Piso Industrial: Descubra 4 Tipos Ideais
15/04/2021Quais são os pisos para oficina mecânica? Qual é o ideal?
26/05/2021O Piso Epóxi é altamente resistente, bonito e fácil de limpar. Ele é um dos pisos mais utilizados em indústrias e comércios.
É um Piso de Alta Resistência e, por isso, não há o risco de trincar ou lascar. Pode ser aplicado também em residências, resultando em um ambiente mais bonito e com aspecto de estar sempre limpo.
Não sabe todos os benefícios desse tipo de piso? Se ele é ideal para o seu projeto e onde encontrar os melhores profissionais para aplicá-lo? Vamos ter ajudar! Continue lendo nosso post de hoje.
Onde posso utilizar o Epóxi?
O Piso Epóxi é extremamente versátil, podendo ser utilizado em diversos lugares. Está muito presente em indústrias, comércios e lugares onde há um tráfego pesado de pessoas e máquinas.
Tem sido bastante usado também em residências, já que possui diversos benefícios, incluindo uma aparência brilhosa e bonita.
No geral, são muito usados em áreas como, por exemplo:
- Clínicas médicas;
- Concessionárias de automóveis;
- Escolas;
- Faculdades;
- Hospitais;
- Indústria Alimentícia;
- Indústria de Cosméticos;
- Indústria Farmacêutica;
- Indústria Química;
- Lojas de carros;
- Quadras poliesportivas;
- Shoppings.
É excelente para lugares como cozinhas industriais, por exemplo, devido ser um piso muito higiênico, que não possui juntas e nem porosidades, fato que evita a ação de fungos e bactérias.
Podem ser aplicados também em: armazéns, fábricas, galpões, garagens, hangares de aviões, laboratórios, lojas comerciais e de varejo, oficinas, salas de exposição etc.
Quais as vantagens do Epóxi?
São inúmeras as vantagens de optar pelo Piso Epóxi em seu projeto, entre as principais podemos mencionar sua:
- Alta resistência mecânica e abrasiva;
- Aparência lisa e brilhante;
- Durabilidade;
- Excelente acabamento;
- Facilidade para limpeza e manutenção;
- Rápida instalação;
- Resistente a variações de temperatura;
- Sem rejunte ou emendas.
É um piso impermeável, impedindo infiltrações de produtos químicos no solo; além disso suporta grandes cargas, por isso é ideal em mercados, shopping e demais locais com grande movimento de pessoas e máquinas.
Devido sua alta aderência, pode ser utilizado em diferentes tipos de superfícies, sem a necessidade de retirar o piso atual, como por exemplo:
- Alvenarias;
- Azulejos;
- Cerâmicas;
- Cimento Queimado;
- Concreto;
- Estruturas metálicas;
- Madeira.
No mercado encontramos uma grande variedade de cores, marcas e formas de aplicar o Piso Epóxi, tendo ainda a opção de criar efeitos 3D em sua superfície, funcionando como um elemento decorativo no ambiente.
Encontramos as seguintes cores: areia, azul mar, creme, azul escuro, azul celeste, azul, verde claro, verde, verde folha, bege, camurça, platina, cinza claro e cinza escuro.
O Piso Epóxi, devido ser fácil de limpar e ter diversas características que o torna mais higiênico, ele obedece a muitas normas técnicas da Anvisa.
É um piso que oferece bom custo-benefício, e pode ser antiderrapante ou não, de acordo com o gosto e necessidade do cliente.
Quais são os principais pisos de Epóxi?
O Piso Epóxi pode ser aplicado de diversas formas, considerando desde o nivelamento da superfície até o acabamento final. Eles se dividem em:
- Espatulado (argamassado) – trata-se de uma argamassa feita com resina epóxi e quartzo, indicada para locais que exigem alta resistência mecânica e à abrasão, como indústrias. Também é muito utilizado para regularização de superfícies degradadas.
- Multilayer – mais indicado para correção de deficiências no piso graças à sua espessura e resistência das múltiplas camadas de resina epóxi e de quartzo aspergido sobre a resina ainda líquida.
- Autonivelante – é o que apresenta melhor acabamento estético, sendo indicado para quadras esportivas, hospitais, laboratórios, cozinhas, garagens, entre outros. Possui espessura entre 1 e 5 mm e é feito de resina pura (sem quartzo), que é aplicada com rodos ou espátulas dentadas em estado líquido sobre a superfície.
- Pintura Epóxi – pode ser lisa ou antiderrapante e possui várias opções de cores. Indicada para pisos em bom estado de conservação onde se desejar uma superfície lisa, resistente e impermeável.
- Poliuretano – pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos, pois é resistente aos raios UV. Possui acabamento suave, sendo indicado para lojas e até residências.
No geral, os Pisos Epóxis são bicomponentes e isentos de solventes, apresentando espessura que varia entre 200 a 250µm (microns), quando são aplicados em duas demãos.
Conferem uma estética brilhosa, espelhada e muito bonita. O cliente ainda pode optar por uma superfície lisa ou antiderrapante.
Encontramos uma diversidade de cores e estilos no mercado, por isso, esse tipo de piso está muito presente em projetos de arquitetura e design.
O revestimento epóxi, por exemplo, pode ser encontrado em materiais compostos, como fibra de carbono e fibra de vidro, e em uma variedade de aplicações elétricas, automotivas e marinhas.
Há ainda dois tipos de produtos para a aplicação dos pisos epóxi, são eles: resina epóxi ou resina de poliuretano. As diferenças entre ambos se deve mais ao método de execução.
Enquanto a resina epóxi é despejada sobre o piso e espalhada com uma espécie de rodo, a resina de poliuretano é aplicada com um rolo, em procedimento parecido com a pintura. Além disso, essa segunda opção pede maior tratamento da superfície.
As duas alternativas também se distinguem pelo local de utilização. O piso com resina epóxi só deve ser aplicado em áreas internas, enquanto o com resina de poliuretano costuma ser usado em ambientes externos.
Tanto o revestimento epóxi como demais materiais e compostos de epóxi podem ser utilizados também como colas duráveis, em uma infinidade de aplicações.
Pisos epóxi possuem alta resistência e alta durabilidade. Proporcionam uma secagem rápida e resistente, por isso são tão procurados.
O que saber antes de aplicar o Piso Epóxi?
A primeira coisa que você deve ficar atento ao contratar esse tipo de serviço é saber diferenciar a tinta epóxi do revestimento epóxi, pois são coisas diferentes e cada um possui suas características e aplicações.
Outra questão que irá te ajudar a fazer a escolha certa e ter um resultado desejado é quanto ao tipo de empresa ou profissional que você irá procurar para realizar o seu Piso Epóxi. Busque por profissionais experientes e confiáveis.
A Engenharia de Superfície atua no mercado desde 2007, com soluções para pisos comerciais e industriais. Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO) e fábrica de material no interior de São Paulo.
Nossos materiais são de qualidade que vão de acordo com as normas técnicas da Anvisa e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.