Principais características do Piso Uretano
19/01/2022Conheça os benefícios do Polimento de Piso
02/02/2022A escolha do piso ideal para cozinha industrial precisa ser cuidadosa, afinal, é preciso obedecer as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pensar no conforto e segurança dos colaboradores em sua rotina de trabalho no local.
Também é importante pensar em pisos que sejam mais resistentes, duráveis, higiênicos, antiderrapantes e que permitam você economizar mais, evitando estragos e quebras, tendo que realizar poucas manutenções ao longo do tempo.
Veja algumas dicas que trouxemos para que você escolha seu piso ideal para cozinha industrial!
O que é Piso Industrial?
O piso industrial, como o próprio nome sugere, foi feito principalmente para indústrias, sendo excelente para aguentar intenso tráfego de pessoas e máquinas. Contudo, são pisos que também podem ser aplicados em comércios, empresas e até mesmo em residências.
Para realizar a sua instalação é preciso contar com profissionais experientes e capacitados na área, seja para aplicar o piso pela primeira vez no ambiente ou para aplicá-lo por cima de outro já existente.
É um piso altamente resistente e durável. Dependendo do modelo escolhido para o seu projeto, o piso ainda possui muitas outras características que atendem as normas da Anvisa como, por exemplo:
- Estética agradável;
- Resistência química;
- Resistência física;
- Resistência térmica;
- Impermeabilidade;
- Superfície lisa ou antiderrapante;
- Facilidade na limpeza e manutenção.
Qual é o tipo de piso ideal para cozinha industrial?
O piso ideal para cozinha industrial é aquele que atende as diversas exigências da Anvisa, entre elas: ser um piso monolítico (sem juntas), fácil de limpar e que não acumule água, evitando fungos e bactérias.
Há diversos tipos de pisos indicados para cozinha industrial, podemos mencionar, por exemplo, o piso Uretano Argamassado, Uretano Autonivelante, Epóxi, Epóxi Autonivelante e o Piso Argamasssado Cimentício (P600).
- Piso Uretano Argamassado
Um dos revestimentos de alta resistência mais utilizados em indústrias de alimentos e bebidas, frigoríficos, laticínios, Indústrias químicas, entre outras. Esse revestimento pode ser utilizando em vários ambientes diferentes, dependendo da demanda de cada área, como por exemplo, área de produção, câmaras frias, lavagem, corte, entre outras.
Com uma alta resistência física, química e térmica nosso revestimento está presente em empresas como, Ambev, Heineken, Petrópolis, Brasil Kirin, entre outras, espalhadas em território nacional e internacional.
- Piso Uretano Autonivelante
Também bastante utilizados em indústrias de alimentos e bebidas em geral, porém instalado em áreas onde não é necessário um coeficiente de atrito alto, podendo assim ter um revestimento de aspecto liso (porém antiderrapante), cozinhas, moagem, estoque, expedição, são algumas das áreas que esse revestimento é recomendado.
Outra preocupação que é solucionada com esse revestimento é a da assepsia dos locais, que vão se encaixar totalmente nas normativas brasileiras.
Com alta resistência física, química e térmica, fácil assepsia, e ótimo apelo estético nosso material está presente em empresas como, Leites Piracanjuba, Ambev, Heinz, entre outras.
- Piso Epóxi
Indicado para concessionárias, oficinas de veículos, estacionamentos em geral, estabelecimentos comerciais, distribuidoras etc. Oferece grande resistência física e química, fácil assepsia, ótimo apelo estético, pode ser executado em diferentes espessuras, de acordo com a necessidade de cada cliente.
A mais de 12 anos no mercado a Engenharia de Superfície já atendeu a Concessionária Honda, HP Transportes, Mercedes Benz, Tribunal de Justiça, entre outros clientes bastantes satisfeitos.
- Epóxi Autonivelante
Material autonivelante proporciona ótimo apelo estético, alta resistência mecânica e química, utilizado em concessionárias, estabelecimentos comerciais, indústrias farmacêuticas, laboratórios, indústrias automobilísticas, entre outros. Ideal para cliente que buscam estética e alta resistência no mesmo ambiente.
- Piso Argamassado Cimentício (P500 e P600)
Revestimento de alta resistência, podendo chegar a resistência de 80Mpa na compressão, muito utilizado em obras do exército, para revestir hangares onde são depositados tanques de guerra, deposito de mísseis. Também muito utilizando nas indústrias frigoríficas e em recuperações de pisos, seja eles de estacionamentos, ou quaisquer outros locais.
