Como escolher piso para loja?
30/09/2020Quais pisos industriais são mais utilizados em área externa?
14/10/2020O uso do Uretano em Pisos Industriais são um exemplo do quanto esse material é resistente e muito utilizado em diversos projetos de indústrias, residências e comércio.
São pisos que possuem excelente custo-benefício, alta resistência, durabilidade, isenção de solventes e cheiros. Confira mais sobre o assunto neste post de hoje!
O que é o Uretano?
O uretano é um acabamento muito utilizado para proteger o piso de arranhões, temperaturas diferentes e intempéries. É um piso monolítico de alto desempenho, fabricado a base de resina uretânica, conhecido também como poliuretano vegetal.
O Uso do Uretano em Pisos Industriais como selante para vedar concreto é eficiente e eficaz.
O uretano está disponível no mercado de diversas formas e variedades à base de água e à base de solvente. Eles secam rapidamente e por isso dão mais velocidade para os projetos.
O revestimento de Uretano surgiu por volta dos anos de 1970 e chegou ao Brasil por volta de 1990, trazido por uma empresa de selantes especiais para juntas de dilatação e vedação.
Na época, esse tipo de revestimento foi muito utilizado para aplicações em indústrias farmacêuticas, de lácteos e de alimentos em geral, empregados sobre pisos de concreto e cerâmicas antiácidas.
Possuíam grande resistência e durabilidade, sem necessidade de manutenções. Tais características estão presentes até hoje neste tipo de piso.
Foi observado ainda que o Uretano em pisos resistia a abrasões elevadas, altas temperaturas e fortes agressões químicas, durando mais de 15 anos em bom estado de conservação.
Sempre esteve muito presente em frigoríficos.
Vantagens e aplicações e o Uso do Uretano em Pisos Industriais
Pisos industriais em uretano resistem a impactos e tráfego constante e pesado, além disso possuem muitas outras vantagens como:
- Fácil limpeza;
- Fácil e ágil instalação;
- Durabilidade;
- Não contaminante;
- Piso Higiênico;
- Resistência aos elementos químicos;
- Resistência ao choque térmico;
- Resistência a mudanças de temperaturas bruscas;
- Tolerância à umidade.
Os materiais a base de uretano possuem módulo de deformação térmica semelhante ao do concreto, isso faz com que possa ser utilizado em locais onde ocorrem choques ou oscilações térmicas.
Os choques térmicos acontecem em pisos com baixas temperaturas e que são lavados com água muito quente durante sua assepsia. As oscilações térmicas também ocorrem em locais como câmaras frias onde as temperaturas são alteradas frequentemente, devido a abertura e fechamento constantes ou pela eventual mudança do tipo de armazenamento.
Conforme essas alterações de temperatura e choques térmicos, a estrutura do piso de concreto se altera retraindo ou expandindo o revestimento. Nesse caso, para que não ocorram desplacamentos, é preciso que o piso acompanhe tais movimentações, como o uretano faz.
Os pisos industriais em uretano podem ser aplicados em diversos segmentos da indústria como, por exemplo:
- Frigoríficos e Abatedouros;
- Indústrias Automobilísticas;
- Indústrias de Alimentos e Bebidas;
- Indústrias Farmacêuticas;
- Indústrias Químicas.
Esse tipo de revestimento é bem-vindo em qualquer lugar que exija grande resistência química, altas temperaturas ou refrigeração e mecânica.
É muito utilizado em indústrias de alimentos e bebidas e as farmacêuticas, devido o piso ter ausência de porosidade e componentes que inibem a proliferação de fungos e bactérias, levando a um piso mais higiênico.
Como é feito a instalação do uretano em piso industrial?
Geralmente a instalação do uretano em pisos é feita de forma rápida, com o intuito de minimizar riscos dentro da estação fabril. Essa agilidade evita que a empresa fique paralisada por muito tempo para as aplicações e reformas, trazendo só benefícios no andamento do trabalho.
É aplicado em uma única camada com espessuras que variam de 3 a 8 mm, sempre de acordo com as condições do ambiente e de seu uso. Possui curto tempo de cura, a partir de 6 horas, após esse horário o espaço pode ser utilizado.
