Como funciona a recuperação de piso industrial?
03/11/2022O que são Pisos Cimentícios?
21/11/2022Os pisos para Indústria Siderúrgica precisam ser altamente resistentes, já que nesse tipo de ambiente há variações de temperatura e manuseio de produtos químicos fortes.
Escolher pisos que suportem bem as atividades do local é algo muito importante, dessa forma você economiza, instala um piso durável e ganha ainda mais produtividade, evitando manutenções constantes ou trocas de pisos.
Confira, neste texto de hoje, quais são os principais pisos para Indústria Siderúrgica, suas principais características, quais são os melhores para esse tipo de ambiente e qual empresa buscar para aplicar o piso ideal.
Conheça os principais Pisos para Indústria Siderúrgica
Existem diversos tipos de pisos, mas os mais recomendados para a Indústria Siderúrgica são os Pisos de Alta Resistência, justamente por terem elevada resistência contra impactos, variações de temperatura, produtos químicos e muito mais.
Os Pisos de Alta Resistência possuem diversos benefícios, entre eles:
- Alta durabilidade;
- Alta resistência;
- Conforto térmico;
- Excelente custo-benefício;
- Fácil manutenção;
- Liberdade no design;
- Longa durabilidade;
- Variedade de texturas.
Os pisos mais indicados para a Indústria Siderúrgica, são: Piso Uretano, Piso Epóxi e Piso de Concreto. Esses três se destacam bastante, pois suportam pesos elevados, as variações de temperatura, produtos químicos e muito mais. Confira mais detalhes, abaixo, sobre cada um:
- Piso Uretano
O Piso Uretano é monolítico (sem rejuntes), fácil de limpar e simples de realizar sua manutenção. É um revestimento que possui proteção contra intempéries, arranhões, temperatura e produtos químicos.
É um piso altamente resistente e durável, fabricado com base na resina em poliuretano tricomponente. A resina uretânica que é o poliuretano vegetal em água é isento de solventes e possui baixo odor na aplicação.
A tecnologia da resina de uretano acaba unindo pós agregados de pó de cimento projetados, criando uma superfície de piso de alto desempenho.
Oferece alta proteção contra produtos químicos, resistência mecânica, resistência a abrasão, resistência a impactos e a choques térmicos.
É um piso ideal para ambientes que trabalham com variações de temperaturas, já que suportam ciclos térmicos de lavagens com água quente e fria, sem perder seu aspecto e característica.
O Uretano é um material que pode ser usado também como selante para vedar concreto decorativo e pedra. Muitos itens de poliuretano também são chamados de uretano. Estes selantes fornecem uma barreira para proteger a madeira, o concreto e outros itens contra o calor, o frio excessivo e a umidade.
Camadas de uretano e poliuretano também são eficazes na proteção contra arranhões, amassados e cortes. No geral é um piso muito eficiente contra diferentes danos.
- Piso Epóxi
Um revestimento muito resistente também, durável e que necessita de pouca manutenção. Suporta tráfego intenso e pesado, se destacando em ambientes como o da Siderurgia e Metalurgia.
O Piso Epóxi suporta altas temperaturas e proporciona segurança aos transeuntes; além disso, esse tipo de revestimento possui proteção contra diversas ações que prejudicam o piso como, por exemplo: óleos, produtos químicos, peças pesadas, carrinhos e empilhadeiras que podem riscar o piso comum.
O Piso Epóxi é o conhecido porcelanato líquido, uma resina epóxi muito eficiente que traz diversos benefícios e proporciona ainda mais beleza ao ambiente.
É um piso monolítico (sem rejunte), feito de plástico que ao entrar em contato com um agente catalisador endurece e se torna uma superfície sólida e rígida, formando um tipo de piso monolítico de alto valor estético.
É muito usado em indústrias, apesar de estar bastante presente também em projetos de arquitetura e decoração de interiores. É versátil e pode ser aplicado em cima de diferentes revestimentos, como por exemplo: pisos cerâmicos, porcelanatos, pedras e ardósia.
Também pode ser aplicado diretamente sobre o contrapiso. Só não funciona muito bem por cima de pisos de madeira, pois a dilatação da madeira pode comprometer a vida útil da resina.
- Piso de Concreto
O Piso de Concreto é outra excelente opção pisos para Indústria Siderúrgica, já que também possui elevada resistência, durabilidade e versatilidade.
É um piso que oferece um ar mais rústico ao ambiente e pode ser aplicado tanto em áreas externas quanto internas. É um revestimento muito versátil e prático.
Além da indústria siderúrgica, pode ser aplicado também em supermercados, empresas em geral, postos de gasolina, fachadas de novos empreendimentos e residências.
Principais características dos Pisos para Indústria Siderúrgica
Os Pisos para Indústria Siderúrgica precisam suportar diversos fatores que ocorrem no ambiente, por isso os Pisos de Alta Resistência são os mais indicados. Veja abaixo as principais características dos três pisos que já mencionamos anteriormente:
- Piso Uretano
- Acabamento liso ou antiderrapante;
- Alta durabilidade;
- Argamassa uretânica antiácida;
- Coeficiente de dilatação semelhante ao concreto;
- Fácil de limpar;
- Higiênico;
- Impermeável;
- Monolítico (sem juntas);
- Não necessita de selador;
- Ótimo acabamento estético;
- Rápida aplicação e cura;
- Resistência a mudanças bruscas de temperatura;
- Resistência ao choque térmico;
- Resistência mecânica;
- Resistência química;
- Seguro;
- Sem cheiro;
- Uniforme;
- Versátil.
