Conheça o piso ideal para estacionamento
20/10/2022Como funciona a recuperação de piso industrial?
03/11/2022A escolha do piso esportivo ideal é algo muito importante levando em consideração que ambientes esportivos precisam de pisos resistentes e seguros para as atividades.
Também é importante se ater ao tipo de modalidade de cada esporte e escolher os pisos ideais para cada um, levando em consideração as necessidades dos atletas.
Confira aqui algumas dicas de como escolher o piso esportivo ideal para o seu projeto, quais são os principais modelos existentes, quais os pisos indicados para áreas externas e internas, e onde encontrar empresas experientes para instalar esses pisos.
Como escolher um piso esportivo ideal?
Para escolher um piso esportivo ideal para o seu projeto é muito importante pensar primeiro nas necessidades do espaço, exercícios e atletas.
Quando atletas fazem atividades específicas em pisos inapropriados, eles correm um sério risco de sofrerem lesões e acidentes, por isso é preciso levar esse assunto a sério.
Os pisos esportivos são diferentes dos pisos comuns, afinal eles possuem características específicas próprias para absorverem choques, impactos e fornecerem mais conforto para os praticantes de esportes variados.
Há esportes praticados em áreas internas e externas, e isso precisa ser levado em consideração já que cada espaço possui necessidades diferentes e enfrenta condições de temperatura e de tempo diferente também.
Principais tipos de piso esportivo
Existe uma diversidade de piso esportivo, mas como já mencionado é muito importante saber primeiro as necessidades do espaço, esporte e atletas. Confira alguns exemplos abaixo:
- Piso Epóxi
O Piso Epóxi é um dos tipos mais duráveis de pisos esportivos para ambientes internos, pois pode suportar impactos pesados de atletas e equipamentos, e é o único tipo de piso esportivo monolítico, ou seja, totalmente sem juntas de dilatação.
Esse tipo de piso é comum em instalações polivalentes nas quais diversos esportes são praticados. Os pisos epóxi também são altamente personalizáveis para se adequarem melhor a qualquer tipo de academia ou centros de ginástica.
No mercado você encontra diversas cores de tinta para o piso epóxi, sendo possível criar diferentes desenhos, formas e texturas. É um revestimento excelente para marcar faixas e sinalizações no piso.
- Piso de Tinta Poliuretânica
Para quadras poliesportivas ou áreas de qualquer prática de esporte, onde haverá a incidência solar, o melhor material a se utilizar é a tinta PU (Tinta de Poliuretano).
A tinta PU é ideal para pisos esportivos em áreas externas, pois ela não sofre degradação física e química dos raios UV. Este material possui enorme elasticidade, característica esta que além de absorver melhor os impactos de um material rígido também acompanha as retrações e dilatações que a base venha a sofrer em mudanças bruscas de temperatura.
- Piso de Madeira
Quando muitas pessoas pensam em pisos esportivos, principalmente para academias, a primeira coisa que vem a mente é a madeira naval.
O piso de madeira naval é o tipo mais comum de piso para esportes indoor nos EUA e é sempre o piso preferido para quadras de basquete, inclusive sendo utilizado na NBA.
Esse tipo de piso é durável e esteticamente agradável, com infinitas opções de design que incluem cores e logotipos da equipe.
A maioria dos pisos de madeira tem sistemas que ajudam na absorção de choques. Também é possível instalar sistemas portáteis de piso de madeira para que o piso possa ser facilmente removido e reinstalado.
As únicas características negativas dos pisos de madeira são o alto custo de manutenção e o fato de não serem tão versáteis quanto outros tipos de pisos esportivos que lidam melhor com diferentes esportes.
- Piso de Borracha Reciclada
O piso de borracha reciclada pode ser usado para diversos fins, mas é especialmente utilizado como piso para salas de musculação e pisos para centros de treinamento e fitness.
É um dos pisos esportivos mais econômicos, muito durável, fácil de manter, resistente a água e manchas, absorvente de choques e tem uma aparência uniforme.
- Piso de Borracha Vulcanizada
Os pisos esportivos de borracha vulcanizada estão entre os pisos para ambientes internos mais duráveis e de alto desempenho do setor.
Eles podem consistir em várias camadas para fornecer o máximo conforto e absorção de choque para uma ampla gama de usos, desde pisos de salas de musculação a casas de campo multiuso.
As camadas superiores são altamente antiderrapantes, antimicrobianas, não porosas e fáceis de manter, enquanto as camadas inferiores fornecem absorção e estabilidade máximas de choque.
A borracha vulcanizada também pode resistir à compressão e manusear arquibancadas e outros equipamentos pesados.
- Piso para Atletismo
Os pisos esportivos para atletismo são geralmente feitos de materiais de borracha reciclada que proporcionam excelente tração e absorção de choque para evitar lesões comuns nas pernas, pés e tornozelos.
As pistas também são projetadas para drenar efetivamente a água da chuva, mantendo a superfície seca e segura. A borracha vulcanizada para faixas é segura, durável, consistente e fácil de manter.