Vem sendo bastante utilizando em obras residenciais de alto padrão, pelos seus possíveis acabamentos um deles de concreto laminado, o famoso cimento queimado
O que a ANVISA diz sobre o piso ideal para cozinha industrial?
Conforme as orientações da Anvisa, o piso ideal para cozinha industrial precisa ser revestido com material sem trincas ou rachaduras, que seja antiderrapante, impermeável, lavável, de fácil higienização e que resista bem ao uso de produtos de limpeza e desinfecção.
O melhor piso para este tipo de ambiente é o monolítico, sem juntas, já que a Anvisa exige um revestimento que não possua aberturas que facilitem a proliferação de fungos e bactérias.
É preciso que seja aplicado levando em consideração uma inclinação suficiente em direção aos ralos para não permitir que a água fique estagnada e surjam odores desagradáveis.
Não é permitida a utilização de papelão, tapetes, carpetes ou outros materiais não sanitários para forração de pisos.
De todos os revestimentos de alto padrão, o Uretano é provavelmente, o de melhor relação custo-benefício e um dos mais completos revestimentos para indústrias.
O Piso Uretano é muito indicado para o segmento alimentício e químico. Trata-se de um revestimento tricomponente, autonivelante, ou argamassado à base de resina uretânica, aplicado em uma única camada, de acabamento liso ou antiderrapante.
É ainda monolítico (sem juntas), que atende a todas as normativas da Anvisa Federal e as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais.
O piso uretano, muito indicado para Cozinha Industrial e atende totalmente normas da anvisa para cozinha industrial, oferece proteção contra a maioria dos produtos químicos e agentes oxidantes, além de ácidos e outros tipos de componentes alimentícios presentes nas indústrias desses segmentos.
Além da extrema resistência química, o piso uretano possui elevada resistência mecânica, capacidade de absorção de impactos, resistência a umidade e também a ciclos térmicos, suportando variações de temperaturas entre -90ºC e 120ºC.
Por essas razões acima citadas, esse revestimento é muito utilizado em câmaras frigoríficas e centros de distribuição onde há tráfego pesado de empilhadeiras.
Como uma característica da resina, o uretano possui um curto “pot life” – tempo de manuseio após misturados todos os componentes – reduzindo o tempo de aplicação e minimizando riscos dentro da estação fabril.
Este revestimento possui também cura rápida, a partir de 12 horas, permitindo que o espaço seja utilizado após esse tempo, diminuindo perdas de produção por paralisações de muitas horas para reformas.
Cuidados ideais para o piso de cozinha industrial
Os principais cuidados que um piso ideal para cozinha industrial precisa é principalmente relacionado a sua limpeza e segurança, já que este é um ambiente no qual alimentos são manuseados e que pode ocorrer o derramamento de líquidos gerando riscos aos colaboradores.
É preciso dar a devida atenção ao sistema de água e esgoto de cozinhas industriais. A água precisa ser corrente e a cozinha deve estar ligada à rede de esgoto. Ralos e grelhas devem permitir o fechamento.
O esgoto e caixas de gordura devem ser dimensionados para suportar a demanda dos resíduos, estarem sempre em bom estado e ficarem fora da área de preparação e estoque dos alimentos. Animais, entulhos e objetos que não são mais utilizados devem ficar bem longe da cozinha, pois são agentes fáceis de contaminação.
Outro fator importante é em relação ao piso antiderrapante, proporcionando segurança para os colaboradores em suas atividades profissionais.
Então, no geral, o piso ideal para cozinha industrial é aquele que seja impermeável, lavável e que não apresenta rugas ou rachaduras. Sua limpeza também precisa obedecer as orientações da Anvisa como, por exemplo:
- A limpeza deve ser feita por pessoas especializadas, utilizando produtos regularizados pelo Ministério da Saúde, devidamente identificados e guardados em local separado dos alimentos;
- É necessária a higienização do piso e também dos equipamentos, sempre que for necessário e ao término do manuseio com os alimentos ou do turno de produção;
- Também é preciso ter cuidado com produtos aerossóis que podem deixar partículas suspensas no ar e contaminar os alimentos.
Se você deseja instalar o piso ideal para cozinha industrial busque empresas experientes no assunto, como a Engenharia de Superfície. que atua com pisos que seguem todas as normas da Anvisa.
Trabalhamos com a instalação de diversos pisos industriais, com materiais de qualidade e profissionais responsáveis e competentes. Nossa equipe está sempre disponível para tirar suas dúvidas e oferecer o serviço mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!