Como a instalação do piso uretano é fácil e rápida de fazer, esse processo ajuda empresas maiores como a Fiat, por exemplo, que utiliza esse piso em suas unidades. Estima-se cerca de 400.000m² de piso industrial com revestimento uretânico e praticamente sem manutenções periódicas.
Esse piso também está presente em indústrias de papel e celulose, como a Klabin no sul do país. Eles decidiram optar pelo piso de uretano devido a sua elevada resistência mecânica, química e térmica, aliada a rápida cura e a aplicação em substratos úmidos.
A Ambev, cervejaria, também adotou pisos industriais em uretano em suas unidades recentemente, adquirindo diversos benefícios. Anteriormente possuíam pisos de cerâmicas antiácidas já desgastadas e impregnadas superficialmente, desta forma não conseguiam limpá-las com facilidade devido a grande porosidade que adquiriram com o tempo.
Características do piso uretano
Os materiais para pisos industriais em uretano são mais conhecidos como Revestimento Uretânico ou Revestimento de Poliuretano Vegetal. Estas resinas têm origem na matéria prima brasileira, proveniente da mamona.
Entre as suas principais características está a questão de não ter juntas, apenas de sulcos de ancoragem, apesar de necessitar seguir possíveis juntas previstas no projeto estrutural do concreto de piso, apoiado no solo ou laje.
Essa falta de juntas diminuem a possibilidade de bactérias se instalarem no piso, e reduzem também os ruídos de carrinhos que possam transitar na área com suas rodas rígidas, fator incômodo e prejudicial à audição dos funcionários. Veja abaixo demais características desse tipo de piso:
- Acabamento liso ou antiderrapante;
- Antimicrobiano (contém agentes que inibem a proliferação de biofilme);
- Argamassa uretânica antiácida;
- Coeficiente de dilatação semelhante ao concreto;
- Impermeável e Monolítico (sem juntas);
- Não necessita de selador, devido ao sistema auto imprimante.
- Rápida aplicação e rápida cura.
O material a base de uretano é tricomponente, possuindo agregados cimentícios e emulsão base água e outra Di-isocianato.
No geral, os pisos industriais em uretano são muito utilizados por conseguirem agregar a resistência química às necessidades de resistência à abrasão severa e ainda as ações das temperaturas elevadas aos níveis de mais de 100°C.
Costumam ser utilizados em áreas onde há a necessidade de limpeza com água em altas temperaturas, vapores de água e até mesmo ácidos ou básicos muitas vezes misturados a água.
Nestes ambientes de cozinhas industriais, assim como nos frigoríficos e indústrias de bebidas, é recomendável o uso de argamassas uretânicasespatuladas que possuem em sua fórmula agregados com granulometrias mais grossas, tornando o piso antiderrapante.
Solicite um orçamento sem compromisso desse piso.
Para o seu projeto, você pode optar por três versões do piso uretano, são eles: revestimento multicamada (espessura variável de 2 a 4mm), revestimento autonivelante (espessura variável de 3 a 4mm), revestimento espatulado (espessura variável de 4 a 7mm).
Mas antes de qualquer decisão sobre o tipo de piso industrial em uretano que você vai usar, busque por empresas experientes, competentes e com profissionais especializados e responsáveis. Só assim é possível aproveitar, ao máximo, tudo de bom que o Uretano em pisos oferece.
A Engenharia de Superfície, por exemplo, possui mais de 12 anos de experiência na aplicação de pisos industriais de alta resistência e revestimentos.
Realizamos um serviço de excelência, com soluções para diversos seguimentos do mercado e pisos de extrema qualidade e garantia.
Atendemos toda a região Centro-Oeste. Não deixe de nos procurar para realizar o seu projeto da melhor maneira possível.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirarem suas dúvidas. Faça um orçamento e tenha um piso de qualidade e segurança!
1 Comments
[…] e fábrica de material no interior de São Paulo. Já realizamos diversos serviços referentes a pisos industriais, com clientes muito […]