Suporta temperaturas intensas, desde mais alta até 330°C, até as mais baixas sendo até 45°C negativos, sem alterar a sua forma, sendo ideal para áreas extremamente quentes ou frias como, por exemplo, na cozinha de um restaurante ou no freezer.
Também suporta diferentes produtos químicos, sem alterar a composição ou causar uma reação. Ele é bem diferente de pisos comuns que ao terem contato com produtos químicos perdem seu desempenho e precisam ser trocados.
É capaz de se contrair e expandir, conforme necessário para manter uma ligação sólida com o substrato de concreto. Se a base de concreto tiver sido preparada adequadamente, o Piso Uretano proporcionará uma aderência excepcional à superfície. Isso ajuda a reduzir a probabilidade de rachaduras ou deformações e, muitas vezes, significa que não há necessidade de substituição.
Devido sua rápida instalação e rápida secagem, o tráfego da área pode ser liberado a partir de 12 horas, após sua aplicação. Essa rapidez no serviço minimiza riscos dentro da estação fabril, além de diminuir perda de produção por paralisações de muitas horas para reformas e aplicações do piso resina uretano, por exemplo.
O Piso Uretano é muito versátil possuindo diferentes versões de pintura, multicamadas, autonivelante e espatulado, podendo optar pelo aspecto fosco ou brilhoso. Além disso tudo, é possível fazer um revestimento para rodapé, parede e para laminação com fibra de vidro.
- Piso Epóxi
- Elevada resistência mecânica;
- Resistência à abrasão;
- Resistência à aplicação de produtos químicos;
- Impermeabilidade;
- Acabamentos variados, como proteção UV, antiderrapante, liso, fosco ou brilhante;
- Facilidade de limpeza e assepsia;
- Fácil aplicação e manutenção.
O Piso Epóxi é ainda muito versátil, dando a possibilidade de criar diversos desenhos, formatos e padrões sob as superfícies dos ambientes.
Sua superfície pode ser brilhosa ou fosco, com a cor que melhor se adequa ao projeto e decoração, de acordo com o gosto e necessidade do cliente.
Por ser um piso multicamadas ele pode ser aplicado com 3 tipos de materiais: Epóxi, Poliuretano e Uretano. É o mais utilizado e recomendado para todos os tipos de áreas, inclusive para os pisos para Indústria Siderúrgica.
Reúne propriedades de grande resistência mecânica e abrasiva, alto padrão estético e segurança superior. Sua espessura varia de 2 a 4 mm, conforme a intensidade de tráfego e carga, além das condições do substrato.
Apresenta diversas texturas de acordo com o grau de aderência exigida e é utilizado em áreas que apresentam desde manufaturas leves a áreas com tráfego intenso e pesado.
- Piso de Concreto
- Altamente resistente;
- Durável;
- Ótimo custo;
- Fácil instalação;
- Versátil.
Dentre as indicações de pisos para Indústria Siderúrgica não poderia faltar o Piso de Concreto. Ele ilumina o ambiente, proporciona a sensação de amplitude e permite a criação de diversas composições interessantes.
Possui elevada resistência e longa durabilidade, inclusive não precisa de um novo revestimento ou a remoção da camada superficial no caso de uma reforma do espaço, basta investir em manutenções básicas, quando necessário.
No mercado encontramos cores neutras desse tipo de piso que ficam perfeitas em qualquer conceito decorativo, seja na área interna ou externa.
É um revestimento que se adequa a muitos espaços e tem muitas opções de cores, tons quentes, com pigmento (pó xadrez ou tinta epóxi).
E fácil de limpar e não exige uma manutenção frequente. Sua superfície é lisa e evita o acúmulo de sujeira. Para fazer a limpeza deste tipo de piso, basta usar água e sabão. Não é preciso passar produtos específicos, é indicado aplicar apenas cera líquida ou verniz a cada cinco meses para dar mais brilho.
Como escolher os melhores Pisos para Indústria Siderúrgica?
Como você já deve ter percebido, para escolher os melhores pisos para Indústria Siderúrgica é preciso observar as características de cada Piso de Alta Resistência.
Leve em consideração principalmente o desempenho do tipo em relação a pesos elevados, tráfego intenso, variações de temperatura, facilidade de limpeza e manutenção, além de optar por um piso que seja durável levando mais economia para o seu bolso.
Pisos para Indústria Siderúrgica precisam ser cuidadosamente escolhidos, já que esses tipos de ambientes passam por processos que podem danificar facilmente pisos comuns.
É preciso pensar em revestimentos anticorrosivos, principalmente para serem instalados em áreas de refino e de laminação de tubos, onde o piso pode sofrer altíssima agressão química e mecânica, 24 horas por dia, o ano todo.
Um outro fator muito importante para escolher os melhores pisos para Indústria Siderúrgica é buscar empresas experientes na área, que contam com materiais de qualidade e profissionais qualificados para o serviço.
Somos especialistas em Pisos para Indústria Siderúrgica
Se você precisa de ajuda para escolher o piso ideal para a sua Indústria Siderúrgica, conte com os serviços da Engenharia de Superfície. Aqui você encontra profissionais especializados e cuidadosos, materiais de qualidade e preço justo.
Trabalhamos com os melhores tipos de pisos de alta resistência. Atuamos no mercado desde 2007, com soluções para pisos comerciais e industriais. Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO) e fábrica de material no interior de São Paulo.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!