Pisos para Indústria Siderúrgica – Conheça o melhor!
17/11/2022Conheça mais sobre a tecnologia do Piso Uretano
25/11/2022Os pisos cimentícios são uma excelente opção para quem deseja ter um revestimento durável, versátil, resistente e com uma estética diferenciada.
Esse tipo de piso costumava ser utilizado com mais frequência em projetos industriais, comerciais e empresariais. Contudo, ao longo do tempo foi incorporando-se em ambientes residenciais, proporcionando um ar mais rústico e bonito.
É um piso que proporciona diversas vantagens aos projetos, fazendo parte dos Pisos de Alta Resistência, muito indicados para áreas amplas e de grande circulação de pessoas e máquinas pesadas. Saiba mais sobre o assunto!
Afinal, o que são Pisos Cimentícios?
Os pisos cimentícios, conhecidos também como Pisos de Concreto, são aqueles feitos à base de cimento com uma mistura de matérias primas como: vidros, pigmentos, granitinas e resíduos de minérios.
Costuma ser conhecido por ser fabricado com materiais simples como pó fino, calcário e argila, possuindo propriedades aglutinantes e sendo bastante utilizado em indústrias de diversas áreas.
São pisos mais acessíveis e sustentáveis, exigindo pouco consumo de energia, sendo que sua cura não precisa ser feita usando fornos. Seu preço só vai variar dependendo do tipo de acabamento, textura, cor e espessura escolhida pelo cliente.
Muitas pessoas acreditam que o piso cimentício só há a opção de cor cinza, porém hoje encontramos uma variedade de cores no mercado, atendendo aos mais diferentes gostos e necessidades.
Se destacam por sua resistência elevada, longa durabilidade e versatilidade. São ideais para a aplicação onde há tráfego intenso, frequente e pesado.
Em projetos residenciais podemos dizer que são muito melhores do que os pisos mais simples como os de cerâmicas e de porcelanato. No mercado encontramos ainda dois tipos de pisos cimentícios, são eles: Piso Ladrilho Hidráulico e o Piso Granilite.
Principais características dos Pisos Cimentícios
Os pisos cimentícios possuem diversas características que geram ainda mais satisfação para os clientes. Esses pisos são encontrados em diferentes cores, texturas e formas.
Ele é fácil de ser aplicado, podendo ser derramado diretamente no chão, processo ao qual é conhecido como Piso de Cimento Queimado. Há ainda a opção de ter uma superfície fosca ou brilhante.
O piso cimentício pode ainda ser fabricado em formas ou placas, no qual recebe tratamento especial com o uso de complementos que proporcionam uma superfície mais antiderrapante ou atérmica.
Esse tipo de revestimento feito em placas possui suas vantagens em relação ao processo do Cimento Queimado, ou seja, no primeiro caso o piso já passou pelo processo de cura, uma técnica de hidratação do concreto até chegar à sua forma sólida. Sendo assim, não existe o perigo de surgir trincas ou dilatação no piso.
Vantagens dos Pisos Cimentícios
Há diversas vantagens de investir nos pisos cimentícios, eis os motivos principais:
- Longa durabilidade;
- Alta resistência;
- Preço acessível;
- Fácil aplicação;
- Fácil manutenção;
- Versatilidade;
- Sustentabilidade;
Sua durabilidade e resistência é bem superior aos pisos comuns, por isso são pisos ideais para serem aplicados em ambientes com tráfego pesado e constante de máquinas, veículos e pessoas.
Dentre os pisos de alta resistência, os de cimento são os mais acessíveis, mesmo possuindo características ainda mais benéficas do que os pisos de mármore e porcelanato, eles são mais baratos.
É um revestimento fácil de ser aplicado, precisando apenas de argamassa colante no piso e rejunte para acabamento. Se feito por profissionais experientes o resultado sai ainda melhor.
Permite uma infinidade de criações, por isso pode ser aplicado em diferentes tipos de ambientes e projetos. Podem ter em sua composição materiais como a granitina, podem imitar o aspecto da madeira, serem mais porosos ou mais lisos, serem vendidos em placas grandes ou menores, além da enorme variedade de cores que encontramos no mercado.
