Piso para Indústria de Bebidas
10/08/2021Conheça o Piso Uretano
26/08/2021A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui normas importantes referentes ao piso para cozinha industrial, afinal é necessário bastante cuidado com um ambiente onde há o manuseio de alimentos para consumo humano, evitando diversos problemas de saúde.
No geral, a Anvisa exige que o piso para cozinha industrial seja resistente, principalmente a produtos químicos de limpeza e desinfecção, que seja impermeável, antiderrapante, de fácil higienização e revestido de material liso.
Vamos falar hoje sobre o que diz a Anvisa sobre o piso para cozinha industrial e dicas para você escolher o ideal para o seu projeto. Fique aqui conosco para saber mais detalhes!
O que é piso para cozinha industrial?
O piso para cozinha industrial é todo piso que suporta alto tráfego de pessoas e máquinas e possui resistência a diversos fatores. Pisos de Alta Resistência são os mais indicados para esse tipo de ambiente, principalmente o Piso Uretano Argamassado.
Cozinhas precisam de pisos fáceis de higienizar, por isso é tão importante que eles não permitam aberturas que facilitem a proliferação de fungos e bactérias.
É preciso que sejam aplicados com inclinação suficiente em direção aos ralos, para não permitir que a água fique estagnada, aparecendo insetos e odores desagradáveis.
Os ralos devem ser sifonados, se possível, em áreas que permitam existência, e as grelhas precisam ter dispositivos que permitam o fechamento, evitando a passagem de insetos, por exemplo.
Conforme a Anvisa, não é permitido a utilização de papelão, tapetes, carpetes ou outros materiais não sanitários para forração do piso para cozinha industrial.
É interessante que o piso seja de cor clara, afinal esse tipo de coloração demonstra um ar maior de limpeza do ambiente. O piso para cozinha industrial precisa ser lavável, não absorvente, sem fendas nem rachaduras e que facilitem a limpeza e desinfecção. Pisos monolíticos (sem juntas) são ótimas opções.
Precisa ser um piso bem conservado, livre de rachaduras, infiltrações, descascamentos e outras avarias que possam trazer agentes contaminantes aos alimentos.
Também é importante pensar na segurança dos trabalhadores, optando por um piso que seja antiderrapante, principalmente pensando nos perigos da presença de gorduras, óleos, detergentes, entre outros elementos escorregadios.
O piso para cozinha industrial deve suportar tráfego intenso e ter alta resistência à abrasão, ser anticorrosivo para suportar os agentes químicos provenientes da limpeza e quando necessário, possuir rejuntamento antiácido.
Como escolher o piso para cozinha industrial ideal?
A primeira coisa a se observar em um piso para cozinha industrial é se ele permite fácil limpeza e não acumula sujeira, ou seja, um piso higiênico e impermeável, essas são características cruciais para evitar bactérias, fungos e demais problemas para os alimentos.
A impermeabilidade traz ainda mais vantagens, já que ela impede que se crie umidade no piso, não permitindo a proliferação de fungos, germes e bactérias. Outros aspectos importantes a serem observados na hora de buscar um piso para cozinha industrial ideal, são:
- Alta resistência;
- Antiderrapante;
- Cores claras;
- Durabilidade;
- Fácil limpeza.
Todos esses fatores precisam ser levados em conta para que você tenha o melhor resultado no seu piso para cozinha industrial. Pisos que possuem essas características seguem todas as exigências da Anvisa.
Se o piso existente precisar apenas de reforma é possível optar por produtos do mercado que podem ser aplicados em sua superfície, deixando o piso com novas características benéficas ao ambiente.
Alguns produtos ajudam a superfície a ficar antiderrapante, aumentando o coeficiente de atrito quando o piso estiver úmido, evitando escorregamentos e demais acidentes.
Um exemplo de piso ideal para cozinhas industriais é o piso monolítico, que não possui juntas de dilatação. Esta característica evita a trepidação ao correr carrinhos em sua superfície, além de evitar poeira e acúmulo de sujeira, fungos e bactérias.
