com elementos para manter sua estrutura, como barras de transferência, fibras metálicas ou sintéticas, cordoalhas ou telas com eletrosolda.
Pisos desse porte devem ser dimensionados por engenheiros qualificados e especializados, para que façam o necessário índice de planificação e nivelamento exigidos pelo projeto, e saibam sua correta utilização evitando defeitos, fissuras ou manutenção constante. Por isso é importante contar com o serviço de empresas e profissionais capacitados e experientes na área.
Quais são as principais características do Piso para Indústria Automobilística?
As principais características do piso para indústria automobilística são:
- Índice de resistência à abrasão
O índice de resistência à abrasão é definido como PEI – Porcelain Enamel Institute, que classifica os tipos de piso quanto à sua resistência de acordo com sua utilização. Para ambientes que exigem maior resistência os pisos de alta resistência devem ter PEI 4 e 5, apresentando resistência alta e muito alta.
- Índice de resistência a ataques químicos
Os pisos de alta resistência, em determinados casos, devem ter capacidade de resistir a ácidos e a substâncias aquecidas, o que exige o conhecimento de normas técnicas para a escolha do material a ser aplicado.
- Índice de resistência a escorregamento
Os pisos de alta resistência serão tanto resistentes ao escorregamento quanto mais áspero e rugoso ele for, gerando maior atrito. A medida para a resistência ao atrito segue a determinação de uma tabela denominada COF, que rede o atrito em presença de água, de óleo ou de substâncias escorregadias.
- Índice de resistência a manchas
A resistência às manchas está diretamente relacionada com a facilidade de limpeza do material aplicado no piso, que deve obedecer às regras da NBR 13.827, que classifica os revestimentos de acordo com uma tabela.
- Índice de resistência mecânica
A resistência mecânica é medida pela sua capacidade de absorção de água. Quanto menor for a absorção, menos espaço o piso possui entre suas partículas, o que garante maior resistência mecânica.
A resistência a riscos no piso não possui uma normalização no Brasil, considerando-se como referência a dureza do diamante na escala Mohs.
Lembrando que todo piso de alta resistência deve obedecer o projeto e as necessidades da empresa que fará seu uso, observando como é o cotidiano do local e obedecendo aos critérios de normas técnicas para um resultado eficaz.
Somos especialistas em Piso para Indústria Automobilística
No geral, o piso para indústria automobilística possui diversas vantagens, mas é preciso buscar empresas que possuem experiência na área, com profissionais capacitados e materiais de qualidade.
Se você deseja instalar um excelente piso para indústria automobilística conte com a ajuda da Engenharia de Superfície. Aqui trabalhamos com pisos de alta resistência que seguem todas as normas da Anvisa e que cumprem diversas características benéficas para a sua indústria ou comércio.
Atuamos no mercado desde 2007, com soluções para pisos comerciais e industriais. Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO) e fábrica de material no interior de São Paulo.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirarem suas dúvidas e oferecerem o produto mais adequado ao seu projeto.
Solicite um orçamento conosco!