Quais são as exigências da ANVISA para pisos industriais?
13/04/2021Quais são os usos para o Epóxi?
14/05/2021Apesar do nome, o Piso Industrial pode ser utilizado em diferentes áreas, devido possuir diversas vantagens em relação aos pisos comuns.
Vem ganhando bastante espaço em residências, não apenas por sua resistência e durabilidade, mas principalmente por sua estética agradável e fácil limpeza.
Entenda mais sobre o assunto lendo nosso post de hoje!
O que é um Piso Industrial?
O Piso Industrial possui esse nome não é à toa, ele foi feito principalmente para indústrias, devido ter alta resistência e durabilidade. É feito de placa de concreto e outros tipos de materiais, conforme a necessidade do local.
Também é conhecido como Piso de Alta Resistência, e cumpre um excelente papel se aplicado em fábricas, comércios, estacionamentos e locais onde há muita carga sob sua superfície como, por exemplo, de máquinas ou circulação de um grande número de pessoas.
É um piso diferenciado, que oferece ainda mais resistência, praticidade, durabilidade e segurança, inclusive se comparado aos pisos comuns de residências.
A aplicação do Piso Industrial lembra muito o trabalho feito em uma laje de concreto armado, devido ser preciso colocar uma malha de ferro sobre o solo e preencher com concreto. Logo o piso passa pelo processo de polimento ou é revestido com materiais específicos.
Algumas pessoas confundem o Piso Industrial com o Piso de Concreto, devido serem usados os mesmos materiais em sua fabricação e aplicação.
Contudo no Piso Industrial existe uma taxa maior de armação, além de existir um cuidado maior com o tipo de solo e a espessura do piso, já que a carga e tráfego são intensos.
O acabamento do Piso Industrial é pensado para necessidades específicas, como maior resistência à abrasão, agentes químicos e biológicos e qualquer tipo de intempérie.
Tipos de Pisos Industriais
Existem diferentes tipos de Pisos Industriais, é importante entender qual é o ideal para o seu projeto, fazendo bom proveito de suas características e vantagens. Veja abaixo alguns exemplos existentes:
O Piso Industrial Epóxi é o mais utilizado em espaços amplos como: armazéns, garagens, oficinas, shoppings e hospitais.
Esse tipo de piso é feito com uma base de resina epóxi, que endurece quando misturado com um catalisador ou endurecedor.
Possui alta resistência química e mecânica, sendo um piso ideal para ambientes que entram em contato com reagentes químicos.
O Piso Epóxi é altamente brilhoso, possui uma estética muito bonita, dando a impressão de estar sempre limpo.
No mercado, encontramos esse tipo de Piso Industrial em cores neutras, como o branco e cinza, além de muitas outras tonalidades e opções de desenhos para serem realizados no piso.
O Piso de Concreto Polido também é bastante popular em projetos industriais, comerciais e até mesmo residenciais.
Ele é bastante confundido com o Piso de Cimento Queimado, devido sua aparência. Contudo, o primeiro tem a vantagem de ser ainda mais resistente a produtos químicos e impactos.
É um piso muito durável e higiênico, no qual impede a presença de ácaros, bactérias, manchas, vazamentos e umidade.
É fácil de ser limpo, evitando o acúmulo de poeira e outros resíduos; além de auxiliar na impermeabilização da superfície e escoamento de água.
Pode ser aplicado tanto em ambientes internos como externos. No caso de ser aplicado em residências, não há a necessidade de fazer os reforços de estrutura para cargas pesadas.
- Piso Vinílico
O Piso Vinílico é um tipo de Piso Industrial muito parecido com o de madeira, a diferença maior é em relação a estética, que simula cimento e outros materiais de aspecto mais rústico.
É um piso muito versátil, visto que pode ser aplicado sobre diversos pisos pré-existentes como, por exemplo: cerâmica, porcelanato e cimentados.
Pode ser aplicado em fábricas, estacionamentos, postos de gasolina, galpões, dentre muitos outros tipos de ambientes.
É indicado para locais de médio tráfego, levando em consideração que ele é um Piso Industrial menos resistentes que os demais. Contudo, é muito fácil de ser instalado e possui um bom preço.
O Piso Vinílico possui um aspecto macio, reduzindo a reverberação do som em relação aos pisos de concreto. É menos escorregadio e tem mais aderência, sendo excelente para evitar acidentes de quem circula pela área.
- Piso Emborrachado
O Piso Emborrachado também possui aspecto macio e é antiderrapante, uma excelente opção de Piso Industrial para ambientes com alto tráfego.
É menos resistente que o piso de concreto, mas se comporta bem em contato com a água e com o fogo.
Uma outra vantagem desse tipo de piso é que ele é um ótimo isolante térmico e acústico. Assim, ele torna o ambiente industrial muito mais confortável e aconchegante.
Contudo, é importante entender que sua limpeza é mais difícil de ser realizada, devido o material acumular poeira facilmente, além de riscar com mais facilidade também.
Principais características de um Piso Industrial
Como você pôde perceber ao longo do post, o Piso Industrial possui diversos benefícios e características que diferenciam ele dos pisos comuns e mais baratos do mercado, valendo apena seu investimento por possuir um bom custo-benefício.
Cada piso possui suas características, mas no geral as principais presentes nos Pisos Industriais, são:
- Alta resistência química e mecânica;
- Antiderrapante;
- Estética bonita e brilhosa;
- Fácil limpeza e manutenção;
- Grande durabilidade;
- Higiênico;
- Impermeável;
- Variedade de cores;
- Sem juntas.
No geral, são pisos fáceis e rápidos de serem instalados, não atrapalhando o andamento da empresa, indústria ou fábrica.
Mas lembre-se que além de escolher o melhor Piso Industrial para o seu projeto, é muito importante buscar profissionais competentes e especialistas no assunto, realizando a aplicação de acordo com as normas técnicas, e aproveitando ao máximo suas qualidades.
Aplicações dos Pisos Industriais
Os Pisos Industriais podem ser aplicados muito além da indústria, eles são utilizados principalmente em ambientes onde há a presença de cargas pesadas ou tráfego intenso.
Veja alguns exemplos, abaixo, de áreas e locais onde esse tipo de piso pode ser aplicado:
- Indústrias;
- Frigoríficos;
- Cozinhas Industriais;
- Shoppings;
- Galpões de depósito;
- Oficinas de máquinas pesadas;
- Pátios de manobras;
- Escritório;
- Montadoras;
- Concessionárias;
- Quadras esportivas;
- Hangars (estacionamento de avião).
Se você deseja ter um Piso Industrial de qualidade, durabilidade e resistência para o seu projeto, conte conosco!
A Engenharia de Superfície atua no mercado desde 2007, com soluções para pisos comerciais e industriais.
Possuímos escritório comercial sediado em Goiânia (GO), e fábrica de material no interior de São Paulo.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento agora!