Quais são os pisos para oficina mecânica? Qual é o ideal?
26/05/2021Pisos para quadra poliesportiva
11/06/2021O Cimento Queimado é uma técnica muito utilizada em indústrias e comércios, é um revestimento que pode ser aplicado em pisos, paredes e tetos. Contudo, atualmente está sendo usada também em residências, fazendo parte da decoração da casa.
Essa técnica virou tendência na arquitetura, fazendo parte de diversos projetos de interiores. Além de levar beleza ao ambiente, o Cimento Queimado oferece alta resistência, durabilidade e fácil aplicação, limpeza e manutenção.
Confira, em nosso post de hoje, o que é o Cimento Queimado, suas vantagens, modelos, modo de ser feito, dicas para conservação e onde buscar os melhores profissionais para sua correta aplicação.
Quais são as vantagens do Cimento Queimado?
São diversas as vantagens de optar pelo Cimento Queimado, tanto relacionado a sua estética no ambiente quanto a sua forma de aplicação e uso no dia a dia, veja abaixo as principais:
- Aparência bonita e moderna;
- Baixo custo;
- Fácil aplicação;
- Fácil limpeza;
- Fácil manutenção;
- Versatilidade;
A proposta do Cimento Queimado na arquitetura é dar um ar mais rústico ao ambiente, fazendo da parede, piso ou teto um “item” de decoração, trazendo modernidade e beleza.
É muito versátil devido ter a possibilidade de diversas aplicações, não apenas no teto, piso e paredes, mas também em bancadas de cozinha americana, pias de lavabo, colunas, escadas e nichos.
Sua aplicação é simples, barata e rápida. O material pode ser feito ou comprado pronto, tornando o processo ainda mais ágil e prático. Uma das maiores facilidades de lidar com o Cimento Queimado é a ausência de rejunte, algo mais trabalhoso e que leva mais tempo na aplicação de outros pisos.
Possui baixo custo, inclusive se comparado aos pisos de porcelanato. O custo médio na aplicação pisos de Cimento Queimado, por exemplo, varia de R$ 15,00 a R$ 25,00 o m².
Quais são os tipos de Cimento Queimado?
Há algumas possibilidades interessantes de se trabalhar com o Cimento Queimado, um dos exemplos, muito bonito por sinal, é o Cimento Branco. Neste caso, o material é clareado para a tonalidade branca.
É preciso que o responsável pela aplicação do Cimento Branco execute a camada drenante do solo em brita com a adição de impermeabilizante junto da argamassa regulável. Isso acontece cada vez em que for lançado diretamente ao solo.
Assim, as peças brutas se transformam conforme a essência do que será realizado na decoração e funcionalidade como um todo. A grande diferença é receber as orientações ideais antes de tomar uma decisão e ter atenção especial com a manutenção para cada tipo de formato.
Há ainda outras opções do tradicional Cimento Queimado. Para a parede há uma tinta que proporciona o mesmo efeito estético, já no piso há a possibilidade de aplicar um porcelanato com o mesmo efeito visual, porém com a presença de rejuntes e sem as vantagens e resistência do Cimento Queimado original.
Como é feito o Piso de Cimento Queimado?
O Piso de Cimento Queimado pode ser feito de diferentes formas, na internet mesmo é possível encontrar diversos tutoriais de como fazer esse tipo de piso, mas de forma mais superficial.
Os materiais utilizados para fazer a argamassa são o cimento, a água e a areia. Depois que se aplica a mistura sobre o contrapiso, por exemplo, é feito a “queima” , ou seja, é um processo no qual o pó de cimento é jogado sobre a massa ainda fresca. Após tudo ser devidamente espalhado com uma desempenadeira, o aspecto fica bem nivelado e brilhante.
A maneira original consiste em fazer o revestimento diretamente na parede ou em contrapisos e bases no solo, e para um melhor resultado é preciso buscar bons profissionais, experientes no assunto e que vão trazer resultados seguros e de acordo com suas expectativas.
Esse tipo de piso é feito de uma argamassa especial composta por cimento, água e areia. Para facilitar a aplicação é possível comprar a mistura pronta para fazer o cimento queimado, isso faz com que o processo seja agilizado e o resultado seja ainda mais satisfatório.
Contudo, há a possibilidade de fazer essa técnica com o concreto. Ele é mais resistente, pois sua massa é feita a partir da mistura de cimento, pedra, areia e água.
E reforçamos que não adianta fazer o Cimento Queimado de qualquer jeito, com qualquer pessoa que se diz profissional, se ele não for aplicado com cautela, sua estética pode ficar feia, gerar manchas, surgir riscos e estragos facilmente. Veja também a diferença entre o Piso de Cimento Queimado e o Piso de Concreto Polido.
É importante avaliar primeiro se o piso onde o Cimento Queimado for ser aplicado precisará de um chapisco, fato que garante a aderência do cimento. No mercado ainda é possível encontrar diversos tipos de tons de cores para seu projeto.
Além da cor cinza concreto, que é mais tradicional, pode-se obter uma massa em cinza claro e camurça. Por fim, basta selar e impermeabilizar tudo, dessa forma seu piso estará pronto.
Dicas de como conservar o seu Piso de Cimento Queimado
Para conversar bem o seu piso de Cimento Queimado, deixando-o mais bonito e durável é preciso ter alguns cuidados tanto na hora da aplicação como no cotidiano. Eis abaixo algumas dicas que trouxemos para você:
- Após sua aplicação, o piso de Cimento Queimado precisa de uma camada de impermeabilizante, que deve ser renovada a cada 5 anos, pelo menos. Isso evita que ele fique poroso e apresente desgastes e rachaduras com o passar do tempo;
- É preciso também usar verniz, indicado para que o piso fique com uma aparência mais brilhosa e bonita.
- Caso você queira oferecer uma proteção adicional à superfície, basta utilizar uma resina acrílica com base de solvente e impermeabilizante, isso ajuda a proteger o piso de qualquer tipo de ação de água que possa surgir;
- Quanto ao processo de manutenção, o ideal é aplicar cera incolor com bastante frequência.
Outro ponto que deve ser avaliado cuidadosamente é a possibilidade de trincas ou fissuras. A melhor maneira de evitá-las é aplicar juntas de dilatação para que formem panos de seção quadrada. Por serem bem pequenas, essas juntas se tornam praticamente imperceptíveis. O que fica visível é apenas uma malha quadriculada em linhas finas.
As condições climáticas do dia em que o acabamento será realizado devem ser avaliadas cuidadosamente. Por exemplo, a umidade relativa do ar abaixo de 40% e a temperatura acima de 25ºC aumentam consideravelmente as chances de aparecerem trincas ou comprometer a realização do serviço de modo geral.
O desprendimento da camada de acabamento da base de argamassa é outra possibilidade que deve ser considerada. Para evitar esse tipo de problema, o segredo é respeitar as regras de aplicação do Cimento Queimado em cima da base executada recentemente e, caso o trabalho seja feito com bases já existentes, a aplicação deve ser realizada como a ponte responsável pela aderência.
Cimento Queimado para sua loja ou restaurante
Se você possui uma loja ou restaurante, por exemplo, e deseja aplicar o Cimento Queimado, conte com a Engenharia de Superfície. Atuamos no mercado desde 2007, com soluções para pisos comerciais e industriais.
Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO), e fábrica de material no interior de São Paulo, oferecendo sempre um Piso Industrial de qualidade, durabilidade e resistência.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!