Os pisos esportivos de atletismo também são ecologicamente corretos, pois geralmente são feitos de materiais reciclados, livres de CFCs e outras substâncias nocivas, e essas próprias superfícies são recicláveis.
O atletismo sempre fez parte da vida desde as civilizações mais antigas até os dias atuais e, graças à tecnologia moderna, os fabricantes podem desenvolver pisos e superfícies esportivas de alto desempenho para máximo conforto e absorção de choque.
- Piso de Grama Sintética Artificial
Muitas escolas e instalações esportivas têm usado grama artificial em suas superfícies porque imitam a aparência da grama natural, sem a manutenção necessária para superfícies de grama natural.
As superfícies artificiais consistem em fibras de filamento duráveis para recriar a aparência da grama, bem como o preenchimento de borracha para atuar como “sujeira” e fornecer absorção e estabilidade de choque.
Essas superfícies em pisos esportivos se tornaram muito comuns no futebol, beisebol e outros esportes praticados tradicionalmente em superfícies de grama natural.
Ao escolher um tipo de superfície de jogo para o seu campo, quadra ou instalação, considere para quais esportes e atividades a superfície será usada, bem como seu orçamento.
Piso esportivo para áreas internas
Em áreas internas muitos esportes são praticados, alguns exemplos são:
- Basquete;
- Vôlei;
- Luta livre;
- Tênis;
- Pista.
Há muitos outros tipos de esportes praticados em áreas internas e é preciso pensar nas necessidades de cada modalidade, levando sempre em consideração o espaço e as necessidades dos atletas.
O piso de madeira, por exemplo, é bastante utilizado em ginásios onde há maior prática de basquete e voleibol. Contudo, em algumas casas de campo, onde outros esportes são praticados, os pisos de borracha se destacam.
É interessante entender que espaços abertos, áreas internas, são cobertas e permitem esportes acontecerem com mais frequência, já que possuem proteção contra chuvas, sol e ainda podem contar com ar-condicionado e demais climatizadores para tornar o ambiente mais agradável aos atletas.
Os pisos esportivos que mais são utilizados em áreas internas costuma ser:
- Pisos Flutuantes de Madeira: pisos muito versáteis, principalmente para a prática de Basquete profissional, Futsal, Vôlei e Handball. Esses pisos costumam ter sistemas complexos de amortecimento, ideais para práticas de esporte de alto rendimento. São pisos que costumam utilizar tinta PU de alta resistência para as demarcações.
- Pisos de Poliuretano: são pisos muito presentes em competições internacionais, como os Mundiais da FIFA e IHF de Futsal e Handeball. São pisos bastante nivelados e lisos, que conseguem absorver grandes impactos.
- Pisos Vinílicos (PVC): pisos sintéticos flexíveis e heterogêneos, absorvem facilmente os impactos, possuem alta resistência, textura antiderrapante e com tratamento anti-bactericida.
Piso esportivo para áreas externas
Áreas externas, para a prática de esportes, possuem outros tipos de demandas, principalmente por serem espaços expostos a ação do tempo como chuvas, sol intenso e variações de temperatura.
Os pisos para esses ambientes precisam ser ainda mais resistentes, duráveis, seguros e versáteis. Os pisos mais utilizados, atualmente, em áreas externas são:
- Pisos de Polipropileno (PP): fáceis e rápidos de instalar e secar. Por contar com estrutura modular, são pisos que contribuem para a absorção de deslizamentos, ao mesmo tempo que garantem a redução de forças verticais geradas pela movimentação e saltos dos atletas.
- Resinas Acrílico-Vinílicas Com Mantas de Borracha: uma tecnologia que soluciona o problema de durabilidade nas quadras asfálticas. São resinas muito utilizadas em quadras de futebol do Brasil. São pisos alisados e bem nivelados.
- Piso de Concreto ou Cimento: um revestimento rígido e muito resistente. É fácil de ser aplicado e possui um excelente custo-benefício.
Existem ainda muitos outros tipos de piso esportivo, mas é preciso sempre analisar se o modelo oferece qualidade, segurança, conforto, durabilidade e melhor performance para os atletas, sejam eles de idades e níveis de desempenho diferentes.
Também é importante avaliar se os pisos seguem as rigorosas Normas Técnicas Internacionais relativas as quadras esportivas. Busque empresas experientes e responsáveis.
Conte com quem é especialista em piso esportivo
Se você ainda não tiver certeza de qual tipo de piso esportivo é o melhor para o seu projeto, converse com um de nossos profissionais da Engenharia de Superfície e tire todas as suas dúvidas.
A Engenharia de Superfície é um empresa líder, no centro-oeste, na execução de pisos de alta resistência para ambientes internos e externos de quadras poliesportivas.
Instalamos pisos em quadras poliesportivas em escolas, universidades e centros esportivos por todo o Brasil. Entre em contato conosco e faça um orçamento!