Alguns tipos de pisos ideais para o uso em cozinha industrial, são aqueles de alta resistência como, por exemplo: Piso Uretano, Piso Epóxi, Piso de Cimento Queimado e Piso de Granitina.
Esses pisos industriais são altamente resistentes, possuem absorção de água, são fáceis de aplicar, limpar e realizar sua manutenção, são duráveis e muito versáteis.
Você sabe qual é o melhor piso para cozinha industrial?
O Piso Uretano Argamassado é um dos mais indicados para a aplicação do piso para cozinha industrial já que ele reúne todas as características exigidas pela Anvisa, possuindo ainda grande resistência térmica, quando o piso é colocado a prova na limpeza a vapor de água quente.
De todos os revestimentos de alto padrão, o Uretano é provavelmente, o de melhor relação custo-benefício e um dos mais completos revestimentos para indústrias.
O Piso Uretano é muito indicado para o segmento alimentício e químico. Trata-se de um revestimento tricomponente, autonivelante, ou argamassado à base de resina uretânica, aplicado em uma única camada, de acabamento liso ou antiderrapante.
É ainda monolítico (sem juntas), que atende a todas as normativas da Anvisa Federal e as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais.
Esse tipo de piso oferece proteção contra a maioria dos produtos químicos e agentes oxidantes, além de ácidos e outros tipos de componentes alimentícios presentes nas indústrias desses segmentos.
Além da extrema resistência química, o Piso Uretano possui elevada resistência mecânica, capacidade de absorção de impactos, resistência a umidade e também a ciclos térmicos, suportando variações de temperaturas entre -90ºC e 120ºC.
As instalações de acondicionamento de carne, que contêm freezers frios e refrigeradores, exigem pisos que possam suportar temperaturas extremas de calor e frio.
Por essas razões acima citadas, esse revestimento é muito utilizado em câmaras frigoríficas e centros de distribuição onde há tráfego pesado de empilhadeiras.
Como uma característica da resina, o uretano possui um curto “pot life” – tempo de manuseio após misturados todos os componentes – reduzindo o tempo de aplicação e minimizando riscos dentro da estação fabril.
Áreas como cozinhas comerciais, lanchonetes e vinícolas precisam resistir aos ácidos contidos em óleos, açúcares e até laticínios, capazes de quebrar o exterior dos revestimentos tradicionais de pisos.
O revestimento da indústria de alimentos e o revestimento da cozinha industrial também devem possuir características químicas e físicas que reduzem a manchas, mantendo a boa estética.
O Piso Uretano possui também cura rápida, a partir de 12 horas, permitindo que o espaço seja utilizado após esse tempo, diminuindo perdas de produção por paralisações de muitas horas para reformas. Veja abaixo seus principais benefícios:
- Impermeável (ausência de porosidade);
- Monolítico (sem juntas);
- Asséptico (antimicrobiano e antibactericida);
- Atóxico (não contaminante);
- Acabamento anti derrapante (liso ou rugoso);
- Rápida liberação do tráfego;
- Antiácido/Antocorrosivo;
- Resistência química e física;
- Resistência a ciclos térmicos;
- Cura em baixas temperaturas;
- Tolerância à umidade ascendente;
- Resistência a ciclos térmicos;
- Resiliente (flexibilidade moderada);
- Alta absorção de impactos.
Como você viu, o Piso Uretano segue todas as normas da anvisa para cozinha industrial, segue ainda normas para indústrias químicas e farmacêuticas, laticínios, petroquímicas, sucroalcooleiras e centros de distribuições.
Somos especializados em piso para cozinha industrial
A Engenharia de Superfície atua com pisos que seguem normas da anvisa para cozinha industrial em toda a região Centro-Oeste. Temos trabalhos realizados em Goiânia (Goiás), Brasília (DF), Palmas (Tocantins), Anápolis (Goiás) e também em todo o interior dos estados.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Solicite um orçamento conosco!