Conheça um pouco sobre a Engenharia de Superfície
06/05/2022Pisos Industriais em Brasília
17/05/2022Colocar Pisos de Alta Resistência em seu projeto faz toda a diferença, já que eles são altamente resistentes, duráveis e com muitos outros benefícios que falaremos melhor neste post.
Esses pisos são aplicados com frequência em projetos da indústria, comércio, arquitetura e até mesmo em residências, trazendo beleza ao ambiente e mais facilidade para o seu dia a dia.
Conheça os 3 pisos de alta resistência mais utilizados do mercado, as características que os diferem dos demais pisos comuns e quem procurar para fazer esse tipo de aplicação.
O que são pisos de Alta Resistência?
Os pisos de alta resistência, como o próprio nome sugere, são muito fortes, possuindo elevada resistência, a ponto de suportar tráfego intenso e pesado de pessoas e máquinas em sua superfície.
Eles possuem longa vida útil, mesmo recebendo impactos, fatores abrasivos, produtos químicos e muitos outros fatores que, em pisos comuns, surgiriam falhas, rachaduras e danos.
Apesar dos pisos de alta resistência serem muito versáteis, podendo ser aplicados em qualquer ambiente, eles se destacam em ambientes industriais, comerciais e empresariais, já que proporcionam muitas facilidades para tais locais.
São muito utilizados em áreas como:
- Aeroportos;
- Escolas;
- Espaços Comerciais;
- Garagens;
- Hospitais;
- Indústrias;
- Laboratórios;
- Oficinas de automóveis;
- Prédios;
- Shoppings;
- Supermercados.
No geral, são ideais para ambientes de grande circulação de pessoas, automóveis, demais equipamentos e máquinas pesadas. Eles suportam diversas intempéries, tendo grande durabilidade.
Uma das principais características, dos pisos de alta resistência, que facilitam muito a rotina nos ambientes é que eles não possuem juntas/emendas, por isso são fáceis de limpar e de manter sua higiene.
Contudo, é muito importante que a aplicação desse tipo de piso seja feita por empresas experientes no assunto, com profissionais capacitados, utilizando sempre materiais de qualidade.
O que difere os pisos de alta resistência dos demais?
O principal fator que difere os pisos de alta resistência dos demais pisos “comuns” é que os primeiros possuem a capacidade de absorver todo peso existente sob sua superfície, suportam pesos elevados sem sofrerem danos.
Esses pisos possuem algumas camadas que os tornam mais fortes, geralmente sendo feitos de concreto e chapas de ferro, além de outros tipos de materiais.
Eles possuem uma estética agradável e a opção do cliente escolher seu acabamento vassourado, camurçado ou vítreo. Pode ter superfície lisa ou antiderrapante, conforme necessidade do local.
Dentre seus principais benefícios estão:
- Alta resistência física, química e mecânica;
- Longa durabilidade;
- Sem juntas ou juntas reduzidas;
- Fácil limpeza e manutenção;
- Versatilidade.
Geralmente, na hora de aplicar os pisos de alta resistência nos locais, são utilizados endurecedores químicos fazendo com que ocorra uma densificação do aglutinante cimentício, por meio da reação química dos hidróxidos de cálcio não catalisados, durante a hidratação do concreto.
O endurecedor, sendo aplicado ao piso de alta resistência, faz com que o material do piso fique mais estável e possuindo dureza e resistência elevada.
Esses pisos passam também pelo tratamento de juntas, podendo ser realizado com materiais variados. O tratamento de juntas tem como finalidade eliminar o risco de surgimento de trincas no piso de concreto, contribuindo também para o aumento da sua resistência.
Pisos comuns são mais frágeis, mais difíceis de serem higienizados (justamente pelas juntas de dilatação), quebram com mais facilidade, demandam mais manutenção e não duram por tanto tempo como os pisos de alta resistência.
Então, se você deseja aplicar um piso realmente bom, com excelente custo-benefício, resistente, durável e com mais facilidade de limpeza e poucas manutenções, indicamos investir nos pisos de alta resistência.
