Como escolher o piso ideal para cozinha industrial?
31/01/20223 melhores Pisos Industriais de Alta Resistência
24/02/2022O polimento de piso é um procedimento muito importante para manter as boas características do piso atual. É uma forma de remover imperfeições, torná-lo mais durável, resistente e com uma superfície mais bonita. Saiba agora quais são os Benefícios do Polimento de Piso
Em alguns casos é mais indicado trocar o piso por completo, principalmente se ele já vem dando problemas há muito tempo. Contudo, se o piso atual é muito resistente, como por exemplo, os Pisos de Alta Resistência, a solução mais econômica e eficiente é o polimento.
Confira, no post de hoje, o que é o polimento de piso, seus principais benefícios, como o procedimento é feito, quais pisos podem ser polidos e quem você pode buscar para realizar este tipo de serviço em seu projeto.
O que é Polimento de Piso?
O polimento de piso é uma forma de recuperar a superfície de um chão, tornando-a mais bonita e durável. Em outras palavras é basicamente um sistema de embelezamento e recuperação de pisos, sem a necessidade de remover e trocar a superfície atual.
Com o polimento o piso ganha uma nova aparência, voltando a ter o brilho de quando era novo e ganhando mais vida útil e resistência, removendo imperfeições causadas por atrito ou demais problemas de uso.
Esse processo ajuda em diversos aspectos de um piso, afinal, independentemente de quão bom seja o revestimento do seu ambiente, com o tempo ele precisa de manutenção para continuar entregando o melhor.
Ao longo do tempo, e dependendo do tipo de atividade que é exercida no local, os pisos passam por deterioração, apresentando desgaste natural, impactos ou excessiva vibração, sobrecargas, tráfego intenso e/ou modificações diretas e indiretas nas edificações.
Por conta das mudanças em sua superfície, o piso acaba perdendo um pouco das suas características iniciais, reduzindo sua resistência a abrasão, compressão e tração dos veículos, empilhadeiras e pessoas.
Então, por esses e muitos outros motivos, o polimento de piso é tão importante, conseguindo trazer de volta as características benéficas do seu piso, tanto em relação a sua estrutura como sua estética.
Principais benefícios do Polimento de Piso
Como você já deve ter percebido, existem diversos motivos para investir no polimento de piso, e ele pode ser realizado tanto em indústrias/comércios como em residências. Confira abaixo seus principais benefícios:
- Baixas manutenções;
- Facilidade na limpeza e conservação;
- Maior brilho para a superfície;
- Não deixa a sujeira aderir ao piso;
- Não deixa riscos;
- Não tem solventes;
- Ótimo aspecto visual;
- Piso mais uniforme e nivelado;
- Resistente a produtos químicos.
Além de todos os benefícios, fazer o polimento de piso ajuda na economia de energia, já que as propriedades de reflexão da luz natural são ampliadas em alguns pisos, como o de concreto, após o polimento. Isso faz ajuda a utilizar menos energia elétrica no dia a dia.
O polimento elimina a formação de poeira, como se criasse uma camada de proteção na superfície do piso, facilitando a sua limpeza e conservação, sem necessidade de utilizar produtos fortes, sendo mais rápido, barato e prático de limpar.
Em pisos de concreto, por exemplo, o polimento reduz a porosidade da superfície do piso e diminui bastante o desgaste das rodas de empilhadeiras e demais equipamentos pesados e de movimentação.
Investir no polimento de pisos de tempos em tempos é algo muito importante para manter as boas características do piso, principalmente sua beleza, durabilidade e funcionalidade. E o melhor, é uma forma ecológica de renovar o piso do seu projeto, já que o polimento é feito sem o uso de materiais agressivos ao meio ambiente.
Como é feito o Polimento de Piso?
Para realizar o polimento de piso de forma correta é preciso contar com profissionais experientes na área e que utilizam equipamentos adequados, principalmente com o uso de insertos diamantados para obter o melhor resultado. No geral, o polimento é feito em quatro etapas:
- Raspagem: para remover todas as sujeiras e restos de cera, além de nivelar o piso;
- Reparação de danos: para analisar e reparar partes quebradas, rachadas ou arranhadas com uma massa;
- Polimento: são usadas pedras de grana fina para polir sem riscar, deixando a superfície lisa e brilhante;
- Impermeabilização: para evitar que fique com manchas e o polimento dure por mais tempo.