É ainda um piso fácil de limpar, necessitando apenas de água e detergente neutro. Sua estética se mantém intacta por bastante tempo e ele necessita de pouca manutenção.
É interessante entender que alguns pisos cimentícios são também permeáveis ou drenantes, que favorecem a circulação da água, principalmente da chuva, levando-a de volta para o solo; dessa forma o piso ajuda na manutenção do solo e lençol freático mesmo onde há construções, além de ajudar a evitar enxurradas e alagamentos.
Por fim é um piso considerado sustentável, devido dispensar o uso de fornos, não emitindo gases poluentes e usando poucos gases. Inclusive, em sua composição é possível utilizar resíduos de minérios que seriam descartados na natureza.
Locais para se utilizar os Pisos Cimentícios
Por conta da sua versatilidade, os pisos cimentícios podem ser aplicados em áreas internas e externas, em projetos residenciais, comerciais, empresariais e industriais.
Alguns exemplos de locais onde esses pisos são bem-vindos são:
- Varandas;
- Jardins;
- Garagens;
- Áreas de piscina.
- Salas comerciais;
- Galpões industriais;
- Shoppings.
Por ser um piso muito resistente, ele pode ser aplicado em locais onde há contato com a água, chuva constante, sol e demais fatores externos.
Mesmo sendo exposto a diariamente às intempéries climáticas, os pisos cimentícios dificilmente apresentarão trincas e fissuras, sem contar que é um material que não retém calor, por isso é um revestimento com excelente custo-benefício.
Sua superfície pode ser lisa ou antiderrapante, pode ainda ser um piso drenante, atérmico, cimentício que imita a madeira, dentre muitas outras possibilidades.
Há ainda diferentes tipos de pisos cimentícios, são eles:
- Cobogós cimentícios – usados como divisores internos de ambientes ou paredes de fechamento;
- Revestimento de conforto térmico – especificados para áreas externas ou áreas de piscinas, em formato de bordas, grelhas, pisos e rodapés.
- Revestimentos com aspecto amadeirado – que pode ser usado tanto no pisos quanto na parede, atrelando a resistência do concreto à elegância e ao charme dos veios da madeira.
- Revestimentos com aspecto de concreto aparente – muito usado no estilo industrial para trazer aos ambientes todas as características naturais do concreto feito em obra .
- Revestimentos 3D, tanto em pequeno formato quanto em grande formato – usados para trazer volumetria e explorar o design da parede através de luz e sombra.
- Revestimento tijolinho – que reproduz as características do tijolo aparente, com a resistência do cimentício. Em alta por ser muito dinâmico, se encaixa muito bem em ambientes com os mais variados estilos.
- Jardim vertical – revestimentos em formato de vasos que são instalados nas paredes, possibilitando o cultivo de plantas.
- Terrazzos – que são placas cimentícias lixadas que exploram granilhas de diferentes cores e tamanhos em sua composição. Podem ser utilizados tanto no pisos quanto na parede.
- Concreto Translúcido – Essa é uma exclusividade da Palazzo. Trata-se de uma peça de concreto translúcido para parede, composta pela robustez do concreto lixado, agregado das propriedades translúcidas de seus polímeros internos.
Peça seu orçamento para Pisos Cimentícios
A Engenharia de Superfície trabalha há mais de 12 anos com a aplicação de pisos de alta resistência, inclusive com os pisos cimentícios. Atuamos no mercado desde 2007, com soluções para pisos comerciais e industriais.
Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO) e fábrica de material no interior de São Paulo. Trabalhamos sempre com materiais de qualidade, proporcionando os melhores resultados para o projeto de nossos clientes.
Contamos ainda com uma equipe de profissionais experientes, responsáveis e especializados no assunto, sempre disponíveis para tirarem suas dúvidas e oferecerem o produto mais adequado ao seu ambiente.
Entre em contato e faça um orçamento conosco!