Quais são os tipos de pisos de alta resistência?
Existem diversos tipos de pisos de alta resistência, eles costumam ser divididos por três tipos de categorias que são: argamassado, multicamada e os autonivelante. Confira mais detalhes a seguir:
- Piso de Alta Resistência Argamassado
Os pisos argamassados são feitos com base em uma resina adesiva, conhecida como epóxi, além de agregados minerais. São muito resistentes e duráveis.
Possui alta resistência mecânica, resistência a impacto e abrasão. O grande diferencial desse tipo de categoria é a sua impermeabilidade e resistência UV.
- Piso de Alta Resistência Multicamadas
O piso de alta resistência multicamadas se destaca por possui um excelente custo-benefício. É feito de argamassas, polímero (podendo ser epóxi, uretano ou poliuretano), proporcionando alta dureza e com camada em verniz, tornando sua superfície altamente brilhosa, com grande assepsia.
- Piso de Alta Resistência Autonivelante
Já os pisos autonivelantes possuem uma estética diferenciada, com superfície espelhada, dando um ar de mais limpeza e elegância. São pisos ideais para áreas que exigem maior resistência e higiene. Possuem aspecto vítreo e nivelado.
No geral, os pisos de alta resistência possuem índices de resistência a diversos materiais e situações como, por exemplo, esses abaixo:
- Índice de resistência à abrasão;
- Índice de resistência mecânica;
- Índice de resistência a manchas;
- Índice de resistência a escorregamento;
- Índice de resistência a ataques químicos.
O índice de resistência à abrasão, conhecido como PEI (Porcelain Enamel Institute), classifica os tipos de pisos quanto conforme a sua resistência e utilização.
Top 3 pisos de alta resistência
Apesar de existir variados tipos de pisos de alta resistência, os que mais se destacam são o: Piso Epóxi, Piso Uretano e o Piso de Concreto. Todos são altamente resistentes, duráveis, resistindo a impactos e à ação de agentes agressivos. São pisos que suportam esforços de compressão, flexão e abrasividade.
1 – Piso Epóxi
O Piso Epóxi é uma camada de revestimento de qualidade, que se adapta a vários tipos de contrapisos. Possui uma variedade de cores e desenhos, é muito eficiente, impermeável, sem juntas, de fácil limpeza e com grande durabilidade.
2 – Piso Uretano
E o Piso Uretano é uma argamassa com grande resistência química e mecânica, pode ser dividido entre Piso Uretano Argamassado e Piso Uretano Autonivelante, ambos possuem resistência química, física e térmica, são bonitos e de fácil limpeza.
3 – Piso de Concreto
O Piso de Concreto é muito utilizado em indústrias e, atualmente, em projetos de decoração e arquitetura de ambientes residenciais. Possui um ótimo rendimento e vantagens como resistência, durabilidade, bom custo e beneficio, fácil manutenção e variedade.
Os pisos Epóxi, Uretano e de Concreto resistem a elevados pesos como, por exemplo, equipamentos de transporte e movimento intenso de diversas pessoas. São ideais para áreas como a indústrias, armazém e outros locais onde há tráfego de veículos pesados.
Geralmente, pisos de alta de resistência são construídos com concreto usinado com elementos para manter sua estrutura, como barras de transferência, fibras metálicas ou sintéticas, cordoalhas ou telas com eletrosolda.
Pisos desse porte devem ser dimensionados por engenheiros qualificados e especializados, para que façam o necessário índice de planificação e nivelamento exigidos pelo projeto, e saibam sua correta utilização evitando defeitos, fissuras ou manutenção constante.
Se você procura instalar pisos de alta resistência em seus projetos, obtendo os melhores resultados que eles oferecem, conte com a ajuda da Engenharia de Superfície. Aqui você encontra profissionais capacitados, experientes e responsáveis, preço justo e materiais de qualidade.
Atuamos no mercado desde 2007, com soluções para pisos comerciais e industriais. Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO) e fábrica de material no interior de São Paulo.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar todas as suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.