Apesar de cada tipo de piso exigir uma técnica, produto ou equipamento diferente para o polimento de pisos, os mais utilizados por profissionais especializados são:
- Aspirador de pó: para retirar toda a sujeira sem molhar ou danificar a superfície;
- Lavadora de alta pressão: excelente para pisos de granito, cerâmica e porcelanato.
- Ferramentas manuais: costumam usar com frequência estiletes, espátulas, desempenadeiras etc.
- Lixadeira elétrica: após tudo limpo e nivelado, as lixadeiras elétricas são utilizadas tanto para raspar quanto para polir os pisos e revestimentos.
O polimento de piso de concreto seco, por exemplo, é realizado por meio de máquinas de polimento, como a politriz ou a polidora. O equipamento planifica e também nivela os pisos depois da secagem do concreto.
Ele realiza o serviço por meio de discos diamantados que contam com dureza ainda maior que a do concreto. Desta forma, o polimento proporciona um piso de concreto seco liso, brilhoso e sem qualquer irregularidade em sua superfície.
Por conta disso, o polimento de piso de concreto seco oferece diversas vantagens como resultados mais rápidos, maior durabilidade do piso, resistência e também aspecto estético de qualidade.
Quais pisos podem ser polidos?
Diversos tipos de pisos podem ser polidos como, por exemplo: piso de mármore, piso de granito, piso de porcelanato, piso laminado, piso cerâmico, piso de concreto e piso de madeira. Contudo é importante entender que cada piso pode exigir um método diferente para o polimento ideal.
Os pisos que obtém resultados melhores com o polimento são os de alta resistência, devido suportarem mais os processos, serem por natureza mais duráveis, resistentes e com boa estética. Veja mais detalhes a seguir:
- Piso de Concreto
O piso de concreto é um dos mais requisitados para realizar o polimento, principalmente no Brasil. Empresas que possuem áreas de grande circulação, tanto de pessoas como máquinas, são as que mais realizam esse tipo de serviço.
Quando o polimento de piso é realizado, esse processo corrige imperfeições no concreto tornando a superfície mais uniforme e mais densa, proporcionando ainda resistência a abrasão e a impactos.
É importante destacar que o polimento de piso de concreto seco precisa ser realizado com uma empresa especializada, com profissionais responsáveis, bem equipados e produtos de excelência.
- Piso de Granito ou Mármore
O polimento de piso de granito é o mesmo realizado no piso de mármore. O processo é dividido em quatro etapas, são elas: raspagem, reparação das rachaduras, polimento e impermeabilização.
Na primeira etapa é preciso utilizar uma lixa grossa para remover a sujeira mais profunda, ajudando também a nivelar a superfície. Em seguida é feita a reparação das rachaduras, usando uma massa plástica que ajuda a fechar a parte danificada.
O polimento é feito usando pedras de grana fina – elas não arranham o piso – e se trabalha até que o piso fique liso. Por fim é feita a impermeabilização do piso que serve para proteger de manchas e tornar a superfície brilhante.
O que diferencia o polimento de piso de granito para o de mármore é em relação a frequência de aplicação.
Enquanto o granito apresenta um desgaste fácil e pode ser necessário seu polimento até uma vez por semana, o polimento do mármore já é aconselhado ser feito apenas uma vez por ano, devido a sua baixa resistência.
O mármore é um tipo de piso frio, muito elegante e de grande durabilidade. No entanto, é um material que demanda muito cuidado na manutenção. Ele é poroso, tem pouca resistência a corrosão causada pela maresia e reage mal a materiais ácidos e alcalinos.
Sua limpeza deve ser feita com cuidado para evitar arranhões e danos. Devido a alta reação, é recomendada a selagem do piso com produtos específicos.
Depois de um certo tempo, alguns espaços que possuem porcelanato perdem o seu brilho, precisando do polimento de piso para voltar a ter uma estética atraente.
Com o polimento o brilho volta ao normal, desde que uma empresa experiente e capacitada realize o processo.
Se comparado ao polimento de granito e mármore, o de porcelanato é mais complexo, sendo que o aconselhável mesmo é realizar uma limpeza mais pesada no piso, utilizando-se produtos específicos.
Para que seu projeto receba o melhor polimento de piso, conte com a Engenharia de Superfície, uma empresa especializada no assunto, atuando desde 2007.
Já realizamos diversos trabalhos com clientes completamente satisfeitos, aplicando e melhorando o aspecto de pisos comerciais e industriais em diversos Estados brasileiros.
Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO) e fábrica de material no interior de São Paulo. Atuando com materiais de qualidade e profissionais responsáveis e especializados.